CHUC: Novo dispositivo para transplante melhora qualidade dos órgãos a transplantar

26/08/2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é o primeiro centro de transplantação português a utilizar um equipamento para perfusão hipotérmica oxigenada de fígado e rim, que permite melhorar a qualidade dos órgãos para transplante.

O equipamento, apresentado ontem, dia 25 de agosto, em conferência de imprensa, permite melhorar a qualidade dos enxertos, a função hepática pós-transplante, a sobrevivência de enxertos e recetores e a segurança da transplantação, explicou a coordenadora da Unidade de Transplantação Hepática do CHUC, Dulce Diogo.

“Este dispositivo permite maximizar a utilização de órgãos para transplante, utilizar órgãos que habitualmente até podem ser recusados por serem de dadores marginais ou critérios expandidos, como é o caso de dadores idosos, de coração parado ou com muitas comorbilidades ou até com algumas alterações analíticas”, sublinhou Dulce Diogo.

A responsável salientou ainda que, no pós-transplante, a técnica de perfusão hipotérmica oxigenada permite reduzir as taxas de retransplante na primeira semana, além de que “o fígado começa logo a funcionar após o transplante e isso, por vezes, é determinante, principalmente nos doentes com situações mais graves”.

O dispositivo permite ainda reduzir significativamente a taxa de complicações biliares, que são, atualmente, “uma das principais complicações tardias do pós-transplante hepático e que conduzem a um aumento da morbimortalidade dos recetores”.

Para o diretor clínico, Nuno Devesa, o novo equipamento, que já foi utilizado em duas situações, vai possibilitar “melhorar as transplantações e os números muitíssimo bons do CHUC”, numa área que “é uma bandeira”.

O CHUC, que lidera nas doações em Portugal, pretende assim “aumentar a taxa de aproveitamento dos órgãos”, cujos dadores têm, atualmente, uma média de 60 anos, quando há duas décadas era de 32 anos, o que aumenta os riscos das condições ideais para transplantação., explicou o diretor clínico.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – https://www.chuc.min-saude.pt/