CHUA: Unidade de Portimão já tem Via Verde do AVC

14/10/2020

A Unidade Hospitalar de Portimão integra já a rede da Via Verde de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que permite que os doentes provenientes dos vários concelhos do barlavento algarvio com sintomas sugestivos de AVC possam ser rapidamente direcionados para esta unidade hospitalar onde podem ter acesso a terapêuticas que permitem reduzir de forma significativa as sequelas neurológicas pós-AVC, reduzindo assim as limitações físicas pós acidente cerebrovascular, com maior qualidade de vida à data da alta hospitalar.

A Via Verde de AVC passa assim a ser mais uma das valências do Serviço de Medicina Intensiva da Unidade Hospitalar de Portimão, integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que já assegura a receção dos doentes emergentes no Serviço de Urgência Geral.

O programa «Via Verde do AVC» tem sido implementado desde o início de 2006 em várias zonas do país e consiste em fazer a triagem dos casos através da deteção dos sintomas e evitar paragens desnecessárias em centros de saúde ou hospitais sem o equipamento e pessoal especializado para o efeito. Até agora, no Algarve, os doentes com sintomas de AVC eram encaminhados apenas para a Unidade Hospitalar de Faro.

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de morbilidade em Portugal no conjunto das doenças cardiovasculares, sendo que as primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias