Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 29/10/2020: Relatório de Situação DGS, FAQ DGAEP, Notícias

Relatório de Situação nº 241 | 29/10/2020

Relatório de Situação nº 241 | 29/10/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 241 | 29/10/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


29-10-2020 Suspensão da circulação entre concelhos entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro: perguntas frequentes. Foram disponibilizados no Portal do Governo e no site “Estamos on”, explicadores com perguntas frequentes quanto ao regime estabelecido:

Covid-19 | Equipas de LVT

29/10/2020

Perto de 18 mil pessoas contactadas no âmbito do combate à doença

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covi-19, na área Metropolitana de Lisboa, contactaram, entre 30 de junho e 27 de outubro, um total de 17.827 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil / municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Entre os dias 30 de junho e 27 de outubro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 17.827 pessoas foram alvo desta intervenção.

De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da doença – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Covid-19 | Unidade de urgência no HFF

29/10/2020
enfermeiras entrada urgencias

Hospital com nova unidade, no valor de 1,2 M€, em novembro

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai dispor, a partir do mês de novembro, de uma nova unidade de urgência dedicada à Covid-19, num investimento de 1,2 milhões de euros (M€).

De acordo com o hospital, a obra será financiada pelas Câmaras Municipais de Sintra e da Amadora, podendo beneficiar mais de meio milhão de utentes dos dois concelhos.

A nova unidade, que deverá iniciar atividade no final do mês de novembro, ficará instalada numa área de 750 metros quadrados e será destinada exclusivamente ao acolhimento e avaliação clínica de doentes e suspeitos da Covid-19.

O equipamento vai disponibilizar em ambulatório, uma sala de reanimação, uma sala de triagem, uma sala de espera, dez boxes para observação e monitorização de doentes, seis gabinetes de observação médica e uma sala de raio x.

Ao nível do internamento, a nova unidade vai disponibilizar 16 boxes para internamento de pacientes e dois quartos de isolamento.

«Este investimento estruturante em contexto de aceleração da pandemia nos concelhos servidos pelo HFF permite criar dois circuitos separados, com reorganização dos espaços e dos recursos humanos afetos ao ambulatório do serviço de urgência, através da criação de duas áreas ambulatórias em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infeção e outra área para doentes Covid-19)», explica o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que serve cerca de 550 mil pessoas dos concelhos da Amadora e de Sintra.

Visite:

HFF > Notícias


Covid-19 | Atividade do INEM

29/10/2020

Mais de 2.800 transportes de casos suspeitos entre 19 e 25 de outubro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, entre 19 e 25 de outubro, 2.844 transportes de utentes com sinais e sintomas de infeção por SARS-CoV-2. No mesmo período, as equipas de recolha de colheitas de amostras biológicas para análise à Covid-19 efetuaram 564 colheitas de amostras.

De acordo com o INEM, o transporte de casos suspeitos de infeção com SARS-CoV-2 continua a aumentar, sendo esta a quarta semana consecutiva em que se verifica esta tendência.

A região norte foi onde se verificaram mais transportes efetuados, tendo sido registados 1.238 transportes de utentes. Os meios da Delegação Regional do Sul do INEM transportaram 1.015 utentes e os da Delegação Regional do Centro 479. No Algarve, os meios do INEM transportaram 112 utentes com suspeita de Covid-19.

As equipas de recolha de colheitas do INEM registaram um aumento da sua atividade na terceira semana de outubro, tendo realizado um total de 564 colheitas para análise.

O INEM instalou, no dia 23 de outubro, a pedido da Administração Regional de Saúde do Norte, um posto de recolha de colheitas biológicas em Paço de Ferreira, para aumentar a capacidade de testagem naquela área. Assim, a equipa de recolha afeta à região norte realizou 310 colheitas, seguindo-se a equipa da Delegação Regional do Sul, com 133 colheitas. Na região centro foram recolhidas 61 amostras e no Algarve duas.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias