Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 25/08/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS (Desporto), Norma ACSS, Notícias

Relatório de Situação nº 176 | 25/08/2020

Relatório de Situação nº 176 | 25/08/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 176 | 25/08/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

 

Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020 – DGS

Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020

COVID-19: Desporto e Competições Desportivas 

 

Circular Informativa Conjunta n.º 16/2020/ACSS/INSA
Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2.
 

Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa

25/08/2020

Equipas multidisciplinares reforçadas ultrapassam os 10.100 contactos

O reforço das equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid -19 na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser operacionalizado na margem sul do Tejo, pelo que, entre 30 de junho e 21 de agosto, 10.107 pessoas foram contactadas por estas equipas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, às quais se juntaram as equipas do Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 21 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 10.107 pessoas foram alvo desta intervenção, sendo que no mesmo período foram visitados por estas equipas multidisciplinares 295 estabelecimentos comerciais.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Covid-19 | Outono/Inverno

25/08/2020

CHULN cria novo serviço de urgência dedicado à Covid-19

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) encontra-se a preparar, há várias semanas, a fase de Outono/Inverno.

Assim, foi criado um novo serviço de urgência dedicado à Covid-19, uma estrutura totalmente separada do edifício do Hospital de Santa Maria que, de acordo com o Presidente do CHULN, Daniel Ferro, «tem tudo para assistir desde o doente mais simples até ao doente crítico», e que representa praticamente uma duplicação da Urgência Central.

Vão ser, também, criados protocolos com os centros de saúde para definir, para cada doença, quais são os utentes que vão ser assistidos pelas equipas de saúde familiares e quais os que ficam no hospital.

O CHULN pretende, ainda, aprofundar a hospitalização domiciliária, que já acompanhou cerca de 70 doentes nas suas casas, bem como evitar que os doentes agudizem os seus problemas, com um maior recurso aos hospitais de dia e consultas atempadas a doentes crónicos, para evitar possíveis episódios de urgência.

«Quando temos doentes que recorrem com frequência ao serviço de urgência e com frequência são internados, o desafio é termos estruturas alternativas e criarmos um circuito de exames mais rápido», explica Daniel Ferro.

Para saber mais, consulte:

CHULN > Facebook


Covid-19 | Saúde mental

25/08/2020

Lançado guia com informações sobre recursos disponíveis na resposta de saúde mental e apoio psicossocial à pandemia

Foi lançado o Guia de Recursos sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) durante a Covid-19, que visa «fornecer informações atuais e precisas sobre os recursos disponíveis na resposta de SMAPS à pandemia de Covid-19».

O Documento foi desenvolvido em parceria entre a Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), «baseando-se em informações e recursos que estão atualmente disponíveis, e será atualizado com a progressão de novos conhecimentos que estiverem disponíveis», destaca o INEM.

Pode ler-se no documento que «a pandemia da Covid-19 é uma crise global em rápida evolução e, neste momento, ainda existem muitas dificuldades e necessidades emergentes relacionadas às consequências psicossociais e de saúde mental para as diversas populações afetadas por esta emergência».

De acordo com o INEM, os materiais apresentados neste guia são disponibilizados para facilitar o acesso e refletir sobre o que está disponível na atualidade. «Esta listagem não deve ser interpretada como uma recomendação institucional para uso», esclarece.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Desporto e competições desportivas

25/08/2020

DGS publica orientação que visa regresso aos treinos e competições em segurança

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta terça-feira, uma orientação destinada ao desporto e competições desportivas, que visa o regresso aos treinos e competições em segurança, minimizando o risco de transmissão do SARS-CoV-2.

De acordo com o documento, o desporto comporta características variadas, abrangendo diversas modalidades, pelo que, perante esta diversidade, torna-se necessário planear e implementar medidas específicas e contextualizadas, em conformidade com o risco de transmissão e exposição ao SARS-CoV-2, agrupando as modalidades em alto, médio e baixo risco.

A norma define que a entidade gestora do espaço onde decorra a prática de desporto ou competições desportivas, bem como as federações e os clubes, devem elaborar e implementar um Plano de Contingência próprio para a Covid-19.

Todos os praticantes e equipas técnicas devem assinar um Código de Conduta/Termo de Responsabilidade, no qual é assumido o compromisso pelo cumprimento das medidas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2

A entidade gestora do espaço e/ou o promotor da competição deve ainda garantir Equipamentos de Proteção Individual a funcionários e colaboradores, afixar regras de etiqueta respiratória, da higienização correta das mãos, da utilização correta das máscaras e normas de funcionamento das instalações.

Os praticantes, elementos das equipas técnicas e colaboradores devem lavar as mãos à entrada e saída das instalações ou dos locais onde decorra a prática de desporto, e após contacto com superfícies de uso comum, com recurso a água e sabão ou, em alternativa, desinfetar as mãos, usando os dispensadores de solução antissética de base alcoólica dispersos pelas instalações.

Deve ser assegurado o distanciamento físico mínimo de, pelo menos, dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico e não devem ser realizados treinos simultâneos com partilha de espaço por equipas diferentes, exceto jogos de preparação e treino pré-competições.

A utilização de máscara é obrigatória para equipas técnicas, colaboradores e praticantes em situações de não realização de exercício físico ou durante a prática de modalidades sem esforço físico.

No que concerne à estratificação de risco e início da atividade, a orientação refere que as federações e/ou os clubes devem avaliar o risco de contágio por SARS-CoV-2 associado à modalidade desportiva respetiva e elaborar um regulamento específico para a prática desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo.

No que se refere às competições desportivas, a entidade promotora deve, também, elaborar um regulamento específico como complemento ao Plano de Contingência, que deve ser disponibilizado e divulgado a todas as pessoas envolvida até 72 horas antes do início da competição.

A orientação estipula ainda os procedimentos perante casos positivo nos testes pré-competição e procedimentos para atuação perante casos suspeitos.

Para saber mais, consulte:

DGS > Orientação 036/2020