Notícias em 12/11/2021

Relatório de Situação nº 620 | 12/11/2021

Relatório de Situação nº 620 | 12/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 620 | 12/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 006/2021 de 25/09/2021 atualizada a 12/11/2021 – DGS

Norma nº 006/2021 de 25/09/2021 atualizada a 12/11/2021

Vacinação contra a gripe. Época 2021/2022. A presente atualização permite a administração da vacina contra a gripe e da vacina contra a COVID-19 sem qualquer intervalo de tempo.


Medicamentos contra a Covid-19

12/11/2021

Portugal concluiu processos para aquisição dos fármacos aprovados pela EMA

A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed já concluíram o processo para aquisição dos dois medicamentos contra a covid-19 aprovados pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), avançou esta sexta-feira, dia 12 de novembro, em conferência de imprensa a Diretora-Geral da Saúde.

Os dois medicamentos Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos anticorpos monoclonais a receberem um parecer positivo do regulador europeu.

“O Infarmed é a entidade primeiramente responsável, mas sempre com o nosso apoio, e já temos os processos concluídos para a aquisição centralizada, e conseguimos também ter acesso por via de aquisição não centralizada, via só do nosso país”, revelou Graça Freitas.

“A nossa missão é garantir que quando há uma vacina ou medicamento eficaz a população residente em Portugal tem acesso a esse medicamento ou a essa vacina”, concluiu a Diretora-Geral da Saúde.

A EMA avaliou dados de estudos que mostram que o tratamento com os dois medicamentos reduz significativamente as hospitalizações e as mortes em doentes com covid-19.


Covid-19 e Gripe Sazonal

12/11/2021

Portugal já administrou um milhão de vacinas contra a gripe

Portugal já administrou um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 400 mil terceiras doses da vacina contra a Covid-19, anunciou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

“Já foram administradas um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 450 mil doses de reforço para a Covid-19”, revelou o governante, realçando que se trata de “um marco assinalável”, mas há ainda “caminho a percorrer para proteger a população mais vulnerável”.

A informação foi avançada esta sexta-feira, dia 12 de novembro, na conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a Gripe sazonal, que contou com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o Coordenador do Núcleo de Coordenação do Plano de vacinação contra a Covid-19, Coronel Carlos Penha-Gonçalves.

O governante anunciou ainda que a vacinação dos profissionais de saúde começa a partir da próxima segunda-feira e os do setor social e dos bombeiros que transportam os doentes com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai ter início no dia 27 de novembro.

António Sales destacou ainda o sucesso do processo de vacinação, realçando que estão a ser feitos “todos os esforços para chegar a todos e não deixar ninguém para trás”, referindo-se à modalidade “casa aberta” e o autoagendamento.

Os maiores de 80 anos podem ser vacinados em regime de “casa aberta” este fim de semana nos centros de vacinação, recordou. “Poderá haver alguns constrangimentos e algum tempo de espera, mas tudo faremos que ninguém fique por vacinar”, concluiu.


Reforço de profissionais de saúde

12/11/2021

ARS recebem aval para contratar profissionais para os centros de vacinação

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou esta sexta-feira, dia 12 de novembro, em conferência de imprensa, que foi dada autorização às Administrações Regionais de Saúde (ARS) para contratarem todos os profissionais necessários para garantir que o processo de vacinação contra a gripe e a Covid-19 decorra dentro da normalidade.

As ARS receberam orientações para contratar enfermeiros, médicos, assistentes técnicos e assistentes operacionais necessários para que “este processo decorresse dentro da normalidade e, obviamente, com os pagamentos a serem feitos dentro dos quadros legais já existentes à semelhança do que foi feito durante a primeira fase” da vacinação contra a Covid-19, explicou António Lacerda Sales.

Quanto a uma possível reorganização dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para aumentar a capacidade de resposta, o governante salientou que “o SNS já provou a sua capacidade de resposta, a sua resiliência a sua elasticidade e a sua expansibilidade relativamente à capacidade que tem de poder receber estes doentes”.

O Ministério da Saúde já pediu os planos de contingência, nomeadamente as escalas de urgência, para que pudessem apresentá-las até ao final do ano, para certificarem que os “hospitais estão preparados para um eventual aumento de casos”, acrescentou António Lacerda Sales.


IIª Semana da Investigação do CHUCB

12/11/2021

Iniciativa difunde trabalhos de especialistas, de 15 a 19 de novembro

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) promove, de 15 a 19 de novembro,  uma iniciativa que visa disseminar a investigação realizada por profissionais de saúde / investigadores do CHUCB ou investigação desenvolvida com a participação/colaboração deste centro hospitalar.

Assim, ao longo desta semana terá lugar no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, uma exposição de posters científicos realizados pelos investigadores e na sexta-feira, dia 19 de novembro às 15 horas uma sessão (presencial e online) marcada pela comunicação do Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, intitulada: “A investigação clínica: da medicina de precisão à medicina personalizada”.

As inscrições nesta iniciativa (para o modo presencial ou online) são gratuitas mas obrigatórias e destinam-se a profissionais e alunos das várias áreas da saúde e investigadores com interesse neste domínio e devem ser efectivadas em: https://chcbeira.up.events.

Para saber mais, consulte:


Dia Mundial da Pneumonia

12/11/2021

Data alerta para o impacto da doença e para a sua prevenção

Celebra-se esta sexta-feira, 12 de novembro, o Dia Mundial da Pneumonia, que visa alertar para o impacto da doença e para a sua prevenção.

A principal forma de prevenir a pneumonia é a vacinação, uma vez que a doença pneumocócica (que engloba a pneumonia) além de ser potencialmente grave, pode ser contagiosa, através de tosse ou espirros, colocando em risco os doentes e todos os que possam estar em contacto com quem tem a doença.

Este ano, a efeméride, celebra-se durante a COP26 – a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas onde se debatem, entre outros temas, os efeitos da poluição.

A poluição do ar é o principal fator de risco de morte por pneumonia em todas as faixas etárias. Quase um terço de todas as mortes por pneumonia foram atribuídas ao ar poluído, matando cerca de 749.200 em 2019. A poluição do ar doméstico contribuiu com 423.000 dessas mortes, enquanto a poluição do ar exterior contribuiu com 326.000.

Para saber mais, consulte:

Stop Pneumonia – World Pneumonia Day 2021 (em inglês)


DGS assinala Dia Mundial da Diabetes e dos 100 anos da Descoberta da Insulina

DGS assinala Dia Mundial da Diabetes e dos 100 anos da Descoberta da Insulina

O Dia Mundial da Diabetes comemora-se a 14 de novembro. Tem como símbolo oficial um círculo azul que significa a união dos povos em resposta à epidemia da Diabetes, uma das doenças crónicas não transmissíveis mais prevalentes em Portugal, na Europa e no Mundo.

Mais de 1 milhão de crianças e jovens vivem com Diabetes tipo 1, pelo que a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes (PND) e em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE), continua a trabalhar para que os jovens que vivem com esta doença tenham uma vivência normal na sua comunidade escolar. É neste sentido que se organiza, no dia 24 de novembro, o encontro “Viver a Diabetes na Escola”. O evento, com início às 10h15, terá formato virtual, com o webinar “Jovens com Diabetes tipo 1: perspetivas de melhoria no dia-a-dia”.

Na parte da tarde, será feita a entrega dos prémios do Concurso “Diabetes 2021 – A Diabetes e a Insulina”. O certame teve como objetivo estimular a procura de conhecimentos sobre diabetes, prevenção e tratamentos. Visou também desafiar a criatividade dos jovens estudantes das escolas de Portugal Continental, através da realização de um vídeo alusivo ao tema. O júri do concurso foi composto por membros da Direção-Geral da Saúde, das Administrações Regionais de Saúde, da Direção-Geral da Educação e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal. Os prémios foram atribuídos a uma escola de cada um dos níveis de escolaridade (ver lista de vencedores abaixo).

Edifícios iluminados de azul sensibilizam para a importância da prevenção da Diabetes

Os edifícios da DGS e do Ministério da Saúde?estarão iluminados de azul, no sentido de assinalar esta data e sensibilizar a população e meios de comunicação social para a importância da prevenção e controlo da Diabetes. Este desafio foi também lançado aos Municípios do país, através das Unidades Coordenadoras Funcionais para a Diabetes.

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes serão desenvolvidas várias atividades em todo o país. Para mais informações sobre estas atividades, consulte o site da Federação Internacional da Diabetes (https://worlddiabetesday.org/activities/).

Vencedores do concurso “Diabetes 2021 – A Diabetes e a Insulina”

  • Nível 1 (Alunos do 1.º Ciclo) – ARS Norte, Agrupamento de Escolas João Silva Correia, EB1 Carquejido, filme “Diabetes não é um perigo”;
  • Nível 2 (Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos) – ARS LVT, Agrupamento de Escolas Paço D’Arcos, EB Dr. Joaquim Barros, grupo 2, filme “Diabetes e a Insulina”;
  • Nível 3 (Alunos do Secundário e Ensino Profissional) – ARS Centro, Agrupamento de Escolas da Lousã, Escola Secundária da Lousã, filme “A Diabetes: para miúdos e graúdos”.

Menções honrosas:

  • Nível 1 – ARS Centro, Agrupamento de Escolas de Arganil, EB1 de Arganil, filme “A história do Beto”;
  • Nível 2 – ARS Norte, Agrupamento de Escolas de Escariz, Escola Básica e Secundária de Escariz-Arouca, filme “A Diabetes e a Insulina”;
  • Nível 3 – ARS Norte, Escola Profissional Alexandre Herculano – Porto Oriental, filme “A Diabetes e a Insulina”.

Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral da Saúde promovem webinar sobre o papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral da Saúde promovem webinar sobre o papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose

12-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) promovem, dia 6 de dezembro, um webinar subordinado ao tema “O papel do laboratório no diagnóstico de tuberculose”. A iniciativa tem como objetivo aumentar a literacia dos profissionais de saúde ligados diretamente ao diagnóstico, tratamento e gestão de doentes com tuberculose.

De acordo com o programa do evento, serão dois os temas principais – Diagnóstico laboratorial de tuberculose e Vigilância molecular da tuberculose: o papel da sequenciação do genoma -, nos quais serão transmitidos conceitos relacionados com as principais metodologias usadas no laboratório, clássicas e de nova geração, bem como sobre os tempos de resposta e as análises disponíveis consoante o quadro clínico. A participação no “Webinar TB” é gratuita, sendo necessária inscrição, que pode ser feita aqui até ao dia 3 de dezembro.

A tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública a nível mundial, constituindo-se como uma das das principais causas de morbilidade e mortalidade por doença infeciosa. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume cada vez maior importância na confirmação dos casos, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares.

O diagnóstico laboratorial precoce, em particular dos casos mais graves, e a vigilância molecular que permite a deteção de possíveis surtos são fundamentais para o decréscimo do número de casos de TB que se tem vindo a assistir nos últimos anos em Portugal. O Laboratório Nacional de Referência para a Tuberculose do INSA garante atualmente, de forma sistemática, a sequenciação do genoma completo da bactéria Mycobacterium tuberculosis para a deteção molecular de mutações associadas a resistência aos antibacilares usados no tratamento de primeira, segunda e terceira linha.


Presidência do Conselho da União Europeia no Infarmed em livro e vídeo

Imagem do livro PPUE21

12 nov 2021

Já estão disponíveis o livro e vídeo das atividades do Infarmed durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nos primeiros seis meses do ano 2021.
A publicação pode ser consultada na área “Publicações” e o vídeo no canal do Infarmed no Youtube .