A Diabetes e o Enfermeiro: DGS entregou prémios do concurso nacional de filmes sobre esta patologia

15/12/2020

A Direção- Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes, lançou pela primeira vez em 2020 o concurso nacional de realização de um vídeo pelas comunidades escolares, cuja entrega dos prémios decorreu num evento online, no dia 25 de novembro.

Subordinado ao tema “A Diabetes e o Enfermeiro”, o concurso contou com a participação de 16 filmes de escolas das regiões do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

O Programa Nacional para a Diabetes analisou e avaliou os vídeos, tendo selecionado o projeto da STATUS – Escola Profissional da Lousã como vencedor do primeiro prémio.

A Escola Secundária de Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, foi distinguida com o segundo prémio, e o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro Penela com o terceiro prémio.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu online, no dia 25 de novembro, e contou com a participação das escolas vencedoras, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa; do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales; do Senhor Diretor-Geral da Educação, Dr. José Vitor Pedroso; e da Senhora Diretora-Geral da Saúde, Dra. Graça Freitas.

O concurso é organizado pelo Programa Nacional para a Diabetes, em articulação com as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes, o Programa de Saúde Escolar e a Direção-Geral da Educação.

Com esta iniciativa, pretende-se envolver os alunos e pessoal docente e não docente na problemática ligada à Diabetes, com o objetivo de evitar o aumento desta epidemia e desenvolver conhecimentos sobre o seu tratamento.

O júri do concurso nacional foi constituído por cinco elementos qualificados nas áreas da educação, da saúde e da publicidade e marketing: Sónia do Vale (Diretora do Programa Nacional para a Diabetes), Benvinda Santos, Diana Mendes, Nelson Guerra e Rui Lima.

Concurso Diabetes 2020 – “A Diabetes e o Enfermeiro”

Para saber mais, consulte: