Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 06/10/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 214 | 02/10/2020

Relatório de Situação nº 218 | 06/10/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 218 | 06/10/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


 
 

Gripe | Reativado Sistema de Vigilância

06/10/2020
INSA1200

Sistema reforçado com áreas dedicadas a doentes respiratórios

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) reativou o Programa Nacional de Vigilância da Gripe, que visa estimar a incidência e intensidade da epidemia de gripe, assim como identificar e caracterizar os vírus da gripe em circulação.

O Programa Nacional de Vigilância da Gripe, agora reativado para a época 2020/21, é reforçado este ano com a rede de Áreas de Atendimento Dedicadas aos Doentes Respiratórios.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta alteração vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), no sentido da adaptação dos sistemas de vigilância da gripe à vigilância epidemiológica da doença causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (Covid-19).

Até à época passada, o sistema de vigilância da gripe em Portugal era constituído por quatro redes-sentinela (Rede Médicos-Sentinela, Rede de Serviços de Urgência, Rede de Serviços de Obstetrícia e Rede de Unidades de Cuidados Intensivos) e por uma Rede não-sentinela (Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe), mas este ano será reforçado com nova rede sentinela: a Rede de Áreas de Atendimento Dedicados aos Doentes Respiratórios.

As atividades do Programa Nacional de Vigilância da Gripe são desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas e pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

Parte da informação resultante desta vigilância é publicada semanalmente no Boletim da Vigilância Epidemiológica da Gripe, sendo que o primeiro boletim será publicado no dia 8 de outubro.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias