Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 30/07/2020: Relatório de Situação DGS, DR, Notícias

Relatório de Situação nº 149 | 29/07/2020

Relatório de Situação nº 150 | 30/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 150 | 30/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução da Assembleia da República n.º 56/2020 – Diário da República n.º 147/2020, Série I de 2020-07-30
Assembleia da República
Constituição de uma Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social


Covid-19 | Evolução positiva

30/07/2020

Freguesias da Área Metropolitana de Lisboa passam à situação de contingência

As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19 vão passar a estar em estado de contingência, anunciou o Governo esta quinta-feira, dia 30 de julho de 2020.

«Neste momento, e dada a tendência decrescente do número de casos, permaneceremos agora com o país com o nível de alerta em que estava até agora, passando toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo toda a Área Metropolitana de Lisboa, à situação de contingência», afirmou a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros.

Desta forma, acrescentou, as 19 freguesias da AML que estavam em estado de calamidade, nos concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Sintra, passam também a estar em situação de contingência.

Mariana Vieira da Silva justificou a alteração agora aprovada em Conselho de Ministros com a «evolução positiva que se tem verificado no último mês» nesta zona, com uma redução na última semana de cerca de 30% dos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

A generalidade de Portugal continental entrou no dia 1 de julho em situação de alerta devido à pandemia de Covid-19, com exceção da AML, que passou para o estado de contingência. Nesta zona, que é constituída por 18 municípios, 19 freguesias de cinco concelhos – Loures, Amadora, Odivelas, Lisboa e Sintra – permaneceram em estado de calamidade.

Estes três níveis, que correspondem a diferentes restrições ao desconfinamento, estão em vigor até às 23h59 de sexta-feira, dia 31 de julho.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Equipas multidisciplinares

30/07/2020

Mais de 7.600 contactos realizados na Área Metropolitana de Lisboa

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 em cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa contactaram, nas últimas semanas, 7.629 pessoas. Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, por exemplo.

Entre 30 de junho e 28 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram agregados familiares. No total, 7.629 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias