Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 18/08/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 168 | 17/08/2020

Relatório de Situação nº 169 | 18/08/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 169 | 18/08/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Lei n.º 42/2020 – Diário da República n.º 160/2020, Série I de 2020-08-18
Assembleia da República
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 19/2020, de 30 de abril, que estabelece um regime temporário e excecional de apoio às associações humanitárias de bombeiros, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Lei n.º 38/2020 – Diário da República n.º 160/2020, Série I de 2020-08-18
Assembleia da República
Medidas excecionais e temporárias para salvaguarda dos direitos dos trabalhadores e estudantes do ensino superior público


Situação dos lares de idosos acompanhada com atenção – DGS

Situação dos lares de idosos acompanhada com atenção

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira que a situação nos lares continua a ser acompanhada com atenção, “apesar de alguma estabilidade e da tendência de diminuição de infeções nestes estabelecimentos”. 

“Temos hoje 70 Estruturas Residenciais Para Idosos com casos de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, menos de 3% do universo total, com 542 utentes e 207 funcionários positivos”, anunciou o governante. 

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da COVID-19, o governante garantiu que “a experiência tem levado a correções e a melhorias”. No Alentejo, por exemplo, foram visitados 261 das 283 ERPI’s, tendo sido elaborados relatórios com as inconformidades detetadas, “estando os serviços a aferir as correções das mesmas”. 

No resto do país, destacou Lacerda Sales, os lares têm recebido visitas das equipas mistas da Segurança Social, Autoridades de Saúde e Proteção Civil, “para verificação da implementação das visitas”. 

“Este é um trabalho conjunto com as instituições, com as autarquias e com a Segurança Social com um objetivo comum, que é proteger a população que é mais vulnerável ao vírus e que nos obriga a um dever especial de proteção”, frisou o Secretário de Estado da Saúde. 

Questionado sobre a chegada de ventiladores ao país, António Sales esclareceu que ontem chegaram 114 aparelhos para ventilação mecânica invasiva ao país. Dos 1.211 ventiladores adquiridos por Portugal, 966 já foram entregues e os restantes encontram-se em testes. 

Aos ventiladores adquiridos juntam-se 101 doados, 10 emprestados e 119 que foram recuperados. Até à data, os hospitais receberam 716 ventiladores. 

No início da pandemia, lembrou, foram contabilizados 1.142 ventiladores, com capacidade para o tratamento da COVID-19, e o objetivo estabelecido é duplicar essa capacidade.


Combate à Covid-19

18/08/2020

Perto de 9.500 contactos efetuados na Área Metropolitana de Lisboa

As equipas multidisciplinares, criadas no âmbito do combate à Covid-19 na área Metropolitana de Lisboa, contactaram, entre o dia 30 de junho e o dia 14 de agosto, 9.493 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil / Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Entre os dias 30 de junho e 14 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 9.493 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid-19 – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Boas Práticas em Contexto Covid-19

18/08/2020

Candidaturas à 9.º edição do Prémio Saúde Sustentável decorrem até 20 de setembro

Decorrem, até ao dia 20 de setembro, as candidaturas ao Prémio Saúde Sustentável 2020, este ano dedicado à partilha das «Boas Práticas em Contexto Covid-19», com o objetivo de reconhecer e distinguir projetos ou instituições que se tenham destacado na luta contra a pandemia.

Podem candidatar-se a esta iniciativa qualquer entidade ou área funcional, prestadoras de cuidados de saúde, dos setores público, privado ou social.

De acordo com o regulamento do Prémio, as candidaturas podem ser submetidas em nome da instituição ou área funcional de uma forma global ou de uma iniciativa concreta.

Nesta edição especial, pretende-se destacar iniciativas que tenham surgido durante a pandemia Covid-19, como resposta ou adaptação do sistema de saúde, mas também serão aceites projetos que, não estando diretamente ligados à doença Covid-19, tenham decorrido no contexto da pandemia.

Os Prémios Saúde Sustentável são atribuídos em dois âmbitos: institucional e personalidade. Tendo em conta o seu caráter extraordinário, a edição de 2020 estará particularmente direcionada para projetos que tenham sido implementados em contexto de Covid-19.

No caso da distinção institucional, serão atribuídos sete prémios que distingam boas práticas correspondentes aos sete critérios de análise das candidaturas:

  • Experiência do cidadão
  • Resultados em saúde
  • Integração de cuidados
  • Impacto populacional
  • Transição digital
  • Replicabilidade
  • Escalabilidade

Promovida pelo Jornal de Negócios e pela Sanofi, a iniciativa conta, entre outros, com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, como parceiro institucional.

Para saber mais, consulte:

Prémio Saúde Sustentável > Edição 2020