SICAD: Programa Eu e os Outros

30/07/2020

O Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) criou uma nova história de livre acesso relacionada com a Covid-19 e os riscos associados aos comportamentos aditivos.

«Eu enfrento a Covi-19 com os Outros. Não sejas tu o vírus!​» encontra-se acessível às famílias e passível de ser usada em tempo de férias, desta vez para ajudar a pensar sobre as preocupações e as conquistas com o progressivo regresso à normalidade.

«Depois de termos explorado a compreensão da realidade pelo João e alargado a mesma com o olhar da Maria, propomos agora uma terceira visão da pandemia: a do Emanuel. Sendo o mais novo do grupo, esta terceira versão proporciona uma leitura do dia-a-dia pelos olhos dos mais novos, introduzindo o receio do desconfinamento e o alargamento dos medos a outro tipo de germes», diz o SICAD.

Além da nova história, já há nove que constituem o Programa de Prevenção Universal «Eu e os Outros», criado em 2007. Este Programa baseia-se na exploração de narrativas interativa em que os jogadores assumem o papel do personagem principal enquanto gerem situações do dia-a-dia de um grupo de 9 amigos de idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos.

As narrativas abordam temas da adolescência – sexualidade, comportamento alimentar, exercício físico e saúde, bullying – cruzando-os com os comportamentos aditivos… e agora também às questões ligadas à Covid-19.

Para saber mais, consulte:

SICAD > Programa Eu e os Outros