Notícias em 04/11/2021

Relatório de Situação nº 612 | 04/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 612 | 04/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Doação de vacinas

04/11/2021

Portugal doa mais 187 mil doses de vacinas a Moçambique

O Governo português entregou esta quinta-feira, dia 4 de novembro, mais 187.200 doses de vacinas da AstraZeneca contra o novo coronavírus a Moçambique.

Na cerimónia de entrega das vacinas, que decorreu no aeroporto de Maputo, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Matos Fernandes, referiu que «é um gosto poder participar numa cerimónia que sendo simbólica é tão relevante para a melhoria da saúde pública em Moçambique».

O Ministro das Obras Públicas e Habitação de Moçambique, João Machatine, disse que a doação irá fazer uma «enorme diferença» no processo de vacinação no país.

Segundo as autoridades, trata-se da quarta oferta de vacinas de Portugal, superando meio milhão (547.000) oferecidos pelo país.


HFZ-Ovar | Serviço de Pediatria

04/11/2021

Pediatria com circuito separado desde o início de outubro

O Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) tem, desde o início de outubro, um circuito separado, possuindo espaço próprio e independente, o que permite uma maior operacionalidade.

De acordo com coordenador do serviço de Pediatria do HFZ-Ovar, Telmo Fonseca, «esta área destinada exclusivamente à pediatria sofreu algumas obras, melhorando, de forma significativa, a nossa atividade, oferecendo, assim, um melhor atendimento aos utentes, após um período de limitações provocado pela pandemia».

Para o responsável, este melhoramento possibilita «uma nova dinâmica» no dia-a-dia da instituição, superados os picos de Covid-19, registando-se, agora, um aumento da afluência de utentes que tinham diminuído as idas ao hospital.

O serviço de consulta da especialidade (pediatria geral) funciona de segunda a quinta-feira, entre as 08h30 e as 17h30, e à sexta-feira, das 08h30 às 14h30.

A pediatria desta unidade hospitalar disponibiliza ainda consulta aberta (seis atendimentos por dia), cuja marcação se realiza no próprio dia, de forma presencial, independentemente do facto de a criança ter histórico de atendimento neste hospital.

A consulta aberta destina-se a solucionar situações agudas, passíveis de solução no curto prazo e não terá continuidade assistencial no serviço, exceto se o pediatra considerar pertinente a continuidade de cuidados especializados de pediatria.

Para saber mais, consulte:

HFZ Ovar – https://www.hovar.min-saude.pt/


Dia Mundial da Diabetes

04/11/2021

CHL dedica o mês de novembro à sensibilização da doença

A Unidade Integrada da Diabetes do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), integrada na Unidade Coordenadora e Funcional da Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, dedica o mês de novembro ao tema da Diabetes, através da sensibilização da comunidade para a importância do acesso aos cuidados de saúde para prevenir e tratar a doença.

Estas iniciativas inserem-se nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala em 14 de novembro.

Assim, durante o mês de novembro serão divulgados dados, alertas e dicas sobre a diabetes no site e nas redes sociais do CHL, bem como a elaboração de cartazes, que serão afixados na entrada principal do Hospital de Santo André e no átrio da Consulta Externa. Este ano assinala-se também o centenário da descoberta da insulina, um marco histórico para o tratamento e controlo da diabetes.

Para a Diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do CHL, Alexandra Vieira, «Na diabetes, a literacia em saúde é importante a dois níveis: na prevenção da doença e nos cuidados de saúde. A adoção de estilos de vida saudáveis (atividade física e alimentação saudável) são fundamentais para a prevenção da diabetes tipo 2 e para uma melhor gestão da doença caso ela já se tenha instalado».

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, o tema do Dia Mundial da Diabetes 2021-2023 foca o acesso aos cuidados para a diabetes, pois ainda existem milhões de pessoas no mundo que não têm os cuidados de saúde que necessitam.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Prevenção de infeções pelo VIH

04/11/2021

CHUSJ e Abraço celebram protocolo para descentralização de consulta

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Associação Abraço, no sentido de descentralizar a consulta de PrEP (Profilaxia Pré-exposição), com o objetivo de prevenir e reduzir o risco de contrair infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).

A PrEP é uma intervenção eficaz de prevenção do VIH, que consiste na toma de um medicamento para prevenir a infeção em pessoas seronegativas. Vários ensaios clínicos demonstraram a eficácia da PrEP que, quando tomada devidamente, tem uma eficácia próxima dos 100%.

A descentralização da consulta de PrEP é benéfica para os utentes porque permite disponibilizar esta resposta num ambiente de proximidade.

De acordo com Rosário Serrão, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infeciosas/Clínica de Ambulatório VIH, «A pandemia de Covid-19 levou a uma maior procura no acesso à consulta PrEP, pelo que se torna imprescindível implementar novos modelos de intervenção que facilitem o acesso atempado da população que necessita de PrEP. Facilitar o acesso significa diminuir os novos casos de infeção por VIH.»

Cristina Sousa, Presidente da Abraço, realça a importância da descentralização da consulta hospitalar para uma intervenção de base comunitária «que tornará o acesso menos burocrático e moroso, integrando a consulta de rastreio e a consulta de PREP no mesmo espaço, sem implicar a deslocação da pessoa ao meio hospitalar. Esta situação permitirá organizar melhor e mais rapidamente a resposta médica.»

A consulta descentralizada estará disponível a partir de novembro no centro comunitário de rastreio da Abraço no Porto e contará com a presença de um infeciologista e enfermeiro do CHUSJ, assegurando a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


ULS Guarda | Programa Bairro Feliz

04/11/2021

Projeto que visa a promoção do exercício físico foi o mais votado

A Causa da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi a mais votada pela comunidade na Loja do Pingo Doce da Guarda-gare, no âmbito do Programa Bairro Feliz.

A ULS refere, em comunicado, que o projeto visa a implementação de um circuito de caminhada de quatro quilómetros, que vai desde o Parque da Saúde ao Pingo Doce da Guarda-gare.

Este projeto visa promover a prática de exercício físico ao ar livre, em pleno centro da cidade, numa aposta na prevenção de doenças na melhoria da qualidade de vida.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Prémio Saúde Sustentável 2021

04/11/2021

Garcia de Orta premiado na categoria Inovação e Transformação Digital

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Garcia de Orta (HGO) venceu o Prémio Saúde Sustentável 2021 na categoria Inovação e Transformação Digital com o projeto «A utilização de IoT na monitorização de doentes em hospitalização domiciliária».

A utilização de IoT na monitorização de doentes em hospitalização domiciliária do HGO foi implementada em abril de 2020 com o objetivo de garantir a monitorização próxima, remota e fiável dos doentes sem a necessidade de visitas presenciais.

O projeto consiste na criação e desenvolvimento de um kit de telemonitorização colocado em casa do doente que permite a interação com o doente, possibilitando aos profissionais de saúde avaliar os parâmetros clínicos em tempo real e realizar videoconsultas.

Esta solução, desenvolvida pelo HGO com a colaboração da Lean Health Portugal, Vodafone IoT Portugal e ThinkDigital, permitiu uma melhor articulação entre a UHD e os doentes, contribuindo para o aumento da satisfação dos utentes e o aumento dos níveis de confiança. Por outro lado, esta ferramenta permitiu aumentar o número de vagas na UHD, com consequente redução do número de visitas e de custos, bem como diminuir o número de infeções associadas aos cuidados de saúde.

O kit de monitorização é composto por nove dispositivos: esfigmomanómetro, oxímetro, termómetro, glucómetro, balança, sensor de queda, botão de pânico com GPS, um tablet e um hub de ancoragem. É replicável para a hospitalização domiciliária e programas de gestão da doença crónica como a insuficiência cardíaca, doença pulmonar crónica obstrutiva, diabetes ou até em programas de reabilitação.

Também o projeto «Huddle Meetings – a multidisciplinariedade na diminuição do tempo de internamento do Serviço de Medicina Interna», criado pelo HGO, foi finalista na categoria Integração de Cuidados.

Este projeto tem como objetivos diminuir a demora média de internamento no Serviço de Medicina Interna e UHD e reduzir os constrangimentos para a alta hospitalar do doente, como a não realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica para decisão de alta e eventuais problemas sociais dos doentes.

Para Luis Amaro, Presidente do Conselho de Administração do HGO, «estas distinções são o reconhecimento do trabalho de profissionais altamente dedicados em promover melhores condições para os nossos utentes e seus familiares, sobretudo em época de pandemia. A inovação e reorganização de circuitos é, hoje, uma constante no funcionamento das equipas do HGO, e sem a qual era impossível alcançar os resultados assistenciais a que nos propomos».

O Prémio Saúde Sustentável, que já se encontra na sua décima edição, visa reconhecer e premiar entidades, públicas ou privadas, que se destaquem em boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

Para saber mais, consulte:

HGO – https://www.hgo.min-saude.pt/


Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública

04/11/2021

SEAS defende necessidade de promover uma nova ambição para a saúde pública

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou esta quinta-feira, dia 4 de novembro, no Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que decorreu em Amarante, onde defendeu uma nova ambição para a saúde pública.

“Quando, em fevereiro de 2020, criámos a Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública em Portugal, após a entrada em vigor da nova Lei de Bases da Saúde, estávamos longe de imaginar o enorme e exigente desafio pandémico que íamos ter pela frente”, começou por explicar António Lacerda Sales, acrescentando: “Fizemo-lo porque reconhecemos que, num contexto de profundas mudanças na prestação de cuidados de saúde, era necessário promover uma nova ambição para a Saúde Pública e intervir nas suas várias determinantes de forma sistémica, sistemática e integrada. Porque reconhecemos o papel deste setor de serviços, que é, de facto, fundamental para a saúde comunitária”.

“Reconhecemos o papel deste setor de serviços, que é, de facto, fundamental para a saúde comunitária”, defendeu o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

O Ministério da Saúde renovou recentemente, através de um despacho pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o mandato da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública por um ano para o aprofundar dos trabalhos já realizados. “Porque defendemos que as reformas necessitam de tempo e de reflexão. Porque entendemos que esta não poderá acontecer sem refletir sobre o que aprendemos com a pandemia – e esta é a melhor forma de nos preparamos para desafios de saúde pública futuros”, adiantou o governante.

António Lacerda Sales salientou, ainda, o reforço efetuado desta especialidade médica: “Hoje, temos 384 médicos de Saúde Pública no Serviço Nacional de Saúde, o que representa um crescimento de 59 especialistas face a dezembro de 2015. Já este ano, e mantendo a aposta no reforço destes profissionais, foram disponibilizadas 58 vagas para esta especialidade no âmbito do Internato Médico, o que representa o maior ingresso de sempre”.


8º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2021” – INSA

imagem do post do 8º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2021”

04-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), promove, no dia 22 de novembro, em formato online, o 8º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2021”. Subordinada ao tema “Alimentação vegetariana: desafios e recomendações”, a edição deste ano tem como objetivo discutir tópicos relevantes na área, como a escolha de um padrão alimentar vegetariano por grupos populacionais específicos, tendências de mercado, projetos científicos em desenvolvimento, qualidade e produção dos dados analíticos e tabelas de composição de alimentos.

programa do evento, que tem como destinatários todos os interessados nesta temática, em particular profissionais e estudantes das áreas da alimentação e da saúde, representantes de organismos oficiais e de entidades do poder local, inclui ainda a apresentação de projetos e iniciativas nacionais e globais de promoção de consumos e hábitos alimentares mais saudáveis e da prática de atividade física em ambiente escolar. A inscrição é gratuita mas obrigatória, e pode ser feita através deste link.

Em Portugal, o índice de consumidores vegetarianos tem vindo a crescer de forma exponencial nos últimos anos, uma realidade que aconselha a seguir a linha já adotada com sucesso em outros país da União Europeia e uma reflexão conjunta dos profissionais de alimentação e nutrição. Tendo em conta a atualidade dos estudos sobre as dietas de proteína vegetal total ou tendencialmente vegetariana, o INSA propõe-se refletir sobre os riscos e benefícios deste padrão alimentar.

Neste sentido, o DAN tem desenvolvido um trabalho preponderante, no sentido de aumentar o conhecimento relativo às diferentes formas químicas presentes, quer nos alimentos em natureza, quer nos fortificados, avaliando igualmente o impacto dos métodos de confeção na sua qualidade nutricional. O SPASS 2021 reúne um conjunto de especialistas para uma reflexão sobre esta temática, numa abordagem dos riscos e benefícios da adoção de padrões alimentares tendencialmente vegetarianos com uma grande predominância de proteína vegetal, sem excluir alimentos que são fontes únicas de nutrientes inexistentes nos alimentos vegetais.