Grupo de Trabalho para dinamizar termalismo

27/08/2020

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, regozijou-se hoje com o facto de os estabelecimentos termais estarem a funcionar, a respeitar as regras sanitárias impostas pela pandemia, com a manutenção das comparticipações dos tratamentos termais pelo Serviço Nacional de Saúde.

O governante falava no âmbito de uma visita às termas do Gerês, onde lembrou que o “termalismo está alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2016-2020 e com a nova abordagem de prevenção e controlo de doenças crónicas” e que pode ser “um parceiro importante do Serviço Nacional de Saúde para a prestação de cuidados de saúde”.

“Quando estive em novembro no Congresso internacional de Termalismo, em Chaves, comprometi-me a continuar a construir o diálogo que foi iniciado anteriormente com as diversas entidades institucionais e profissionais nesta área”, recordou Lacerda Sales para anunciar a criação, esta semana, de um Grupo de Trabalho para ajudar à dinamização da atividade termal no nosso país, através de um despacho interministerial, assinado por si e pelos secretários de Estado do Turismo e  Ajunto e da Energia.

“Queremos em conjunto fazer uma avaliação do impacto económico da atividade termal e identificar constrangimentos e os instrumentos que permitam dinamizar este setor da indústria do Turismo de Saúde e Bem-Estar”, afirmou. “Estamos comprometidos e empenhados neste desígnio e espero poder voltar cá, daqui a um a um ano, para apresentar algumas das medidas que sairão deste grupo de trabalho”, atestou.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 8221/2020 – Diário da República n.º 165/2020, Série II de 2020-08-25
Economia e Transição Digital, Saúde e Ambiente e Ação Climática – Gabinetes da Secretária de Estado do Turismo e dos Secretários de Estado da Saúde e Adjunto e da Energia
Cria um grupo de trabalho interministerial para identificação dos constrangimentos atuais e definição de instrumentos que contribuam para dinamizar a atividade termal