Notícias em 29/04/2021

Relatório de Situação nº 423 | 29/04/2021

Relatório de Situação nº 423 | 29/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 423 | 29/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 006/2020 de 26/02/2020 atualizada a 29/04/2021 – DGS

Orientação nº 006/2020 de 26/02/2020 atualizada a 29/04/2021

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19). Procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas


Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 29/04/2021 – DGS

Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 29/04/2021

COVID-19: Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e para Unidades de Cuidados Continuados Integrados (várias tipologias).

Procedimentos para Estabelecimentos de Apoio Social de carácter residencial/estruturas residenciais, de utilização temporária ou permanente dedicadas a pessoas institucionalizadas, dependentes de terceiros nas atividades da vida diária.

Na marcação dos períodos de férias já vencidas de dirigentes e trabalhadores do Ministério da Saúde será salvaguardada a dotação dos serviços com um número de trabalhadores que garanta a resposta em cuidados de saúde, nomeadamente à evolução da COVID-19


Instituto Ricardo Jorge colabora em registo nacional de casos pediátricos de COVID-19 com internamento hospitalar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge colabora em registo nacional de casos pediátricos de COVID-19 com internamento hospitalar

29-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a colaborar com a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) no desenvolvimento do Registo nacional de casos pediátricos de COVID-19 com internamento hospitalar (EPICENTRE.PT). Este registo visa a compilação sistemática e estruturada de informação clínica, laboratorial e epidemiológica sobre os episódios de internamento com infeção por SARS-CoV2 em idade pediátrica.

O registo EPICENTRE.PT permitirá contribuir para o melhor conhecimento da epidemiologia, apresentação, necessidades de cuidados e evolução da doença COVID-19 pediátrica em geral e da neonatal de transmissão vertical e horizontal, assim como identificar particularidades diferenciadoras da infeção ao longo do espectro da idade pediátrica e das vias de transmissão. As entidades responsáveis pelo projeto esperam também identificar fatores preditivos da gravidade da doença, complicações e sequelas, mas também descrever a sua gravidade e evolução.

O EPICENTRE.PT é da responsabilidade clínica das secções de cuidados intensivos pediátricos (Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos) e de neonatologia (Sociedade Portuguesa de Neonatologia) da SPP, em estreita colaboração com o Departamento de Epidemiologia do INSA, que assume a gestão técnica da plataforma de registo online, a liderança na análise de dados e elaboração de relatórios científicos, bem como a articulação com os parceiros internacionais.

Desenvolvida pelo INSA, o acesso à plataforma de inserção de dados online do EPICENTRE.PT é feito através de hiperligação que a Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos e a Sociedade Portuguesa de Neonatologia disponibilizam às unidades de internamento de crianças que expressem o desejo de participar. Podem ser inseridos no registo os episódios de internamento ocorridos em Portugal desde março de 2020, em que tenha sido identificada infeção por SARS-CoV2 com determinados critérios.

O EPICENTRE.PT operacionaliza em Portugal o registo internacional EPICENTRE, promovido pela ESPNIC – European Society for Paediatric and Neonatal Intensive Care, em colaboração com o Murdoch Children Research Institute, da Universidade de Melbourne (Austrália). O registo nacional foi desenvolvido em colaboração estreita com o projeto EPICENTRE, com o qual partilha conteúdos e definições, permitindo vantagens importantes.

Para mais informações sobre o projeto EPICENTRE.PT, clique aqui.


Covid-19 | Centro vacinação Porto

29/04/2021

Novo centro no futuro Parque de Saúde do Cerco em Campanhã

O Porto vai ter um novo centro de vacinação para Covid-19 no futuro Parque de Saúde do Cerco, em Campanhã.

A instalação deste novo centro de vacinação será comparticipada pelo município, através de um contrato com a Administração Regional de Saúde do Norte.

Na proposta divulgada pela agência Lusa, o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, assinala a necessidade de o Agrupamento de Centros de Saúde Porto Oriental (ACeS) incrementar a atividade de vacinação Covid-19 para a população em geral.

«Este incremento vai traduzir-se na instalação de um centro de vacinação no futuro Parque de Saúde do Cerco, sito à Rua Dr. José Marques, em Campanhã, e na continuidade do espaço de vacinação já existente e instalado na Unidade de Saúde de Vale Formoso, sita à rua Vale Formoso 466, em Paranhos», pode ler-se no documento.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


Covid-19 | Atividade do INEM

29/04/2021

2.164 transportes de suspeitos de infeção entre 19 e 25 de abril

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros dos Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram, entre 19 e 25 de abril, 2.164 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.

Os meios afetos à Delegação Regional do Norte (DRN) efetuaram 760 transportes, os meios da Delegação Regional do Sul (DRS) 875 e os meios afetos à Delegação Regional do Centro (DRC) 436. Na Delegação Regional do Sul – Algarve foram registados 93 transportes de utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus.

De acordo com as normas em vigor, a definição de caso suspeito de Covid-19 é qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

No mesmo período, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária do INEM recolheram 575 amostras biológicas para análise à Covid-19. A equipa da DRS efetuou 460 colheitas realizadas, a equipa da DRN recolheu 51 amostras, a da DRC 27 amostras e a da DRS-Algarve 13 amostras.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Hospitalização domiciliária em Évora

29/04/2021

Unidade já acompanhou mais de 50 doentes nos primeiros meses de atividade

A Equipa multidisciplinar do Hospital do Espírito Santo, EPE, em Évora, já acompanhou mais de 50 doentes, desde a criação do serviço de hospitalização domiciliária, em dezembro do ano passado.

Esta unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente, durante um período transitório, na fase aguda da doença, em alternativa ao internamento hospitalar convencional. Desta forma, é possível promover a recuperação funcional e desenvolver a autonomia do doente no seio da sua família e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados. Os doentes dispõem do mesmo acompanhamento se tivessem no hospital, com a diferença de estarem no conforto das suas casas.

Este serviço só poderá ser disponibilizado se o doente tiver um cuidador e residir no máximo de 30 minutos de distância e 30 quilómetros do Hospital.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital de Évora constituída por uma equipa multidisciplinar com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas está de serviço ao longo de 24 horas.

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo, EPE – www.hevora.min-saude.pt


Prevenção dos maus tratos na infância

29/04/2021

Hospital Pediátrico do CHUC divulga mensagem de sensibilização

O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Pediátrico (NHACJR-HP), com o apoio da Direção do Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), produziu uma mensagem de promoção do Bom Trato, a que todas as crianças e jovens têm direito, convictos de que a ação de cada um pode fazer a diferença na vida de crianças e jovens utentes do hospital.

A mensagem divulgada pelo CHUC – «Por tua causa … serei melhor Pessoa» e «Bom Trato» – pretende consciencializar os cidadãos de que as ações de cada um podem ser determinantes no processo de crescimento de uma criança e na sua formação como pessoa.

O NHACJR tem várias competências, tais como, detetar, sinalizar, acompanhar e encaminhar situações em que existe suspeita ou confirmação de situação de maus tratos ou negligência numa criança/jovem, promovendo a sua proteção e defesa dos seus direitos.

A sensibilização da comunidade, dos utente, dos profissionais e equipas do hospital pediátrico para a necessidade de deteção e sinalização das situações de risco são igualmente uma preocupação.

O NHACJR assegura, ainda, a participação em campanhas de prevenção na área dos maus tratos na infância e integra a rede de parceiros da Administração Regional de Saúde do Centro, da qual fazem parte várias instituições da cidade de Coimbra.

Para saber mais, consulte:


Paramiloidose em Portugal e no mundo

29/04/2021

Prémio Bial distingue trabalho de especialistas do CHUP e do CHULN

O Prémio Bial de Medicina Clínica 2020 é entregue hoje a especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que realizaram o estudo «A Paramiloidose em Portugal e no mundo: de doença fatal a doença crónica com qualidade de vida preservada».

A coordenadora da equipa que realizou este estudo, Teresa Coelho, destacou, em declarações à agência Lusa, a importância do diagnóstico atempado e do tratamento de uma patologia conhecida como «doença dos pezinhos» que «ainda é associada por muitos à forma como foi inicialmente descrita: uma doença de adultos jovens centrada no Norte Litoral».

«Com este trabalho evidenciamos que a doença está espalhada pelo território todo e não afeta apenas adultos jovens (…). O não diagnosticar impede o tratamento dos doentes. Muitas vezes os doentes chegam ao diagnóstico numa fase muito avançada da doença e quando os tratamentos já não são de grande utilidade», referiu a especialista.

A Diretora do Serviço de Neurofisiologia do CHUP, no qual se integra o Hospital de Santo António, sublinhou que a paramiloidose «é uma doença que neste momento tem tratamento» e que «quanto mais cedo for o diagnóstico, mais resultados tem o tratamento».

Com sintomas como alterações de sensibilidade e de força nos membros inferiores, a paramiloidose foi identificada pelo neurologista português Mário Corino de Andrade na década de 50, a partir do estudo clínico e patológico de um grupo de doentes oriundo predominantemente da região da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde.

«Muitas vezes os doentes não são diagnosticados porque temos a imagem da doença tal como foi descrita [adultos jovens do Norte Litoral], mas na região Centro, por exemplo, encontramos muitos doentes com 70 e 80 anos, exemplificou Teresa Coelho.

Além do CHUP, este estudo foi realizado por especialistas do CHULN, no se integra o Hospital de Santa Maria.

Patologia afeta cerca de 10 mil pessoas em todo o mundo

Foram utilizados os registos históricos de doentes que existem nos dois hospitais que são centros de referência para uma patologia neurodegenerativa rara e de transmissão genética que, segundo se estima, afeta cerca de 10 mil pessoas em todo o mundo.

Portugal lidera as estimativas mundiais com cerca de 20% do total global de doentes.

Trabalho de especialista do HFF recebe menção honrosa

Numa declaração enviada à Lusa, o presidente do júri do prémio, Sobrinho Simões, considerou que «o trabalho vencedor conta uma história que diz muito aos portugueses», uma história que «se espera venha a ter um final feliz».

Foram, ainda, atribuídas duas Menções Honrosas no valor de 10 mil euros cada uma, entre as quais o estudo «Abordagem do doente crítico com Covid-19», coordenado pelo médico João João Mendes, do Hospital Fernando da Fonseca, que analisa a resposta da medicina intensiva à primeira vaga da pandemia do novo coronavírus.

Para saber mais, consulte:

Bial > Prémio Bial de Medicina 2020


Rastreio visual infantil 2021

29/04/2021

ACES Alentejo Central promove rastreios, durante o mês de maio

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central vai realizar rastreios de saúde visual infantil destinados a crianças nascidas em 2019 e que estejam inscritas nos centros de saúde da sua área de influência.

Este programa de rastreio baseia-se em um exame aos olhos da criança, que permite detetar precocemente alterações da visão.

Consiste na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva, utilizando uma tecnologia inovadora, que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia («olho preguiçoso»), mesmo antes de ela se instalar, ou então numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


Medicamentos | Conferência internacional

29/04/2021
Foto: Pedro Sá da Bandeira

«Temos de trabalhar juntos» para construir UE mais forte, defende Marta Temido

A Ministra da Saúde salientou hoje a importância da cooperação e solidariedade entre países para enfrentar a pandemia de Covid-19, na abertura da Conferência internacional «Disponibilidade, Acessibilidade e Sustentabilidade dos Medicamentos e Dispositivos Médicos».

«Esta pandemia deixou bem claro que, embora estejamos no caminho certo, ainda há muito trabalho a ser feito para mitigar as desigualdades sociais evidentes no acesso à saúde», afirmou Marta Temido.

A Ministra da Saúde lembrou que, quando a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia apresentou as suas prioridades no domínio da Saúde, «a questão da igualdade de acesso e disponibilidade de medicamentos e dispositivos médicos foi colocada em primeiro plano», sublinhando que, com esta opção, se reconheceu «a necessidade de fazer face a um dos desafios mais urgentes que a Europa enfrenta: as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde».

Para enfrentar o problema, a presidência portuguesa definiu uma ação em três vertentes: reforçar a autonomia estratégica da Europa no processo de fabricação de medicamentos e dispositivos médicos, avaliar o estado do acesso dos cidadãos a medicamentos, dispositivos médicos, e as opções gerais de tratamento olhando para a sustentabilidade real dos sistemas de saúde.

«Os últimos meses tornaram claro que é essencial promover uma maior autonomia estratégica europeia no que se refere ao acesso a medicamentos e dispositivos médicos, através do reforço da capacidade de produção e abastecimento da Europa», afirmou a governante.

Defendeu igualmente que a Europa não pode tornar-se cada vez mais dependente de países terceiros para satisfazer as suas necessidades básicas de acesso a medicamentos e dispositivos médicos e que «é fundamental» que os Estados-Membros trabalhem em conjunto para garantir que a Europa «retoma a sua posição como líder mundial no acesso aos cuidados de saúde».

A Ministra da Saúde disse ainda que o alargamento do acesso equitativo e eficaz em termos de custos aos cuidados de saúde e, em particular, às tecnologias inovadoras da saúde, é fundamental na criação de «uma verdadeira União Europeia da Saúde», sublinhando igualmente a necessidade de garantir a sustentabilidade de longo prazo dos sistemas de saúde.

«O nosso desafio coletivo tornou-se claro: temos de trabalhar juntos para construir uma União Europeia mais forte e reforçar a confiança dos nossos cidadãos no modelo social europeu, promovendo uma União Europeia enraizada nos princípios da solidariedade, convergência e coesão», acrescentou.

A conferência, promovida pelo Infarmed- Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, junta nos dias 29 e 30 de abril mais de 30 oradores mundiais para debater o acesso aos medicamentos e dispositivos médicos, focando-se em 3 pilares principais: Disponibilidade, Acessibilidade e Sustentabilidade.

O objetivo é definir prioridades e opções políticas que, consequentemente, se traduzirão em ações concretas relativas ao acesso a medicamentos e dispositivos médicos em toda a União Europeia.

(Fotografia: Pedro Sá da Bandeira )

Para saber mais, consulte:


Requalificação de centro de saúde

29/04/2021

ARSLVT e município de Arruda dos Vinhos celebram protocolo

O Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e o Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo, formalizaram, no dia 23 de abril, um protocolo de colaboração para a requalificação das instalações do centro de saúde.

O protocolo, que incide sobre o edifício que aloja a recém-constituída Unidade de Saúde Familiar Lusitano e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Arruda dos Vinhos, tem como objetivo criar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e maior funcionalidade e conforto para os utentes.

As instalações a requalificar também acolhem a Unidade de Cuidados na Comunidade, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e Unidade de Saúde Pública de Arruda dos Vinhos.

De acordo com o protocolo, as obras de requalificação do centro de saúde ficam a cargo do município de Arruda dos Vinhos, sendo a ARSLVT responsável pelos recursos humanos e por equipar a unidade.

Esta obra deverá estar concluída ainda no ano de 2021.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias