Notícias em 15/10/2021

Relatório de Situação nº 592 | 15/10/2021

Relatório de Situação nº 592 | 15/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 592 | 15/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação 


Covid-19 | Estudo pioneiro

15/10/2021

HFF participa em estudo sobre vacinação em doentes oncológicos

As conclusões preliminares de um estudo efetuado pelo Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), revelam que as vacinas contra a Covid-19 não são tão eficazes em doentes oncológicos como em pessoas saudáveis.

Este estudo, que envolveu 211 pacientes oncológicos em tratamento no HFF, tem como investigador principal o médico interno do Serviço de Oncologia deste Hospital, Tiago Tomás.

As conclusões preliminares do estudo indicam também que a eficácia da vacina contra a Covid-19 nos doentes com cancro varia consoante o tratamento e terapêutica a que são sujeitos. Tal é particularmente pertinente e promissor, por envolver doentes de um grupo de risco que tem mais probabilidades de desenvolver doença grave por Covid-19.

Os dados apontam também para a aparente maior eficácia das vacinas de mRNA nos doentes com cancro: 90.5% dos doentes oncológicos que foram inoculados com uma vacina de mRNA (Moderna ou Pfizer/BioNTech) apresentam anticorpos contra o SARS-CoV-2 três semanas após a vacinação completa, ao passo que apenas 65% dos doentes que receberam uma vacina de adenovírus (vacinas da AstraZeneca ou da Jansen) desenvolveram imunidade contra a Covid-19.

Estes resultados apresentam diferenças notórias quando comparados com resultados de estudos anteriores, coordenados pelo IGC e envolvendo uma amostra de profissionais de saúde e profissionais de educação saudáveis. Nestes, a vacinação completa com a vacina de mRNA da Pfizer/BioNTech induziu a produção de anticorpos em 99,8% dos participantes, enquanto a vacinação completa com a vacina AstraZeneca teve resultados um pouco inferiores, de 97.7%.

A resposta, dos doentes oncológicos que integraram a amostra, às vacinas de mRNA evidenciam que os tratamentos que estes doentes estão sujeitos podem influenciar igualmente a resposta à vacina. Dos doentes sob terapêutica imunossupressora, como quimioterapia e terapêutica-alvo, 88% geraram anticorpos após a conclusão do esquema vacinal, enquanto uma percentagem mais elevada, de 98% dos doentes submetidos a outros tipos de terapêuticas, produziu anticorpos após a vacinação.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Norma nº 007/2021 de 15/10/2021 – DGS

Norma nº 007/2021 de 15/10/2021

Programa Nacional de Vacinação 2020: Vacinação contra gastroenterite por rotavírus de crianças pertencentes a grupos de risco 

 

Elevada adesão ao Webinar de lançamento do Guia Técnico n.º 3 de Saúde Ocupacional relativo aos riscos psicossociais – DGS

Elevada adesão ao Webinar de lançamento do Guia Técnico n.º 3 de Saúde Ocupacional

Inscreveram-se no Webinar de lançamento do “Guia Técnico n.º 3: Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho” cerca de 1300 pessoas, de várias regiões do país e da Europa. Este Webinar, organizado pelo Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) da Direção-Geral da Saúde e realizado no dia 28 de setembro de 2021, teve mais de 800 participantes a assistir, número indicador do grande interesse por esta área de trabalho. 

O Webinar teve na sua abertura a participação das Ordens dos Médicos, dos Psicólogos e dos Enfermeiros, simbolizando o trabalho em equipa que os Serviços de Saúde Ocupacional devem privilegiar no âmbito dos riscos psicossociais. Seguidamente o Coordenador do PNSOC, Dr. Rocha Nogueira, procedeu à apresentação sumária do Guia Técnico. Houve ainda espaço para uma partilha de experiências realizada pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e pela Autoridade para as Condições do Trabalho, entidades que participaram na elaboração deste Guia Técnico. A abertura e encerramento estiveram a cargo da Direção-Geral da Saúde, nas pessoas do Dr. Rui Portugal, Subdiretor-Geral da Saúde, e da Dr.ª Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde. 

Tendo em conta o sucesso desta sessão e os pedidos de visualização do Webinar, disponibiliza-se o vídeo neste link.


Seminário “Prevenção da Violência no Setor da Saúde – Oficinas de Cocriação” – DGS

Seminário

Realiza-se no próximo dia 10 de novembro de 2021 (9h30-16h30 – em modo virtual) o seminário “Prevenção da Violência no Setor da Saúde – Oficinas de Cocriação”. 

Este seminário visa dar a conhecer as estratégias e os projetos criados pelas Administrações Regionais de Saúde, I.P. (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) no âmbito das Oficinas de Cocriação do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS). 

 Este evento é uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde (DGS)/Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV) e do Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA,I.P.), em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande. 

O programa e mais informação serão disponibilizados brevemente no site da DGS e do INA, I.P..

Inscrições online aqui.


DGS associa-se a campanha que promove confiança nas escolhas alimentares

DGS associa-se a campanha que promove confiança nas escolhas alimentares

A Direção-Geral da Saúde associa-se à campanha “#EUChooseSafeFood” da Comissão Europeia, resultado de uma parceria entre a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). 

Escolher e preparar uma refeição para si, para um grupo de amigos ou para a família é uma responsabilidade. Além de fazer uma refeição saborosa, precisa de garantir que a comida é fresca, que não contém alergénios indesejados e que foi armazenada e confecionada corretamente. 

A campanha da EFSA tem como objetivo consciencializar a população para a ciência que está por detrás da segurança alimentar na União Europeia e ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas acerca das escolhas alimentares do dia-a-dia. 

O objetivo da campanha, a nível europeu, é encorajar a sociedade a tomar decisões alimentares com confiança, explicando o papel essencial da ciência e dos cientistas na segurança alimentar. 

Desde ajudar a decifrar as etiquetas e a compreender os aditivos, até aconselhar sobre o porquê de as batatas cruas não deverem ser conservadas no frigorífico, a campanha oferece informação de grande utilidade prática para os consumidores. 


Mês dos Cuidados Paliativos

15/10/2021

Hospital de Santarém dinamiza várias atividades no mês de outubro

Durante o mês de outubro, decorre no Hospital Distrital de Santarém (HDS) o “Mês dos Cuidados Paliativos”. A iniciativa, organizada pela Equipa Intrahospitalar de Suporte e Cuidados Paliativos do HDS (EIHSCPHDS), pretende sensibilizar para os cuidados paliativos, que assumem um papel fundamental na vida de muitos doentes e famílias.

O programa teve início no dia 1 de outubro, com a atuação musical de João Maria Baião, finalista do Programa The Voice Portugal, que teve lugar no Jardim Interior do HDS. No mesmo dia, foi inaugurada a exposição “A Cada Momento” e um mural interativo intitulado “Antes de morrer eu quero …”.

O mês de outubro será marcado pela realização de diversas iniciativas dirigidas a profissionais e utentes, que terão lugar quer nas instalações do hospital, quer na página institucional do Facebook (facebook.com/HospitalDistritalSantarem), na qual serão partilhados conteúdos vários, como por exemplo, vídeos de sensibilização para a temática, envolvendo o testemunho de elementos da EIHSCPHDS, familiares de utentes, entre outros.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Tuberculose | Redução de casos

15/10/2021

Casos de tuberculose em Portugal diminuíram em 2020

Portugal registou em 2020 “uma diminuição” efetiva dos casos de tuberculose, afirmou a Diretora do Programa Nacional da Direção-Geral da Saúde (DGS), Isabel Carvalho.

“Em Portugal, houve, de facto, uma diminuição dos casos. Não há uma subnotificação”, frisou Isabel Carvalho após a divulgação do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença infecciosa, divulgado na quinta-feira, dia 14 de outubro.

Portugal tem “um sistema muito bem montado de notificação”, assinalou, considerando que “é preciso perceber o porquê da diminuição, porque houve uma quebra significativa do número de pessoas que recorreram aos serviços e aos cuidados de saúde na área da tuberculose”, nomeadamente por parte dos “mais vulneráveis”, apesar de os Centros de Diagnóstico Pneumológico (CDP) se terem mantido abertos durante os confinamentos impostos pela Covid-19.

“Isso é que tem de ser trabalhado e que temos estado a trabalhar”, destacou, acrescentando que o isolamento social e o uso da máscara reduziram o contágio também de tuberculose.

De acordo com o Relatório Global da Tuberculose, Portugal desceu dos “cerca de 1.800” casos em 2019 para 1.445 em 2020.

A OMS realça ainda no relatório que “muito menos pessoas foram diagnosticadas” com a doença (de 7,1 milhões em 2019 para 5,8 milhões em 2020).

Em Portugal, tem havido ao longo dos anos “uma regressão progressiva e sustentada”, disse Isabel Carvalho, destacando que “Portugal prima até por muito boas práticas na área da tuberculose, nomeadamente o tratamento gratuito e o acesso facilitado (…) às consultas especializadas”.

Porém, é preciso “acelerar esta tendência decrescente”, reconheceu, admitindo que Portugal ainda vá continuar na cauda da Europa por algum tempo. “Embora [Portugal] esteja a fazer um bom trabalho, ainda não atingimos o patamar de estar na mesma linha do que países como Espanha ou França”, afirmou a responsável.

Para tal, é necessária uma “atuação mais dirigida” aos mais vulneráveis – nomeadamente pessoas sem-abrigo, pessoas com dependências, pessoas com HIV/sida – e “trabalhar a informação para caracterizar bem cada região, pois cada zona tem determinantes sociais que exigem respostas adaptadas”. E ainda “aumentar a literacia” de todos sobre a doença, frisou a diretora do programa nacional.


Nova cirurgia na ULSLA

15/10/2021

Serviço de Oftalmologia inicia técnica cirúrgica Vitrectomia

O Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) iniciou, no passado dia 8 de outubro, a técnica cirúrgica Vitrectomia.

Com este procedimento, os utentes passam a ser operados no Hospital do Litoral Alentejano, em vez de serem encaminhados para outras unidades de saúde, o que significa um aumento da comodidade, qualidade e proximidade nos cuidados aos utentes da região.

Esta técnica dá resposta a doentes com diversas patologias, tais como, descolamento de retina, retinopatia diabética, doenças maculares como buraco macular ou membrana epiretiniana ou traumatologia ocular.

Para saber mais, consulte:

ULSLA > Notícias


Nota à comunicação social

15/10/2021

Memorando de entendimento na área da Saúde assinado hoje no Brasil

Será assinado esta sexta-feira, dia 15 de outubro, em Brasília um memorando com vista à criação de uma rede de hospitais beneficentes portugueses no Brasil.

O memorando será assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, em representação do Governo português, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e por instituições beneficentes de matriz portuguesa.

Esta será a génese da rede “PORTUGAL SAÚDE NO BRASIL”, que estabelecerá uma parceria entre instituições, quase todas centenárias, que têm dado provas de trabalho meritório na prestação de cuidados de saúde à população local, e à comunidade portuguesa e luso-descendente; o Governo português; e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cuja ação social é conhecida e reconhecida.

Um dos objetivos da iniciativa “PORTUGAL SAÚDE NO BRASIL” é incentivar sinergias, ganhos de escala e de visibilidade conjunta, tanto junto da população, como de interlocutores institucionais, no Brasil e em Portugal.

Pretende-se, também, uma partilha útil de experiências e boas práticas vigentes em Portugal com estas instituições a operar no Brasil, que são um apoio incontornável também à nossa comunidade naquele país.


Dia Mundial da Lavagem das Mãos

15/10/2021

Lavar as mãos é fundamental para prevenir doenças e infeções

Celebra-se esta sexta-feira, dia 15 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. O objetivo da efeméride é motivar as pessoas a lavar as mãos com sabão, com frequência, para prevenir doenças e infeções.

A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil: o pequeno gesto de lavar as mãos com sabão reduz a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infeções respiratórias.

No contexto de pandemia de Covid-19, o simples ato de lavar as mãos ganhou toda uma nova dimensão e relevância. Hoje, a higiene das mãos é vista como uma das grandes armas de prevenção de contágio, e é o foco de diferentes ações de formação e sensibilização por parte da Direção-Geral de Saúde, algumas delas promovidas através da plataforma NAU-Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências.   

A inscrição nos cursos é gratuita, sendo necessário o registo prévio na plataforma NAU.

Para saber mais, consulte:


Atrofia Muscular Espinal

15/10/2021

Financiamento público do medicamento Zolgensma foi aprovado

Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção terapêutica para as crianças com atrofia muscular espinhal tipo I, uma doença genética rara que atinge cerca de uma em cada 11 mil crianças.

Trata-se de um medicamento cujo mecanismo de ação se encontra direcionado para a causa da doença, com um esquema de administração de dose única.

