Entre paredes d’Opital: prolongado concurso nacional para pinturas artísticas no IPO Coimbra

28/08/2020

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) prolongou, até ao dia 15 de setembro de 2020, o concurso, promovido pela Associação Palhaços d’Opital, para pintura artística de quatro paredes das suas instalações.

De acordo com o IPO de Coimbra, o prolongamento do prazo para entrega das candidaturas deve-se «às condicionantes da pandemia da Covid-19».

O concurso nacional «Entre paredes d’Opital» tem por objetivo transformar duas salas de espera num local «acolhedor, sereno e promotor da alegria, do bem-estar e da esperança, valorizando o espaço com intervenções artísticas plásticas», destaca o IPO Coimbra.

As intervenções artísticas abrangem quatro paredes e inserem-se numa perspetiva de criação de espaços que sejam promotores do bem-estar e fortalecimento do estado anímico dos doentes e familiares.

Podem concorrer pessoas a partir dos 15 anos, individual ou coletivamente.

Os trabalhos têm de ser executados em pintura, artes visuais, design digital, desenho ou fotografia, através de tintas aquosas, vinil ou azulejo sem junta de assentamento.

Os quatro vencedores (um por cada parede) recebem um prémio de 2.000 euros.

Inicialmente, a divulgação dos vencedores estava prevista para 15 de abril e a execução das pinturas programada para entre 16 de abril e 15 de maio.

Os trabalhos selecionados serão divulgados publicamente no dia 1 de outubro e a sua execução em data a acordar entre os artistas e o IPO.

Para saber mais, consulte:

IPO Coimbra > Candidaturas ao Concurso Nacional «Entre paredes d’Opital»