Notícias em 21/07/2021

Relatório de Situação nº 506 | 21/07/2021

Relatório de Situação nº 506 | 21/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 506 | 21/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed

Imagem alusiva às Lista de farmácias e lista de laboratórios que fazem testes COVID-19

21 jul 2021

A área Testes COVID-19 disponibiliza agora, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.

Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.

Adicionalmente, pode também recorrer ao mapa interativo que os localiza via georeferenciação.


Covid-19: Plano de Vacinação

21/07/2021

Governo está a negociar entrega antecipada de vacinas da Pfizer

A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que o Governo português está a negociar com a Comissão Europeia e alguns Estados-membros para que Portugal receba antecipadamente mais doses de vacina contra a Covid-19 da Pfizer.

“Nos próximos dias, temos a possibilidade de possuir mais doses de vacinas de entrega antecipada da Pfizer, através de cedências de outros países que se encontram com as respetivas campanhas de vacinação em outras fases”, adiantou Marta Temido, no final de uma cerimónia de assinatura de um protocolo com o setor social no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no Palácio Marquês do Alegrete, em Lisboa, sessão que foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Segundo a governante, neste momento, “este é um tema que está em cima da mesa”, sublinhando que o país continua empenhado em “junto com a Comissão Europeia e outros países que estão no processo de compras conjuntas, tentar agilizar a entrega de uma maior quantidade de vacinas” contra a Covid-19, afirmou.

Relativamente ao Plano de Vacinação em curso, a Ministra garantiu que “a campanha prossegue como estava determinado” e “está a decorrer a um ritmo muito encorajador”, afirmou. “Conseguimos vacinar mais de 120 mil pessoas por dia, em média, o que nos permitiu atingir já uma vacinação de parte significativa da população e sobretudo ter a expetativa de na segunda semana de agosto conseguir atingir uma nova marca em termos do que era o nosso calendário”.


Instituto Ricardo Jorge publica boletim intercalar de vigilância da gripe e outros vírus respiratórios

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge publica boletim intercalar de vigilância da gripe e outros vírus respiratórios

21-07-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgou um Boletim intercalar de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios, relativo à semana 27 (05-11 julho). Esta publicação, realizada fora dos períodos formais de vigilância, justifica-se pela alteração da situação epidemiológica, que reflete atualmente um aumento das infeções respiratórias.

Entre 5 e 11 de julho, observou-se um acréscimo das infeções respiratórias, em especial por Picornavirus e Vírus Sincicial Respiratório. Esta tendência tem sido observada nas últimas semanas mas, apesar deste aumento, não foram identificados vírus da gripe em circulação, sendo que a evolução da situação será acompanhada nas próximas semanas, durante as quais será também publicado o Boletim de vigilância da gripe e de outros vírus respiratórios.

A vigilância da gripe e de outros vírus respiratórios é feita durante todo o ano, sendo o boletim de vigilância publicado semanalmente entre outubro e maio, por ser a época de habitual circulação destes agentes. Durante os meses de verão é feita a publicação de boletins intercalares, ou seja, entre os períodos formais de vigilância, se houver alguma alteração da situação epidemiológica.

Coordenado pelo INSA, o Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG) tem como principais objetivos identificar os vírus da gripe e outros vírus respiratórios em circulação no território nacional, assim como monitorizar a evolução da atividade epidémica da gripe e caracterizar genética e antigenicamente os vírus da gripe. As atividades do PNVG são desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas e pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

Este programa, que se inicia no princípio de outubro e termina em maio do ano seguinte, integra as componentes clínica e laboratorial da vigilância. A primeira é constituída pelas taxas de incidência da síndroma gripal, estimadas através da notificação dos novos casos da doença ocorridos nas listas de utentes dos médicos participantes na Rede Médicos-Sentinela e identificados segundo critérios exclusivamente clínicos. A segunda é obtida através da identificação dos vírus isolados em amostras respiratórias (exsudados nasofaríngeos) recolhidos nos utentes identificados como tendo síndroma gripal, quer nas Redes Sentinelas, como na Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe Esta última época (2020/21), dadas as alterações no atendimento de doentes com infeções respiratórias, o PNVG passou a integrar também a Rede Sentinela de Áreas de Atendimento a Doentes Respiratórios.

Parte da informação, provisória, obtida através deste programa, é enviada semanalmente para a ECDC – WHO/Europe Joint Surveillance, de forma a permitir, juntamente com a informação enviada por mais de 40 países, a descrição da atividade gripal na Europa e, ainda, identificar precocemente eventuais surtos de gripe nos países participantes. Esta informação está semanalmente disponível no Boletim Flunews Europe (https://flunewseurope.org/).
A publicação da informação é efetuada semanalmente, à quinta-feira, no Boletim da Vigilância Epidemiológica da Gripe, sendo que o primeiro Boletim da época 2021/22 será publicado no dia 8 de outubro.


Saúde | Estado da Nação

21/07/2021

Governo anuncia vacinação de 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos até 19 de setembro

O Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou hoje a meta de vacinar com duas doses contra a Covid-19, no período entre 14 de agosto e 19 de setembro, 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos.

Na sua intervenção que abriu o debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia de República, António Costa anunciou esta meta do processo de vacinação contra a Covid-19, que se destina sobretudo a proteger o início do próximo ano letivo.

“Estamos numa corrida contra o tempo, uma corrida entre a vacinação e a sucessão de novas variantes”, começou por afirmar o governante, defendendo que, até agora, o seu Governo, tem cumprido as metas fixadas.

“Como previsto, em meados de agosto teremos 73% da população adulta com a vacinação completa e 82% com pelo menos a primeira dose administrada. É tempo de alargar a nossa ambição e garantir também a proteção das crianças e jovens”, afirmou.

De acordo com António Costa, impõe-se antecipar objetivos em relação a esta faixa etária, “de modo a que o novo ano letivo se possa reiniciar sem risco de novas interrupções do ensino presencial”.

“Aguardamos uma decisão final da Direção Geral da Saúde sobre a vacinação desta população. Mas tudo está preparado para nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro serem administradas as duas doses de vacina às cerca de 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos”, esclareceu o Primeiro-Ministro.

António Costa defendeu ter ficado “demonstrada a importância do investimento iniciado em 2016 nos recursos humanos, que permitiu reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais 28.984 profissionais de saúde (+24%, entre os quais se incluem mais 5.820 médicos, mais 10.734 enfermeiros, mais 1.996 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica), dos quais 4.366 desde final do ano passado”.

Para o líder do Governo, “importa agora assegurar a sua vinculação através dos concursos já abertos e iniciar a concretização do regime de dedicação plena, conforme previsto no Programa do Governo e na Lei de Bases da Saúde”.

O Preimeiro-Ministro acrescentou ainda que 1,383 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ser dedicados para “reforçar os programas de saúde mental e oral, equipar os centros de saúde com meios complementares de diagnóstico, criar novas unidades móveis para a prestação de cuidados de saúde nas regiões de baixa densidade, abrir mais 5.500 camas de cuidados continuados e outras 400 para cuidados paliativos”.


Investigação científica e clínica

21/07/2021

INSA e Fundação Calouste Gulbenkian assinam protocolo de cooperação

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, participou hoje na Cerimónia de Assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Fundação Calouste Gulbenkian (através do Instituto Gulbenkian de Ciência-ICG), que visa desenvolver iniciativas no domínio da investigação científica e clínica.

O acordo celebrado prevê a colaboração no âmbito do estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2, que o IGC e o INSA têm vindo a desenvolver desde abril de 2020. Um trabalho conjunto que já permitiu a sequenciação de milhares de amostras do SARS-CoV-2, e que se tem revelado essencial na intervenção e definição de políticas de contenção da atual pandemia.


Controlo do Tabaco da OMS

21/07/2021

Portugal distinguido como estudo de caso na adoção de boas práticas

Portugal foi identificado como estudo de caso na adoção de boas práticas no fortalecimento da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das metas do objetivo n.º3 da Agenda 2030 – Saúde de Qualidade.

Foram destacadas as iniciativas de implementação da CQCT da OMS a nível nacional, através dos pilares estratégicos do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, bem como da sua integração noutros planos nacionais.

Foi também destacada a adesão de Portugal ao “Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco” e a aprovação de medidas de proteção de exposição ao fumo do tabaco em locais públicos fechados e meios de transporte.

Para saber mais

OMS > Notícia (em inglês)

Manual “Guide for WHO FCTC Parties on including SDG Target 3.a in Voluntary National Reviews” consultável em: https://www.who.int/fctc/VNR_Guide_7July2020.pdf.