Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 04/08/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 155 | 04/08/2020


Relatório de Situação nº 155 | 04/08/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 155 | 04/08/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Secretário de Estado da Saúde diz que não há indicação para testar menos – DGS

Secretário de Estado da Saúde diz que não há indicação para testar menos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu hoje que a diminuição de novos casos de COVID19 não está relacionada com a quebra no número de testes realizados. As declarações, que surgiram na conferência de imprensa de balanço da pandemia em Portugal, surgiram no âmbito da publicação da norma sobre o rastreio de contactos publicada pela Direção-Geral da Saúde.

“Na semana que findou, Portugal fez, em média, mais de 13.300 testes por dia, não há qualquer orientação para testar menos”, disse. As declarações surgiram a propósito de notícias que questionaram o impacto da norma na realização de testes, e que a DGS desmentiu em comunicado, assegurando que Portugal não irá reduzir o número de testes” nem restringir o universo de pessoas sujeitas à realização de testes.

António Lacerda Sales afirmou que a nova norma mais não faz que formalizar e normatizar aquilo que já eram os procedimentos habituais. “A realização de testes a contactos de casos confirmados de covid-19 sempre dependeu e continua a depender da estratificação do risco efetuada pelas autoridades de saúde”, disse.

Acrescentou ainda que a eficácia da testagem é limitada se não houver, paralelamente, um trabalho de identificação de cadeias de transmissão, através de inquéritos epidemiológicos que permitam identificar e isolar os contactos.

Por último, destacou que têm sido tomadas “as melhores decisões, com base na melhor evidência científica disponível em cada momento e gerindo os recursos de que dispomos de forma proporcional, dinâmica e procurando sempre a melhor eficiência”.

Portugal regista hoje mais 106 novos casos de infeção por COVID-19 em relação a domingo, segundo o relatório da situação epidemiológica da Direção-Geral de Saúde (DGS), em que se assinala que, desde o início da pandemia, se registaram 51.569 casos de infeção e 1.738 mortes


Primeiro dia sem óbitos por COVID-19 desde 16 de março – DGS

Primeiro dia sem óbitos por COVID-19 desde 16 de março

Pela primeira vez desde 16 de março, Portugal não teve registo de óbitos por COVID-19 nas últimas 24 horas. Uma boa notícia que levou o secretário de Estado da Saúde a recomendar cautela nas reações de todos porque “de um momento para o outro, a situação pode inverter-se”.

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, António Lacerda Sales emocionou-se e assumiu que os tempos têm sido difíceis. Queria dizer que estamos muito felizes que isto tenha acontecido. Olhamos para estes números com humildade e com cautela, porque sabemos que de um momento para o outro a situação pode inverter-se”.

Nesse sentido, apelou aos cidadãos que continuassem o seu esforço individual e coletivo para que “ajudem a manter este processo” e fazer com que haja mais dias com “zero óbitos”.

“Vamos esperar pelos próximos dias para avaliar com cautela, com humildade e com a determinação própria de quem está no terreno, em conjunto com os profissionais de saúde e a estrutura de saúde pública para combater esta pandemia”, afirmou.


Número de recuperados supera novas infeções – DGS

Número de recuperados supera novas infeções

Portugal regista hoje mais 106 novos casos de COVID-19 face ao dia anterior, de acordo com o relatório da situação epidemiológica da Direção-Geral de Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, registaram-se 51.569 casos de infeção e 1.738 óbitos.

O número de doentes recuperados aumentou para 37.111, somando-se mais 127 face ao dia anterior. Uma vez mais, o número de casos recuperados superou ou de novas infeções.

A região de Lisboa e Vale do Tejo soma atualmente 26.389 casos, mais 66 do que no domingo, congregando quase dois terços do total de infeções (cerca de 62,2%).

Quanto aos casos confirmados, Lisboa e Vale do Tejo lidera, com 26.389 casos, seguida pela região Norte (18.797) e da região Centro, com 4.465 infeções. O Algarve totaliza 892 casos, mais cinco do que no domingo, e o Alentejo subiu para as 745 novas infeções confirmadas (mais duas).

A Madeira regista mais cinco casos do que no domingo, totalizando agora 113 infeções confirmadas. Nos Açores, houve mais uma infeção, totalizando 168 casos.

O número de pessoas internadas subiu ligeiramente para 390, das quais 42 em cuidados intensivos.

Há mais infetados na faixa etária entre os 40 e os 49 anos (8.544), seguindo-se a faixa entre 30 e 39 anos, que contabiliza hoje 8.427 casos.

Aguardam resultado laboratorial 1.423 pessoas, menos 124 do que no domingo.


Covid-19 | Equipas multidisciplinares

04/08/2020

Mais de 8.300 contactos realizados na Área Metropolitana de Lisboa

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 31 de julho, 8.326 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Entre 30 de junho e 31 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 8.326 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias