Trabalho Colaborativo na AP: projeto do Hospital de Cantanhede na lista dos 8 projetos escolhidos

26/08/2020

O projeto colaborativo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede (HAJC), com foco na Mulher grávida e a Criança, faz parte da lista de oito projetos escolhidos a nível nacional para o 2.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública (AP) e é o único liderado pela Saúde.

A cerimónia pública da apresentação do 2.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública, realizou-se no passado dia 24 de agosto, no Teatro Thalia, e contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Cantanhede, Diana Vilela Breda, que assinou a declaração colaborativa.

O projecto-piloto em rede, “Crianças, Famílias e Comunidades Saudáveis não Brotam em Jardins”, visa a promoção de cuidados integrados áreas da saúde materno infantil e saúde mental.

A iniciativa pretende potenciar a resiliência da grávida, da criança, da família e da comunidade com a inclusão de parceiros multissectoriais, desde autarquias, academia, forças de segurança, justiça, passando pela educação e segurança social, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), entre outras.

Foram identificados projetos já implementados em 4 regiões (Cova da Beira, Águeda, Cantanhede e Coimbra) que serão usados como champions na implementação regional.

De acordo com o HAJC, há uma aposta na revisitação e otimização dos projetos já em curso na área da saúde em articulação com outros setores, colocando o foco na prevenção (aos vários níveis) da violência/promoção da saúde mental (ao logo do ciclo vital), no contexto das relações íntimas/famílias e da comunidade.