IPO Lisboa: atividade científica em 2019

30/09/2020

Realizados 236 estudos e 71 ensaios clínicos, envolvendo 394 doentes.

Em 2019, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) teve em curso 307 projetos de investigação científica: 71 ensaios clínicos e 236 estudos observacionais.

De acordo com a informação divulgada na nova edição do Anuário da Atividade Científica do IPO Lisboa, a maioria dos ensaios clínicos decorreram nas áreas da hematologia, das patologias da pele e anexos, pulmão, pleura e mama.

A pediatria, neurologia, urologia, gastrenterologia e cabeça e pescoço também mantiveram ensaios clínicos em curso. No seu conjunto, os ensaios clínicos envolveram 394 doentes.

Quanto aos estudos observacionais, em 2019, o IPO Lisboa destaca os estudos de âmbito académico e clínico e as áreas mais estudas foram as do trato digestivo, hematológico genital e mama.

 Segundo Carla Pereira, do Centro de Investigação do IPO Lisboa, «podemos dizer que a investigação científica atingiu uma fase plateau, com indicadores globalmente idênticos aos do ano anterior, o que reflete a natureza cíclica dos projetos em curso e já terminados e a sua relação com os indicadores de produção. Espera-se que o aumento do número de projetos registado em 2019 venha a traduzir-se por um aumento da produção científica nos próximos dois a três anos.»

Com a publicação da nona edição do Anuário, uma publicação organizada pelo Centro de Investigação, «o IPO Lisboa reafirma o seu compromisso com a divulgação do trabalho científico desenvolvido por médicos, investigadores e outros profissionais de saúde» destaca o IPO, em comunicado.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Anuário da Atividade Científica