Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 22/10/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 234 | 22/10/2020

Relatório de Situação nº 234 | 22/10/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 234 | 22/10/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020 – Diário da República n.º 206/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-10-22

Presidência do Conselho de Ministros

Define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade

Despacho n.º 10201-A/2020 – Diário da República n.º 206/2020, 2º Suplemento, Série II de 2020-10-22

Administração Interna e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Saúde

Autoriza, a título excecional, a realização do teste-piloto, referido no parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS), de 21 de outubro de 2020, com a presença de público, nos estritos termos aí previstos


Equipas já contactaram mais de 17 mil pessoas em LVT – DGS

Equipas já contactaram mais de 17 mil pessoas em LVT

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à COVID-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 20 de outubro, um total de 17.007 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 20 de outubro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 17.007 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da COVID – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde – Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa


Mais de 2.500 transportes de casos suspeitos entre 11 e 18 de outubro

Mais de 2.500 transportes de casos suspeitos entre 11 e 18 de outubro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, entre 11 e 18 de outubro, 2.566 transportes de utentes com suspeita de infeção com SARS-CoV-2. As equipas de colheitas de amostras biológicas para análise à COVID-19 efetuaram, no mesmo período, 398 colheitas.

De acordo com o INEM, a atividade de transporte de doentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus continua a aumentar pela terceira semana consecutiva.

Os meios da Delegação Regional do Norte transportaram 1.068 utentes e os meios da Delegação Regional do Sul efetuaram 955 transportes às urgências hospitalares. Na região Centro foram efetuados 448 transportes e no Algarve foram transportados 95 utentes com suspeita de COVID-19.

A definição de caso suspeito de COVID-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

Por seu lado, o trabalho das equipas de enfermagem, responsáveis pela colheita de amostras biológicas para análise à Covid-19, teve um ligeiro decréscimo relativamente à semana anterior. Entre 11 e 18 de outubro foram recolhidas 398 amostras, menos 57 do que na semana anterior.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde – Covid-19 | Atividade do INEM


Hospital de Santo António abre 17 camas

22/10/2020

A capacidade instalada do hospital “vai-se adaptando à medida das necessidades”

O Hospital de Santo António, inserido no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) no Porto, vai disponibilizar, a partir de sábado, mais 17 camas para doentes covid-19 ao abrir, para “antecipar a procura”, uma enfermaria da área de Medicina Interna.

De acordo com fonte do CHUP, citada pela agência Lusa, a capacidade instalada para covid-19 neste hospital “vai-se adaptando à medida das necessidades”.

O CHUP tem uma lotação de 791 camas, atualmente com uma taxa de ocupação de 91%. Este número inclui 73 camas de enfermaria convencional dedicadas à covid-19, das quais 68 estão ocupadas.

Somam-se 18 camas de cuidados intensivos dedicadas a doentes com o novo coronavírus, cuja taxa de ocupação atual é de 72%.

O CHUP junta o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte, o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e o Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães.


Covid-19 | Medicamento remdesivir

22/10/2020

Ministra anuncia compra de mais de 100 mil frascos, até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir, entre este mês e março de 2021, mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com Covid-19.

A decisão foi tomada hoje, em reunião do Conselho de Ministros, e anunciada pela Ministra da Saúde, Marta Temido, que explicou que «a aquisição de mais de cem mil frascos» terá um custo de cerca de 35 milhões de euros, uma vez que cada um custa 345 euros.

A compra visa «cobrir as necessidades assistenciais dos nossos doentes» entre outubro de 2020 a março de 2021», revelou a governante.

O remdesivir é indicado para o tratamento de doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar e foi autorizado na União Europeia para a Covid-19, lembrou Marta Temido.

A aquisição será feita através de contrato específico a celebrar ao abrigo do contrato-quadro de aquisições conjuntas celebrado entre a Comissão Europeia e a empresa farmacêutica Gilead Sciences.

«Assim, garante-se a manutenção do stock nacional deste medicamento, sem prejuízo da ponderação dos fatores da evolução da pandemia e dos eventuais progressos na abordagem terapêutica da Covid-19», destaca o Governo, em comunicado do Conselho de Ministros.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 22 de outubro de 2020


Covid-19 | Capacidade de internamento

22/10/2020

CHBV transfere serviços para aumentar camas para doentes Covid-19

O Hospital Infante D. Pedro – Aveiro (Hospital de Aveiro) vai aumentar o espaço disponível para internar doentes com Covid-19, com a transferência do Hospital de Dia para Águeda e da Unidade de Tratamento da Dor para Estarreja.

De acordo com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), no qual se integram os Hospitais de Aveiro, Hospital Distrital de Águeda e Hospital Visconde de Salreu – Estarreja, a partir de segunda-feira, dia 26 de outubro, o Hospital de Dia Polivalente vai passar a funcionar, integralmente, no Hospital de Águeda. A Unidade de Tratamento da Dor passou, em 20 de outubro, para o Hospital de Estarreja.

«Surgem estas deslocações como forma de garantir a segurança máxima da prestação de cuidados a doentes, particularmente suscetíveis, numa altura em que é necessário redimensionar os espaços do Hospital de Aveiro, de forma a garantir resposta à crescente procura de cuidados por parte de doentes com Covid-19», justifica o CHBV, em comunicado.

A deslocação do Hospital de Dia e da Unidade de Tratamento da Dor, atualmente a funcionar no 5.º andar do Hospital de Aveiro, vai permitir aumentar as camas integralmente dedicadas a doentes infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

Segundo o Conselho de Administração do CHBV, a mudança «exigiu um grande planeamento logístico e organizacional, uma vez que todos os tratamentos em sede de Hospital de Dia, entre eles as sessões e quimioterapia, vão passar a ser realizados em Águeda, num espaço autónomo do principal núcleo hospitalar, confortável e seguro».

A administração do CHBV refere ainda que as deslocações «são temporárias, mas necessárias, não só para permitir aumentar a capacidade de resposta aos doentes Covid-19, mas, sobretudo, para garantir a maior segurança dos circuitos dos doentes imunodeprimidos, designadamente das pessoas com doença oncológica».

Para saber mais, consulte:

CHBV > Notícias


Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa

22/10/2020

Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 17 mil pessoas

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 20 de outubro, um total de 17.007 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 20 de outubro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 17.007 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Covid-19 | Atividade do INEM

22/10/2020

Mais de 2.500 transportes de casos suspeitos entre 11 e 18 de outubro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, entre 11 e 18 de outubro, 2.566 transportes de utentes com suspeita de infeção com SARS-CoV-2. As equipas de colheitas de amostras biológicas para análise à Covid-19 efetuaram, no mesmo período, 398 colheitas.

De acordo com o INEM, a atividade de transporte de doentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus continua a aumentar pela terceira semana consecutiva.

Os meios da Delegação Regional do Norte transportaram 1.068 utentes e os meios da Delegação Regional do Sul efetuaram 955 transportes às urgências hospitalares. Na região Centro foram efetuados 448 transportes e no Algarve foram transportados 95 utentes com suspeita de Covid-19.

A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

Por seu lado, o trabalho das equipas de enfermagem, responsáveis pela colheita de amostras biológicas para análise à Covid-19, teve um ligeiro decréscimo relativamente à semana anterior. Entre 11 e 18 de outubro foram recolhidas 398 amostras, menos 57 do que na semana anterior.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias