Nomeação da Diretora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêutica do INFARMED

«Aviso n.º 20392/2020

Sumário: Designação, em comissão de serviço, para o cargo de diretora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêutica do INFARMED, I. P., da licenciada Paula Maria Ramos Martinho Figueiredo, cargo de direção intermédia de 2.º grau.

Designação, em comissão de serviço, no cargo de Diretora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêutica do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., cargo de direção intermédia de 2.º grau

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido cumpridos todos os formalismos legais e concluído o processo de seleção referente ao procedimento concursal, foi designada, por deliberação do Conselho Diretivo n.º 84, de 29 de outubro de 2020, nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, a Licenciada Paula Maria Ramos Martinho Figueiredo, técnica superior do mapa de pessoal do INFARMED, I. P., para exercer, em comissão de serviço, por três anos, renovável por iguais períodos de tempo, o cargo de Diretora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêutica, com efeitos a 1 de novembro de 2020, em virtude de reunir os requisitos legalmente exigidos e deter o perfil adequado e demonstrativo da aptidão, competência técnica e experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

Nota curricular

Dados pessoais:

Nome: Paula Maria Ramos Martinho Figueiredo

Data de nascimento: 6 de janeiro de 1971

Formação Profissional e académica relevante:

Licenciatura: Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (1995), Faculdade de Farmácia, Universidade de Coimbra

Outra formação relevante:

Pós-graduação em Biofarmácia e Farmacocinética Avançada (2000), Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Experiência Profissional relevante:

Perita da Comissão da Farmacopeia Portuguesa (desde 2016)

Perita do Grupo 12 (Formas Farmacêuticas e Métodos) da Farmacopeia Europeia (desde 2009)

Perita Técnica na área dos Laboratórios de Ensaio (ISO/IEC 17025), IPAC – Instituto Português de Acreditação, no sector dos Produtos Farmacêuticos (desde 2010)

Perita Técnica na área dos Laboratórios de Ensaio (ISO/IEC 17025), Rede OMCL – Official Medicines Control Laboratory, no sector dos Produtos Farmacêuticos (desde 2016)

Perita do “Working Group improvement of the MJA process”, European Diretorate for the Quality of Medicines & HealthCare (desde 2018)

Perita do “GROUP PaedF (PAEDIATRIC FORMULARY)”, European Diretorate for the Quality of Medicines & HealthCare (desde 2016)

Perita do Grupo “Formulario Iberoamericano, Normalización de las Preparaciones Magistrales y Oficinales elaboradas en farmácias y servicios de farmácia hospitalários”, Rede EAMI – Encuentros de Autoridades Competentes en Medicamentos de los Paises Iberoamericanos (desde 2013)

Coordenadora do projeto de implementação de uma aplicação Laboratory Information

Management System (LIMS) na Direção de Comprovação da Qualidade do INFARMED, I. P. (desde 2015)

Substituta da Gestora da Qualidade da Direção de Comprovação da Qualidade do INFARMED, I. P. (2015-2020)

Substituta da Diretora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêuticas da Direção de Comprovação da Qualidade do INFARMED, I. P. (2011-2014)

Técnica Superior do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêuticas da Direção de Comprovação da Qualidade do INFARMED, I. P. (2002-2014)

Técnica Superior do Laboratório de Controlo de Qualidade de Medicamentos, Laboratórios Atral (2000-2001)

Técnica Superior do Laboratório de Controlo de Qualidade de Medicamentos, Laboratórios Zimaia (1999-2000)

Assistente convidada nas aulas práticas das cadeiras de farmácia Galénica, Tecnologia Farmacêutica I e Tecnologia Farmacêutica II da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona (2003-2011)

Docente e coordenadora da cadeira de Análise de Medicamentos da Licenciatura Bi-etápica em Análises Clínicas e Saúde Pública, Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (2005-2015)

Farmacêutica-adjunta, Farmácia Higiene “Amatus Lusitanus”, Castelo Branco (1995-1998)

25 de novembro de 2020. – A Vogal do Conselho Diretivo, Cláudia Belo Ferreira.»