Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 28/07/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 148 | 28/07/2020

Relatório de Situação nº 148 | 28/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 148 | 28/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Equipas | Combate à Covid-19

28/07/2020

Equipas multidisciplinares de Lisboa ultrapassam os 7 mil contactos

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 em cinco concelhos da área Metropolitana de Lisboa contactaram, nas últimas semanas, 7.295 pessoas.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, por exemplo.

Entre os dias 30 de junho e 25 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram agregados familiares. No total, 7.295 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Visite:

ARS LVT – http://www.arslvt.min-saude.pt


Covid-19 | «Medicamento em Casa»

28/07/2020

Projeto criado pelo CHTMAD evita deslocações a doentes de Vila Real

Cerca de 300 doentes estão a receber medicamentos hospitalares em casa, no âmbito de um projeto impulsionado pela Covid-19 e que une o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), 13 municípios e bombeiros.

Criado a partir do CHTMAD, o projeto «Medicamento COnVIDa em Casa» visa dar resposta às dificuldades impostas pela pandemia, e que se pretende, agora, expandir e transformar no «Medicamento em Casa».

«O projeto consistiu em desenvolver um processo de entrega do medicamentos no domicílio dos doentes», afirmou Hugo Moreiras, administrador do CHTMAD com a área da farmácia, citado pela agência Lusa.

Em causa estão os medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, ou seja, os medicamentos que os doentes têm de ir levantar periodicamente na farmácia hospitalar. Hugo Moreiras explicou que alguns utentes «manifestaram receio» em ir ao hospital devido à pandemia e que o projeto, além de evitar deslocações, salvaguarda «também a saúde dos profissionais».

Através deste projeto, passaram a ser as autarquias ou as corporações de bombeiros a levantar os medicamentos e entregá-los aos doentes. O primeiro protocolo foi assinado com a Câmara do Peso da Régua, em 6 de abril, seguindo-se as restantes autarquias com unidades hospitalares do CHTMAD: Chaves, Lamego e Vila Real.

Para saber mais, consulte:

CHTMAD – http://chtmad.com/