CHMT | Elastografia Hepática: novo equipamento permite autonomia na realização do exame

10/08/2020

O Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) já dispõe de um equipamento Fibroscan para realização de Elastografia Hepática.

Com este equipamento, os doentes com patologia hepática já podem realizar este exame no CHMT, sendo que, até à data, tinham de se deslocar a Lisboa ou a Coimbra para o realizar.

O Fibroscan, que está disponível não só para os doentes do Serviço de Medicina Interna mas também para os doentes de Gastrenterologia, permite avaliar a fibrose hepática, que reflete a saúde e os danos no fígado causados por doenças crónicas nesse órgão, como hepatite, cirrose, presença de gordura, entre outras.

O facto deste equipamento ser raro faz com que este tipo de exame tenha listas de espera consideráveis. Com a sua aquisição pelo CHMT, os doentes de todo o distrito de Santarém e distritos vizinhos deixam de ficar sujeitos a essas listas de espera, o que, para as patologias hepáticas, é um aspeto muito relevante.

Em comunicado, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, sublinha o contínuo investimento em novos equipamentos, de tecnologia avançada, que têm permitido a capacitação e a diferenciação clínica do centro hospitalar.

«Sempre no CHMT fomos desenvolvendo competências clínicas para diferenciarmos a atividade assistencial que a instituição pratica. Este é um investimento que permite dotar este centro hospitalar e os seus profissionais de recursos cada vez mais diferenciados ao serviço da população não só do Médio Tejo, mas também de todo do distrito de Santarém e dos territórios limítrofes», afirmou.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias