CHBM poupa energia ao abrigo do programa PSOEUR

02/10/2020

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a proceder à substituição de 21 Unidades de Tratamento de Ar, 21 ventiladores de extração e dois chillers no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num investimento de cerca de 1 milhão de euros, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

As novas Unidades de Tratamento de Ar, que garantem a climatização e tratamento de ar dos diversos serviços, contemplam um sistema de ventilação mais eficiente, com recuperação de energia, que permite diminuir a requisição da energia térmica necessária, ou seja, asseguram maior eficiência energética e maior economia. Por sua vez, os chillers são mais eficientes, permitindo poupanças nos custos de produção de água fria refrigerada para climatização.

Esta é a terceira intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética. Ao abrigo deste Programa, o CHBM já investiu mais de 435 mil euros na substituição de todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED no Hospital do Barreiro, estando também a melhorar o isolamento das coberturas, num investimento superior a 900 mil euros.

Outras medidas previstas incluem a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada”, novos fan coils para climatização das enfermarias e a substituição das caldeiras por equipamentos mais eficientes.

A candidatura do CHBM ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da instituição.

Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo > Notícias