Notícias em 10/11/2021

Relatório de Situação nº 618 | 10/11/2021

Relatório de Situação nº 618 | 10/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 618 | 10/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de Vacinação nº 39 | 27/12/2020 a 07/11/2021 – DGS

Relatório de Vacinação nº 39 | 27/12/2020 a 07/11/2021

COVID-19: Plano de Vacinação | Relatório de Vacinação | Portugal Continental | Semana 44 | 27/12/2020 a 07/11/2021.


Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 09/11/2021 – DGS

Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 09/11/2021

Campanha de Vacinação Contra a COVID-19


Orientação nº 010/2020 de 16/03/2020 atualizada a 10/11/2021 – DGS

Orientação nº 010/2020 de 16/03/2020 atualizada a 10/11/2021

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Distanciamento Social e Isolamento


Dose de reforço da vacina Covid-19

10/11/2021

Bombeiros envolvidos no transporte de doentes serão abrangidos

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 vai ser dada também aos bombeiros envolvidos no transporte de doentes, segundo a norma atualizada pela Direção- Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, a prioridade na dose de reforço vai para os residentes e utentes de lares e da rede de cuidados continuados, seguindo-se as pessoas com 80 ou mais anos, as pessoas com 65 ou mais anos, os profissionais de saúde envolvidos na prestação direta de cuidados, os profissionais dos lares e unidades da rede de cuidados continuados integrados que prestem cuidados de saúde e os bombeiros envolvidos no transporte de doentes.

A norma refere também que os serviços ou entidades que empregam os profissionais de saúde envolvidos na prestação direta de cuidados de saúde e os bombeiros envolvidos no transporte de doentes devem identificar os profissionais a vacinar e garantir a convocatória e o ato vacinal nos pontos de vacinação.

Os outros profissionais de saúde envolvidos na prestação direta de cuidados podem dirigir-se aos pontos de vacinação existentes, sem necessidade de agendamento e usando a modalidade “Casa Aberta”, apresentando a célula profissional ou declaração da entidade patronal.

“A priorização e a vacinação destes profissionais é realizada em pontos de vacinação, nos termos da presente norma, definidos para o efeito pelos respetivos serviços ou entidades, e sempre que possível, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional”, acrescenta o documento.

A norma acrescenta ainda que “devem ser consideradas estratégias para a rentabilização dos frascos multidose com o objetivo da prevenção do desperdício de doses em cada sessão vacinal”.

Para saber mais, consulte:

DGS > Covid-19: Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 09/11/2021


Covid-19 | Doação de vacinas

10/11/2021

Portugal envia novo lote de vacinas para São Tomé e Príncipe

Portugal vai enviar para São Tomé e Príncipe um terceiro lote de 37.000 vacinas contra a Covid-19, fazendo ascender a 86.000 o total de vacinas já disponibilizadas àquele país.

Este terceiro lote de vacinas Astrazeneca, que será acompanhado de todo o material necessário para viabilizar a sua administração, incluindo, nomeadamente, seringas e agulhas, chegará ao país esta quarta-feira, dia 10 de novembro, onde será entregue pelo Embaixador de Portugal em São Tomé às autoridades sanitárias santomenses.

Esta ação decorre do compromisso político de disponibilizar aos PALOP e a Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, estando enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia de Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O transporte destas vacinas conta com o apoio da TAP, no âmbito do Acordo de Parceria Institucional assinado no passado dia 30 de setembro entre a transportadora nacional e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com o intuito de promover a colaboração entre as duas instituições, com especial enfoque no transporte de vacinas contra a Covid-19 e respetivos consumíveis para os PALOP e o Brasil.


Campanha de Vacinação

10/11/2021

Mais de 76 mil vacinas administradas no dia 8 de novembro

Foram administradas mais de 76.000 doses de vacinas contra a gripe e doses de reforço da vacina contra a Covid-19, dia 8 de novembro, nos Centros de Vacinação de todo o país.

Assim, no dia em que abriu a modalidade “Casa Aberta” para as pessoas com 80 ou mais anos, 42.900 pessoas receberam a vacina contra a gripe e 33.600 a dose de reforço contra a Covid-19.

Na segunda-feira, dia 8, abriu também o autoagendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos, tendo sido registados mais de 23.800 pedidos de agendamento online nas primeiras 24 horas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda que as pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19).

São elegíveis para a dose de reforço da Covid-19 os utentes que preencham as três condições: idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham tido a infeção e com o esquema vacinal completo há pelo menos 180 dias.

Os utentes com 80 ou mais anos que tencionam dirigir-se a um Centro de Vacinação devem consultar o horário da “Casa Aberta” do Centro de Vacinação da sua residência.

Os Centros de Vacinação estão a trabalhar para que o processo seja fluído e célere, mesmo em períodos de maior afluência, apelando à melhor compreensão dos utentes.


Prémios de investigação e inovação

10/11/2021

São João distinguido por projeto de investigação clínica

O Centro Hospitalar Universitário São João foi distinguido (CHUSJ) pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) com o Prémio AICIB pela realização do projeto intitulado INVICTUS (Patient-Centric INiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials at Centro Hospitalar Universitário de São João), inspirado no clássico poema de William Ernest Henley, que tem por objetivo democratizar a inclusão de participantes nos ensaios clínicos realizados no CHUSJ.

João Massano, Coordenador do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos (CIEC) do CHUSJ explica que este projeto consiste na “criação de uma plataforma eletrónica com informação clara para o público em geral sobre ensaios clínicos (o que são, para que servem, como são conduzidos, vantagens em participar, etc.), ao mesmo tempo que daremos a todos os utentes do SNS a possibilidade de se candidatarem aos ensaios clínicos ativos e em fase de recrutamento no CHUSJ. Esta possibilidade será disponibilizada no website do CHUSJ, na página dedicada ao CIEC, e também na app mySãoJoão.

Prémios AICIB

O júri analisou 22 candidaturas, de que resultaram 14 prémios e três menções honrosas que foram entregues numa cerimónia que decorreu no dia 9 de novembro, na sede do Infarmed.

Além do CHUSJ , entre os premiados estão o IPO do Porto, o Hospital Senhora da Oliveira, o Centro Hospitalar da Cova de Beira, o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Fernando da Fonseca, o Grupo CUF e o Grupo Champalimaud. As menções honrosas foram atribuídas ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, Centro Hospitalar Barreiro Montijo e ao Centro Hospitalar Douro e Vouga.

Estes prémios visam apoiar projetos de capacitação apresentados e desenvolvidos pelos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde, com o objetivo de promover a sua organização, profissionalização e melhorar o seu desempenho, aumentando a confiança dos promotores e o reconhecimento internacional dos centros de investigação clínica portugueses.


Tumores Neuroendócrinos

10/11/2021

Data alerta para a relevância do diagnóstico precoce da doença

Assinala-se esta quarta-feira, dia 10 de novembro, o Dia da Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (TNE).

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para este tipo de tumores raros e para a relevância do diagnóstico precoce.

Os TNE podem ocorrer em diferentes partes do corpo humano, sendo mais frequentemente encontrados no trato gastrointestinal e pâncreas. Os sintomas são vagos e podem confundir-se com problemas comuns como a síndrome do cólon irritável, perturbações psiquiátricas, sintomas vasomotores (semelhantes aos afrontamentos) ou manifestar-se através de outras doenças, como por exemplo, o aparecimento súbito de uma diabetes ligeira a moderada.


IPO Porto | Curso de Tumores Cutâneos

10/11/2021

Com o objetivo de disponibilizar uma formação completa sobre a doença

A Clínica de Patologia de Pele, Tecidos Moles e Osso e o Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto), em parceria com o Grupo de Estudos Oncológicos (GEOS) e a EPOP, vai levar a cabo um Curso de Tumores Cutâneos, entre 22 de novembro e 11 de dezembro.

O objetivo deste curso, destinado a médicos especialistas e internos, é disponibilizar uma formação completa acerca da abordagem médica dos tumores malignos cutâneos, dos mais frequentes aos mais raros.

Esta formação avançada irá decorrer em formato virtual (síncrono) e será em horário pós-laboral, das 17 às 20 horas.

Do programa fazem parte sessões interativas, teórico-práticas, com foco na evidência científica disponível e gestão no contexto real. Em paralelo decorrem workshops e sessões plenárias com experts nacionais e internacionais.

Ainda no âmbito do curso, no dia 4 de dezembro, decorre o “Meet the Expert”, que conta com convidados internacionais de renome.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/

Inscrições > https://epop.ipoporto.pt/curso/tumorescutaneos/


Webinar TB subordinado ao tema “O papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose”

Webinar TB subordinado ao tema “O papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose”

A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promovem, no dia 6 de dezembro, em formato online, o Webinar TB subordinado ao tema “O papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose”. Com este Webinar, pretende-se aumentar a literacia dos profissionais de saúde ligados diretamente ao diagnóstico, tratamento e gestão de doentes com tuberculose, transmitindo conceitos sobre as principais metodologias usadas no laboratório, clássicas e de nova geração, tempos de resposta e análises disponíveis consoante o quadro clínico.

A tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume cada vez maior importância na confirmação dos casos, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos anti bacilares.

A participação no Webinar TB é gratuita e será enviado um link de acesso, mediante inscrição aqui, até ao dia 3 de dezembro.

Consulte o programa.


GS1 Portugal e Instituto Ricardo Jorge assinam memorando de entendimento na área da composição de alimentos

imagem do post do GS1 Portugal e Instituto Ricardo Jorge assinam memorando de entendimento na área da composição de alimentos

10-11-2021

A GS1 Portugal e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinaram, dia 4 de novembro, um Memorando de Entendimento com vista à partilha efetiva de informação essencial de produtos alimentares e potencial interligação da Base de Dados da Composição de Alimentos do INSA/PortFIR com a Plataforma GDSN/Sync PT, que usa os padrões GS1 Portugal.

Esta parceria permitirá reforçar a disponibilização de informação sobre produtos alimentares no mercado português, sobretudo a referente aos dados nutricionais, a consumidores, profissionais de saúde, produtores e distribuidores. As Entidades manifestaram ainda a intenção de desenvolver e aprofundar a colaboração através de outras atividades, como sejam a realização de ações de formação e partilha de conhecimentos.

Além de poder permitir a expansão da Base de Dados da Composição de Alimentos e de criar mecanismos de eficiência entre elos da cadeia do produto, o presente Memorando permitirá reforçar a capacidade de consulta e monitorização das características nutricionais dos alimentos, possibilitando a produção de dados e estatísticas, bem como a difusão de informações importantes para a prevenção e promoção da saúde da população.

Coordenado pelo pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, o PortFIR – Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/) tem como objetivo a implementação de redes nacionais de conhecimento e partilha de dados nas áreas da nutrição e segurança alimentar, integrando um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição de Alimentos (engloba a Tabela da Composição de Alimentos), Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.

A GS1 Portugal é, deste modo, uma parceira estratégica do INSA em atividades conducentes ao incremento da disponibilidade de dados da composição de alimentos na Plataforma PortFIR e à divulgação da mesma.

O PortFIR visa ainda ser um espaço de espaço de diálogo, cooperação e partilha de recursos e informação com entidades públicas e privadas da área da alimentação, nutrição, saúde e segurança alimentar, com o objetivo comum de produzir e gerir informação fiável, permitindo atualizar continuamente a Tabela Portuguesa da Composição de Alimentos, suportar estudos e decisões com impacto na saúde pública, gerir o benefício/risco associados à alimentação e partilhar informação com os seus membros/stakeholders e entidades e organismos nacionais e internacionais.

O Diretor Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, destacou a importância desta iniciativa enquanto “expressão da relevância e dos benefícios de uma gestão rigorosa da qualidade de dados e da respetiva interoperabilidade, com impacto significativo na visibilidade da cadeia alimentar, sobretudo, na promoção de uma alimentação saudável e na gestão adequada de patologias específicas”.

Fernando de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do INSA, mostrou-se satisfeito com a assinatura do memorando, sublinhando que “quem tem informação tem poder”, permitindo a plataforma PortFIR “partilhar informação relevante nos domínios da alimentação, nutrição, saúde e segurança alimentar”.