Hospitalização Domiciliária: equipa do Tâmega e Sousa já tratou cerca de 250 doentes

11/08/2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) admitiu o seu primeiro doente a 5 de abril de 2019. Com uma lotação de cinco camas e 248 doentes tratados, a equipa já percorreu cerca de 58.445 Km e efetuou 3.243 visitas a doentes, das quais 1.667 foram conjuntas, com presença de médico e enfermeiro, e 1.576 realizadas apenas por enfermeiro.

O primeiro ano de funcionamento desta unidade foi de adaptação para a comunidade, com alguns receios causados pelo desconhecimento do modelo de funcionamento, e para a equipa, que teve que manter os cuidados ao doente com o mesmo nível de eficiência e qualidade dos cuidados prestados em ambiente hospitalar. No primeiro ano foram tratados 188 doentes.

“Considerando que muita da população idosa, em internamento hospitalar, está mais sujeita a um agravamento das comorbilidades e a infeções nosocomiais, poder oferecer aos doentes e à família a diminuição destes riscos, com o tratamento adequado da sua patologia de base, acompanhado das pessoas de quem mais gostam e no conforto das suas casa, é uma mais-valia imensurável da hospitalização domiciliária”, defende Lindora Pires, médica e coordenadora da UHD.

Em março de 2020 surgiu a necessidade de reorganização para fazer frente à pandemia provocada pela Covid-19. A UHD aumentou a lotação para sete doentes e o horário dos médicos e enfermeiros foram alterados de forma a existir o menor contacto possível entre os membros da equipa, diminuindo o risco de infeção dos profissionais e, por conseguinte, permitindo manter a UHD em funcionamento.

Neste período, comparativamente aos meses homólogos do ano passado, ou seja, abril, maio e junho, registou-se um aumento de 227% nos doentes tratados.

Lídia Rodrigues, enfermeira-chefe da UHD, defende que “a hospitalização domiciliária se constitui como a oportunidade de cuidar a pessoa doente, inserida no seu ambiente, tendo em conta não só as necessidades em cuidados como também as potencialidades do doente e do familiar cuidador, tornando-os parceiros nos cuidados, promovendo, assim, a melhoria da qualidade de vida, menor abandono do regime terapêutico no pós-alta e menor sobrecarga física e emocional para o cuidador”.

A equipa da UHD é constituída por seis enfermeiros e três médicos e conta com a colaboração dos Serviços Farmacêuticos, Nutrição e Serviço Social.

O índice de satisfação dos doentes e familiares, que corresponde a 100% dos utilizadores do serviço, tem uma taxa de 84% de “muito satisfeitos”.

O Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, espera “ver concretizado em breve o anseio expresso desde sempre de expandir este serviço ao Hospital São Gonçalo, em Amarante”.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – http://www.chts.min-saude.pt/