Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 21/10/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 228 | 16/10/2020

Relatório de Situação nº 233 | 21/10/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 233 | 21/10/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Novos casos de COVID-19 detetados sobretudo nos jovens – DGS

Novos casos de COVID-19 detetados sobretudo nos jovens

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira que as populações mais jovens são aquelas onde existe uma maior incidência de novos casos de COVID-19, mas verifica-se também um aumento nos mais velhos.

“Há um aumento da proporção de novos casos entre os 50 e os 69 anos. Apesar de tudo a maior parte dos casos são em faixas etárias jovens”, disse aos jornalistas, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

Segundo a especialista em saúde pública, “há uma grande transmissão comunitária do vírus e que pode levar ao aumento dos casos em todas as faixas etárias”, apesar de continuar “a verificar-se um predomínio das populações mais jovens”.

Por outro lado, adiantou, em 59% dos casos foi possível identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas ou fosse caso positivo, ou seja, foi possível estabelecer o link epidemiológico.

Outro dado positivo, destacou, é o período de tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença, que é atualmente de três dias.

De acordo com o relatório de situação publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 101.860 casos de COVID-19, ou seja, mais 1.949 do que no dia de ontem.

Nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas mais 966 pessoas no país, que soma agora 59.966 casos de recuperação da COVID-19.

No mesmo período, ocorreram 17 óbitos por COVID-19 em Portugal, pelo que o país contabiliza 2.198 mortes relacionadas com a pandemia.


Covid-19 | SNS está preparado

21/10/2020

SNS preparado para expandir oferta de camas de enfermaria e UCI

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, garantiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado para continuar a expandir a oferta de camas de enfermaria e de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) para doentes com Covid-19, observando que «a serenidade é, especialmente em momentos de crise, essencial para que a resposta que estamos a dar seja a melhor possível».

Na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, o governante revelou que, a nível nacional, a taxa de ocupação de camas em enfermaria para doentes com Covid-19 é de 72%, registando-se uma maior incidência na região Norte, onde é de 76%.

«O aumento de casos verificado nas últimas semanas coloca, e continuará a colocar, uma pressão significativa sobre todo o sistema de saúde e, em particular nesta fase, sobre a saúde pública», afirmou Diogo Serras Lopes.

O Secretário de Estado da Saúde observou que, relativamente aos valores registados em abril, se verificam «menores incidências proporcionais» de internamento em enfermaria e também em Unidades de Cuidados Intensivos, bem como uma diminuição do tempo médio de internamento, relativamente a abril e maio.

Passados sete meses sobre os primeiros casos registados em Portugal, o Governo considera que o  SNS está mais bem preparado, quer ao nível do reforço de recursos humanos profissionais (mais de 5.000, entre os quais 1.700 enfermeiros), e de equipamento, quer na execução do plano outono/inverno, cuja versão consolidada deverá estar disponível no final da semana.

Para saber mais, consulte:

Facebook SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa