Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 06/08/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 157 | 06/08/2020

Relatório de Situação nº 157 | 06/08/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 157 | 06/08/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Aplicação STAYAWAY COVID disponível em breve – DGS

Aplicação STAYAWAY COVID disponível em breve

A aplicação STAYAWAY COVID vai ser disponibilizada brevemente, após a publicação do diploma que foi ontem promulgado pelo Presidente da República. Esta aplicação tem como objetivo contribuir para a localização de contactos próximos de alguém que foi diagnosticado nas 48 horas anteriores ao teste.

Na conferência de imprensa de balanço da pandemia de COVID-19, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, explicou os objetivos desta aplicação e adiantou que quase mil pessoas já estão a testá-la.

“Este é mais um instrumento de combate à pandemia. Não será deste instrumento que virá a grande revolução, mas é mais uma ajuda para continuar a melhorar, independentemente da adesão” que venha a ter em Portugal.

De forma a garantir a confidencialidade, os dados recolhidos pela aplicação serão “apagados após 14 dias, para evitar que dados pessoais estejam guardados para lá do que é necessário”.

Para tal, é preciso que a aplicação esteja ativada no telemóvel e que, aquando do diagnóstico, seja solicitado ao profissional de saúde “um código para introduzir no telemóvel”.

Através deste código, a aplicação irá notificar os contactos, explicou o responsável.

Sendo este um projeto acarinhado pela União Europeia, há um empenho em criar um sistema de interoperabilidade” entre aplicações desenvolvidas por vários países, referiu Luís Goes Pinheiro.

Portugal regista hoje mais um óbito e 167 novos casos de infeção por COVID-19, de acordo com o relatório da situação epidemiológica da COVID-19, da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia foram contabilizados 51.848 casos confirmados e 1.740 mortes óbitos.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 37.369 pessoas, mais 423 relativamente ao dia de ontem, estando a aguardar resultado laboratorial 1.437 pessoas.


Covid-19: julho foi o mês com maior número de testes realizados – INSA

imagem do post do Covid-19: julho foi o mês com maior número de testes realizados

06-08-2020

O mês de julho foi o mês com o maior número de testes realizados no país desde o início da pandemia do novo coronavírus. Durante este período, foram realizados em Portugal 431.178 testes de diagnóstico à infeção por SARS-CoV-2, o que corresponde a uma média diária de 13.909 testes, revelou, dia 5 de agosto, a Secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira.

“Julho foi o mês com maior número de testes. Um total de 431.178 testes. A média diária foi de 13.909, a mais alta taxa de testes já realizada”, afirmou Jamila Madeira, durante a conferência de imprensa de balanço da pandemia de COVID-19. A governante destacou também um “aumento de testes feitos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, que “é hoje cerca de 50% do total”.

Na conferência de imprensa, Jamila Madeira salientou ainda a “confiança no trabalho no terreno que é preciso continuar” e os “instrumentos de inovação” usados na “resposta portuguesa” à pandemia. Em 10 de julho, a Ministra da Saúde revelou que, desde março, o país realizou cerca de 1,3 milhões de testes à covid-19. Marta Temido destacou, na ocasião, que Portugal era o “quinto país da União Europeia que mais testes realiza”.

A Ministra da Saúde acrescentou que, em abril, foi feita uma média [diária] de 11.500 testes, que em maio a média foi de 13.000 testes e que em junho foi de 11.700 testes. A 10 de julho, a média era de 13.700 testes diários.


Covid-19 | Equipas de LVT

06/08/2020

Mais de 8.600 pessoas contactadas no âmbito do combate à doença

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19, na área Metropolitana de Lisboa, contactaram, entre o dia 30 de junho e o dia 4 de agosto, 8.605 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, «o que tem tido um impacto positivo no combate à doença» destaca a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), em comunicado.

No período acima mencionado, entre 30 de junho e 4 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares.

No total, 8.605 pessoas foram alvo desta intervenção. Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid-19 – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população, assegura ainda a ARS LVT.

Para saber mais, consulte:

ARS LVT > Notícias