Infarmed avalia protetores solares

11/08/2020

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, entidade que supervisiona os produtos cosméticos, divulgou esta terça-feira o relatório de análise laboratorial de protetores solares 2020.

Esta campanha, à semelhança de anos anteriores, consistiu na determinação do fator de proteção solar (FPS ou SPF, Sun Protection Factor), na avaliação laboratorial da qualidade microbiológica e na análise da rotulagem dos respetivos produtos.

A análise do laboratório do Infarmed incidiu sobre 20 formulações de protetores solares, correspondentes a 140 ensaios realizados. Os produtos analisados foram colhidos em fevereiro de 2020, em diversos pontos da cadeia de distribuição, nomeadamente, distribuidores e locais de venda ao público como farmácias e supermercados.

Foram analisados produtos com diferentes fatores de proteção solar: 13 produtos 50+ , seis produtos com SPF 30 e um produto SPF 50.

O relatório conclui que, do ponto de vista laboratorial, os 20 produtos analisados apresentaram um Fator de Proteção Solar correspondente à categoria declarada no rótulo.

Relativamente à qualidade microbiológica, todos os produtos analisados cumpriram os limites estabelecidos no referencial normativo aplicável para os parâmetros avaliados.

Do ponto de vista da rotulagem, o Infarmed refere que todos os produtos apresentam-se conformes perante a lista de verificação considerada. Na apreciação, houve um especial enfoque na lista de ingredientes, de forma a responder às preocupações de segurança a respeito de determinadas substâncias que se destinam a ser usadas em produtos cosméticos, tais como filtros para radiações ultravioletas.

O relatório do Infarmed conclui que os 20 protetores solares em análise encontram-se em conformidade, no que respeita aos parâmetros analíticos e regulamentares avaliados.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Relatório | Protetores solares 2020