Notícias em 22/07/2021

Relatório de Situação nº 507 | 22/07/2021

Relatório de Situação nº 507 | 22/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 507 | 22/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução do Conselho de Ministros n.º 96-A/2021 – Diário da República n.º 141/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-07-22
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas aplicáveis a determinados municípios no âmbito da situação de calamidade


Relatório de Vacinação nº 23 | 27/12/2020 a 18/07/2021 – DGS

Relatório de Vacinação nº 23 | 27/12/2020 a 18/07/2021

COVID-19: Plano de Vacinação | Relatório de Vacinação | Portugal Continental | Semana 28 | 27/12/2020 a 18/07/2021


Despacho nº 020/2021 de 21/07/2021 – DGS

Despacho nº 020/2021 de 21/07/2021

Atualização da Comissão Técnica de Vacinação contra COVID-19


COVID-19 Vaccine Janssen: Síndrome de Guillain-Barré incluída como efeito indesejável muito raro

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

22 jul 2021

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) será incluída na informação da vacina como efeito indesejável muito raro da COVID-19 Vaccine Janssen através de uma advertência para alertar os profissionais de saúde e as pessoas vacinadas para a possibilidade de ocorrência deste acontecimento.

A SGB é uma doença neurológica rara originada por dano causado às células nervosas periféricas pelo sistema imunitário, podendo resultar em dor, dormência e fraqueza muscular ou, nos casos mais graves, progressão para paralisia. A maioria das pessoas recupera totalmente.

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC na sigla em inglês) da Agência Europeia do Medicamento avaliou os dados disponíveis, incluindo os casos existentes na base de dados europeia de reações adversas a medicamentos (EudraVigilance) e informações da literatura científica. O PRAC analisou 108 casos de SGB notificados em todo o mundo, até 30 de junho, quando mais de 21 milhões de pessoas tinham já recebido esta vacina. Entre estes casos, houve um com desfecho fatal. Após avaliar os dados disponíveis, o PRAC considerou que é possível a existência de uma relação causal entre a vacina COVID-19 Janssen e a SGB.

Embora a notificação de casos de SGB após a vacinação com a COVID-19 Vaccine Janssen tenha sido muito rara, os profissionais de saúde devem estar alertados para sinais e sintomas de SGB, considerando a gravidade desta doença, permitindo assim o seu diagnóstico precoce e a administração de cuidados de suporte ou tratamento.

As pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, como fraqueza nas extremidades, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos (lista completa de sintomas mais adiante).

Uma revisão de casos de SGB também ocorreu recentemente para a vacina Vaxzevria (anteriormente COVID-19 Vaccine AstraZeneca). A informação da vacina Vaxzevria já inclui uma advertência sobre a SGB. Não foi ainda identificada nenhuma associação entre SGB e as vacinas COVID-19 Comirnaty e Spikevax (anteriormente COVID-19 Vaccine Moderna).

Informações para pessoas vacinadas:

  • A síndrome de Guillain-Barré (SGB) ocorreu muito raramente em pessoas que receberam a COVID-19 Vaccine Janssen;
  • A SGB é uma doença neurológica rara no qual o sistema imunitário ataca erroneamente os nervos localizados fora do cérebro e da medula espinal. Os sintomas de SGB vão de fraqueza moderada a paralisia grave. A maioria das pessoas acaba por recuperar completamente, mesmo dos sintomas mais graves, enquanto algumas podem continuar a apresentar algum grau de fraqueza;
  • Procure atendimento médico imediato se desenvolver sintomas de SGB após ser vacinado com a vacina COVID-19 Janssen.

Os sintomas incluem:

  • visão dupla ou dificuldade em mover os olhos;
  • dificuldade em engolir, falar ou mastigar;
  • problemas de coordenação e instabilidade;
  • dificuldade em andar;
  • sensação de “formigueiro” nas mãos e pés;
  • fraqueza nos membros, tórax ou face;
  • problemas com o controle da bexiga e função intestinal.

Informações para profissionais de saúde:

  • Ocorreram muito raramente casos de SGB após a vacinação com a COVID-19 Vaccine Janssen;
  • Devem aconselhar as pessoas vacinadas com a COVID-19 Vaccine Janssen a procurar atendimento médico imediato se tiverem sintomas sugestivos de SGB;
  • Devem estar alerta para sinais e sintomas de SGB, garantindo o diagnóstico correto (excluindo outras causas) e o início de cuidados de suporte e tratamento adequados;
  • A informação da vacina COVID-19 Vaccine Janssen incluirá o SGB nas secções 4.4 como advertência e 4.8 como um efeito indesejável muito raro.

O Infarmed e a Agência Europeia do Medicamento confirmam que os benefícios da COVID-19 Vaccine Janssen continuam a superar os seus riscos.

É importante notificar ao Sistema Nacional de Farmacovigilância suspeitas de reações adversas, em particular reações graves ou não identificadas previamente na informação do produto. Deverá fazê-lo diretamente através do Portal RAM.

O Conselho Diretivo


12 mil vacinas disponibilizadas por Portugal ajudam Timor a combater a COVID-19 – DGS

12 mil vacinas disponibilizadas por Portugal ajudam Timor a combater a COVID-19

Portugal disponibilizou a Timor-Leste um lote de vacinas contra a COVID-19 composto por 12 mil doses e ainda material necessário para viabilizar a sua administração, designadamente seringas e agulhas.

As vacinas chegaram a Díli a bordo de um Boeing 767-300 da euroAtlantic Airways (EAA), empresa que desde o início da pandemia tem realizado vários voos entre Lisboa e Díli, sendo, em alguns momentos, uma das poucas alternativas para os portugueses viajarem entre as duas cidades.

“É um primeiro lote destinado a um combate que transcende atualmente quaisquer fronteiras, o combate para pôr termo à situação pandémica que enfrentamos atualmente”, disse o embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira.

Com esta ação conclui-se o primeiro ciclo de envio de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, no âmbito do compromisso de disponibilizar àqueles países pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, salientou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A operacionalização desta iniciativa é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Díli, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.


Covid-19 | Controlar a pandemia

22/07/2021

Conselho de Ministros decidiu prolongar a situação de calamidade até 8 de agosto

O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 8 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, a Ministra Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, informou que o nível de transmissão continua acima de 1, mas que “é menor que nas últimas semanas”.

Cento e dezasseis dos 278 concelhos de Portugal continental estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23h00 e as 05h00.

Segundo a atualização do mapa de risco, existem 61 concelhos em risco muito elevado e 55 em risco elevado, contabilizando um total de 116 territórios em maior risco, quando a semana passada eram 90.

Esta semana não há qualquer alteração das regras vigentes, ficando o Governo a aguardar pela reunião do Infarmed na próxima terça-feira. De acordo com Mariana Vieira da Silva, o Governo tomará decisões com base nas informações que serão transmitidas pelos peritos.

Para saber mais, consulte:

Controlar a pandemia – Conselho de Ministros 22 de julho de 2021


Comunicado de Imprensa – Aprovados medicamentos para tratamento da Fibrose Quística – Infarmed

InfarmedImg

22 jul 2021

Aprovação do medicamento Kaftrio e nova indicação terapûtica do medicamento Orkambi.

Consulte o comunicado de imprensa em anexo.


Tratamento da fibrose quística

22/07/2021

Infarmed aprovou os medicamentos Kaftrio e Orkambi

O medicamento Kaftrio e uma nova indicação terapêutica do fármaco Orkambi foram aprovados para utilização nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no tratamento da fibrose quística.

Em comunicado, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica que o medicamento Kaftrio foi aprovado para utilização, num determinado regime terapêutico, em doentes de idade igual ou superior a 12 anos.

Quanto ao medicamento Orkambi, está aprovado para tratamento da fibrose quística em crianças com idades entre dois e 11 anos.

A nota sublinha ainda que o financiamento para utilização destes medicamentos no SNS é regido por um contrato entre a empresa titular do medicamento e o Infarmed, autorizado pelo Secretário de Estado da Saúde.

Até aqui, existiam em Portugal três medicamentos moduladores aprovados para a fibrose quística, uma doença crónica, hereditária, causada por alterações no gene CFTR.

Para saber mais, consulte:

Infarmed – https://www.infarmed.pt


Dia Mundial do Cérebro

22/07/2021

Data comemorativa visa alertar para as doenças neurológicas

Comemora-se esta quinta-feira, dia 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro, que tem como objetivo alertar para as grandes questões do cérebro e para a importância da sua discussão na qualidade da vida humana.

“STOP Multiple Sclerosis” é o tema central deste ano e pretende chamar a atenção da sociedade, dos media e dos decisores políticos para a dimensão individual e social da esclerose múltipla e para as suas repercussões socioeconómicas.

Em Portugal, esta doença crónica, degenerativa e autoimune, afeta mais de 8.000 pessoas e é mais prevalente nas mulheres do que nos homens. Surge frequentemente em jovens adultos entre os 20 e os 40 anos.

Esta iniciativa é promovida pela World Federation of Neurology.