Notícias em 11/11/2021

Relatório de Situação nº 619 | 11/11/2021

Relatório de Situação nº 619 | 11/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 619 | 11/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Reforço da vacinação contra a Covid-19

11/11/2021

“Casa aberta” para maiores de 80 anos no fim de semana

A modalidade “casa aberta” vai estar em funcionamento este fim de semana para pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, de forma a acelerar o processo de vacinação contra a gripe e o reforço contra a Covid-19.

Em paralelo, mantém-se a vacinação através do agendamento central e local para as faixas elegíveis, bem como a modalidade “casa aberta” para utentes com 80 ou mais anos durante a semana e o autoagendamento para 70 ou mais anos.

São elegíveis para a dose de reforço da COVID-19 os utentes que preencham as três condições: idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham tido a infeção e com o esquema vacinal completo há pelo menos 180 dias.


Covid-19 | Reforço da vacinação

11/11/2021

Profissionais de saúde iniciam a terceira dose no dia 15 de novembro

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira, que a vacinação dos profissionais de saúde com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 terá início na próxima segunda-feira.

“A partir do próximo dia 15 vão começar a ser administradas as vacinas aos profissionais de saúde”, afirmou António Lacerda Sales à margem da cerimónia comemorativa dos 100 Anos de Insulina da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que decorreu na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Relativamente à vacinação da gripe e da terceira dose da vacina contra a Covid-19, o governante revelou que, provavelmente, hoje ou sexta-feira será atingido o valor de um milhão de vacinas de gripe e das 500 mil doses de vacinas da terceira dose contra a Covid-19.

Na ocasião, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde destacou que a preocupação neste momento é vacinar as faixas etárias mais idosas, referindo que para chegar a esta população, as autoridades de saúde pediram ajuda às autarquias locais, nomeadamente as juntas de freguesia através da ANAFRE, para localizarem idosos que estejam “em situações mais isoladas, mais sozinhos e que não se apercebam deste fenómeno”.


EMA recomenda autorização de dois medicamentos de anticorpo monoclonal – Infarmed

Alertas_Notícias_linha de produção

11 nov 2021

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) recomendou à Comissão Europeia a autorização dos medicamentos Ronapreve e Regkirona para o tratamento e prevenção da COVID-19.

O Ronapreve e o Regkirona são os primeiros medicamentos com anticorpos monoclonais a receber um parecer positivo do CHMP para a COVID-19 e a juntar-se à lista de produtos COVID-19 que receberam um parecer positivo desde que o Veklury (remdesivir) foi recomendado para autorização em junho de 2020.

Os anticorpos monoclonais são proteínas projetadas para se anexar a um alvo específico, neste caso a proteína spike do SARS-CoV-2, que o vírus usa para entrar nas células humanas.

O perfil de segurança de ambos os medicamentos foi favorável com um pequeno número de reações relacionadas com a perfusão e o CHMP concluiu que os benefícios dos medicamentos são superiores aos riscos para as suas utilizações aprovadas.

Poderão ser obtidas mais informações no comunicado original da EMA.


Vincristina: Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira – Infarmed

Alertas_Notícias_AmpolasPó

11 nov 2021

Para: Hospitais

Circular Informativa n.º 121/CD/100.20.200 de 10/11/2021

Para mitigar a rutura dos medicamentos contendo vincristina na forma de solução injetável, o Infarmed autoriza a utilização excecional do seguinte medicamento:

Medicamento Sindovin
DCI Vincristina
Forma farmacêutica Pó para solução injetável ou para perfusão
Dosagem 1 mg
CHNM 10021733
10021740
Titular da AUE Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos, Lda.
Titular do medicamento no país de origem Teva B.V.
Origem Roménia
Língua da rotulagem Romena
Lote e Validade Lote n.º BM21003A; Validade 31/03/2024
Lote n.º BM21004A; Validade 31/03/2024

Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.

O medicamento Sindovin está indicado para o tratamento de doenças neoplásicas: leucemia linfocítica aguda, linfoma de Hodgkin, linfoma não-Hodgkin, cancro do pulmão de células pequenas, cancro da mama, cancro cervical, mieloma múltiplo, rabdomiossarcoma, neuroblastoma, nefroblastoma, tumores embrionários da criança, sarcoma de Ewing. Púrpura trombocitopénica idiopática, resistente ao tratamento usual.

Destacam-se as seguintes diferenças relativamente ao medicamento Vincristina Teva, 1mg/ml, solução injetável:

Vincristina Teva Sindovin
Forma farmacêutica Solução injetável Pó para solução injetável ou para perfusão
Composição (excipientes) Manitol; Ácido sulfúrico; Hidróxido de sódio; Água para injetáveis. Lactose mono-hidratada
Posologia Adultos: 1.4 mg/m2 (max 2 mg)
Crianças: 1.5-2.0 mg/m²
Crianças com menos de 10 kg: dose inicial 0.05 mg/kg
Adultos: 1.4 mg/m2 (max 2 mg)
Crianças: 1.0-2.0 mg/m²
Crianças com menos de 10 kg: dose inicial 0.05 mg/kg
Diluição e preparação para uso IV Deve ser diluída em solução para perfusão de cloreto de sódio a 0,9% ou em glucose a 5% para um intervalo de concentração de 0,01 mg/ml a 0,1 mg/ml. Deve ser dissolvido em 10 ml de água para injetáveis na concentração de 0,1 mg/ml. A solução obtida é diluída em soro fisiológico isotónico (solução de cloreto de sódio a 0,9%).
Validade e estabilidade Antes de abrir: 2-8ºC – 24 meses
Após diluição: 2-8ºC – 48 horas ou
15-25ºC – 24 horas
Antes de abrir: 2-8ºC – 36 meses
Após reconstituição: 2-8ºC – 24 horas

Este medicamento destina-se apenas à utilização em hospital, podendo a sua aquisição ocorrer como habitualmente, através do contacto com a Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos, Lda.

O Conselho Diretivo


Ressonância Magnética

11/11/2021

Diogo Serras Lopes presidiu à inauguração do novo equipamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, presidiu esta quinta-feira, dia 11 de novembro, à inauguração do novo equipamento de Ressonância Magnética, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Este investimento, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, vai permitir aos mais de 300 mil habitantes servidos por este centro hospitalar contar com melhores cuidados de saúde, mais rápidos e sem deslocações desnecessárias.

Desta forma, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga passa a ter capacidade de internalizar cerca de 6000 exames por ano, o que representa uma poupança de quase 375 mil euros.

O novo equipamento vai permitir ao departamento de imagiologia deste centro hospitalar obter a idoneidade formativa da ordem dos médicos, um fator muito importante na fixação de novos especialistas.


Hospital de Loures passa a EPE

11/11/2021

Decreto-Lei que cria a entidade pública empresarial aprovado em Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 11 de novembro, o decreto-lei que cria o Hospital de Loures, E.P.E..

A entidade pública empresarial será responsável por assegurar a gestão pública do estabelecimento hospitalar a partir do dia 19 de janeiro de 2022, estabelecendo as tarefas necessárias à transição da gestão do estabelecimento hospitalar, até ao dia 18 de janeiro de 2022, perante a iminência da reversão da gestão clínica do Hospital de Loures da esfera privada para a esfera pública.

Garante-se, assim, que a assistência à população que o Hospital de Loures serve não é afetada. Neste quadro, a criação de uma E. P. E. afigura-se a única opção viável, uma vez que o Hospital de Loures funciona atualmente com uma gestão empresarial e que se pretende assegurar a continuidade do seu normal funcionamento, acautelando a transmissão dos seus trabalhadores e a possibilidade de transição das posições contratuais assumidas com os fornecedores do hospital.


100 Anos de Insulina

11/11/2021

António Lacerda Sales destaca a inovação no tratamento a esta doença

Cerca de 4.000 diabéticos estão em tratamento em Portugal com bombas de perfusão subcutânea contínua de insulina, um número que tem vindo a crescer desde 2018, anunciou esta quinta-feira, dia 11 de novembro, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales

Na sua intervenção na cerimónia comemorativa dos 100 Anos de Insulina da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que decorreu na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, António Lacerda Sales sublinhou a inovação observada na área da diabetes, uma doença que afeta mais de um milhão de portugueses.

“Se outrora os doentes tinham de injetar-se com insulina, hoje existem modernos dispositivos que melhoraram a sua qualidade de vida”, afirmou o governante, apontando as bombas de infusão de insulina.

Segundo o governante, o número de pessoas em tratamento com estes dispositivos tem sido crescente: “Temos atualmente cerca de 4.000 pessoas em tratamento, quando no final de 2018 tínhamos pouco mais de 2.300”.

“Em 2021, no âmbito do programa de tratamento com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina do Programa Nacional para a Diabetes, foram adquiridos dispositivos para todos os doentes com indicação, sem limite de idade, de acordo com a capacidade de colocação dos centros de tratamento”, observou.

De acordo com o governante, no próximo ano serão incluídos neste programa, pela primeira vez, dispositivos híbridos e microbombas (bombas inteligentes). “Ainda que para um número limitado de doentes, este será um salto qualitativo importante no tratamento das pessoas com Diabetes tipo 1”, acrescentou.

Na ocasião, António Lacerda Sales elogiou o empenho dos Cuidados de Saúde Primários por promoverem o aumento do diagnóstico precoce da doença, tendo registado, entre 2018 e 2020, mais de 2,4 milhões de cálculos de risco de desenvolver diabetes e diagnosticado entre 60.000 a 70.000 novos casos de diabetes por ano.


Dia Mundial da Diabetes

11/11/2021

Guimarães assinala data com um conjunto de atividades de sensibilização

O Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no próximo dia 14 de novembro, será comemorado no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães com um conjunto de actividades de sensibilização para a problemática, adotanto o lema “prevenir para o bem de todos”.

Dia 14 de novembro, das 10h30 às 11h30, realização de atividade física nas instalações exteriores do hospital;
Dias 14 e 15 de novembro, das 10 às 13 horas, mostra de cuidados no GuimarãeShopping e no Hospital.

O Hospital de Guimarães dá uma resposta, quer através do Serviço de Urgência, Consulta Externa e Internamento, a todos os doentes pediátricos e adultos da sua área de influência.

A consulta de pediatria segue 80 crianças com diabetes tipo 1, que chegando à idade adulta são transferidas para a consulta da diabetes de adultos, que dá assistência a 5000 doentes.

É fundamental para todos a prevenção da diabetes. As ações acima identificadas pretendem contribuir para uma consciencialização da Comunidade sobre a importância da inclusão de bons hábitos de saúde nos seus quotidianos, de modo a evitar a morbilidade desta doença crónica.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias


Protocolo de cooperação

11/11/2021

CHUC e Rovisco Pais vão agilizar tratamento dos doentes em maior proximidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC) assinam esta quinta-feira, dia 11 de outubro, pelas 15 horas, um protocolo de cooperação e complementaridade entre estas duas instituições, possibilitando, desta forma, agilizar o tratamento e seguimento dos doentes em maior proximidade.

O CHUC vai “disponibilizar um médico ortopedista para se deslocar ao CMRRC – Rovisco Pais para avaliação de doentes, em regime de consulta multidisciplinar”, refere a instituição em nota de imprensa.

“No caso de haver indicação operatória, a cirurgia é efetuada no serviço de ortopedia do CHUC, que fica com a responsabilidade do agendamento e tratamento do doente. As consultas pós-operatórias subsequentes serão realizadas no CMRRC – Rovisco Pais, de acordo com as condições locais de tratamento”, acrescenta o CHUC.

A cooperação entre estas duas instituições foi iniciada em 2018 e, dada a “excelente experiência de cooperação”, é possível “regularizar o fluxo e referenciação de doentes, em articulação com o serviço de tecnologias e sistemas de informação do CHUC, para o estabelecimento das ligações necessárias para a realização dos registos eletrónicos no processo clínico do utente”.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Avaliação de Tecnologias de Saúde

11/11/2021

Conselho da UE aprova regulamento negociado na presidência portuguesa

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou o regulamento de Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS) negociado durante a presidência portuguesa e que vai permitir reduzir o tempo de disponibilização de medicamentos e de dispositivos médicos aos cidadãos.

Segundo o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento, em causa está a criação de um mecanismo europeu que permite aos peritos dos países da UE uma avaliação de forma centralizada de novas tecnologias de saúde, nomeadamente medicamentos e dispositivos médicos, face aos já existentes no mercado.

“Este novo formato permitirá reduzir o tempo de disponibilização aos sistemas de saúde e, por sua vez, aos cidadãos europeus”, salientou o regulador português em comunicado.

“Durante a presidência portuguesa do Conselho da UE fizemos avanços significativos na área da saúde. O regulamento de ATS confirma que abordagens convergentes e coordenadas permitem alcançar respostas eficientes e efetivas”, afirmou a Ministra da Saúde citada no comunicado.

Segundo Marta Temido, esta legislação é um “excelente sinal para a Europa e para os Estados-membros”, tendo em conta que permitirá “acelerar e robustecer a avaliação de novas tecnologias de saúde em benefício dos sistemas de saúde e dos cidadãos”.

Para Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed e que presidiu ao Grupo de Trabalho do Conselho para Medicamentos e Dispositivos Médicos, esta foi “uma das grandes vitórias” da presidência portuguesa, constituindo “um elemento importante para reforçar a equidade no acesso dos cidadãos às novas tecnologias de saúde”.