Com esta aprovação ficam regulados os termos e condições em que o medicamento é adquirido no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A decisão de financiamento deste medicamento resulta de um processo de avaliação que analisou a sua mais-valia para os doentes e o impacto na sustentabilidade do SNS.

Durante o processo de avaliação o acesso a todos aqueles que podiam beneficiar com este medicamento foi assegurado através de autorizações excecionais de utilização ao abrigo de um Programa de Acesso Precoce, tendo sido concedidas um total de 17 autorizações.

Para saber mais, consulte:

Infarmed – https://www.infarmed.pt/


CMIN Summit ’21

15/10/2021

Ministra da Saúde participa em encontro científico, no Porto

No dia 14 de outubro, a Ministra da Saúde marcou presença no encontro científico CMIN Summit ’21, dedicado ao tema “Nascer e Crescer Saudável no século XXI”. A organização do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) decorreu no Porto.

Na sessão de abertura, Marta Temido começou por destacar a diminuição da mortalidade infantil em Portugal nas últimas 2 décadas, evidenciando que em 2000 ocorriam 5,5 óbitos por 1000 nados vivos versus 2,4 óbitos por 1000 nados vivos em 2020. “Esta é a taxa mais baixa de sempre”, disse, o que faz de Portugal “um dos países com uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo”.

O painel dedicado aos desafios de “Nascer e Crescer Saudável” contou com a participação de Hélder Pacheco, professor de História Social e Cultural do Porto, de Henrique Barros, médico e docente da Faculdade de Medicina do Porto, e da eurodeputada Chrysoula Zacharopoulou, através de gravação vídeo.

Nas mensagens finais, a Ministra da Saúde evidenciou que “o debate deixou bem claro a importância dos determinantes em saúde, a par de um sistema de saúde que contribui para estes resultados”.

Marta Temido frisou ainda que para além do contributo dos serviços de saúde, nascer e crescer saudável obriga ainda a considerar os desafios associados a doenças como a obesidade infantil e problemas de saúde oral, mental, visual e auditiva. Para Marta Temido, não basta termos mais crianças, “têm de ser mais saudáveis”.


Semana da Saúde Mental

15/10/2021

Hospital de Santarém dinamizou semana temática, de 8 a 14 de outubro

Decorreu, entre 8 e 14 de outubro, a Semana da Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS). O evento, dinamizado pela Associação r.INserir – projeto OficINa – Arte Bruta Inclusiva, pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e pela Unidade de Psicologia do HDS, incluiu diversas atividades e teve como principal objetivo a promoção da saúde mental.

A semana iniciou-se com uma tertúlia intitulada «A arte cura?», moderada por Carla Ferreira, enfermeira do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDS. Realizaram-se ainda três workshops de Stencil, dois abertos à comunidade, e um no formato networking.

Adicionalmente, no âmbito da literacia para a saúde, o HDS editou uma revista em colaboração com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, dirigida a utentes do HDS, cujo conteúdo versa sobre diversas temáticas relacionadas com a saúde mental, como por exemplo, a ansiedade, as perturbações no sono (na criança e no adulto) ou a hiperutilização das redes sociais na infância e adolescência.

Ao longo da Semana da Saúde Mental decorreu ainda nas instalações do HDS a «Campanha Pensa Positivo, Ganha Saúde», realizada com o intuito de promover a Saúde Mental através de mensagens positivas, dirigida a utentes e profissionais do hospital e promovida pela Unidade de Psicologia do HDS.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Reforço de profissionais no SNS

15/10/2021

Marta Temido destaca o aumento de profissionais no SNS desde 2015 até este ano

A Ministra da Saúde, Marta Temido, destacou que, desde 2015 até setembro de 2021, o Governo aumentou o número de profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo agora tempo de melhorar as suas condições de trabalho.

À margem do Congresso Nacional de Saúde Materno-infantil “CMIN Summit’21”, que decorreu a 14 de outubro, organizado pelo Centro Materno-infantil do Norte (CMIN), no Porto, a governante referiu que há áreas que são carenciadas e onde terá que continuar o esforço de contratações.

Questionada sobre as demissões de profissionais de saúde em diferentes hospitais do país, a governante indicou que só em contratos líquidos, desde dezembro de 2020 a setembro de 2021, são mais 4.300 profissionais.