Notícias em 22/11/2021

Relatório de Situação nº 630 | 22/11/2021

Relatório de Situação nº 630 | 22/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 630 | 22/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Mais de 1,5 milhões e pessoas vacinadas contra a gripe em Portugal – DGS

Mais de 1,5 milhões e pessoas vacinadas contra a gripe em Portugal

Portugal já administrou cerca de 1.561.000 doses de vacina contra a gripe (incluindo cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a COVID-19. Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim-de-semana, através da modalidade “Casa Aberta”.

Ao longo dos últimos dois dias, e até às 18h00 deste domingo, foram administradas mais de 66 mil doses de vacina contra a gripe e cerca de 80 mil doses contra a COVID-19, das quais cerca de 73 mil foram doses de reforço.

A modalidade “casa aberta” para pessoas com 75 ou mais anos mantém-se durante a semana. Antes de se dirigirem ao Centro de Vacinação da sua área de residência, as pessoas devem consultar o respetivo horário de funcionamento em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/.

Os utentes continuam a ser convocados preferencialmente por SMS, através de agendamento centralizado e, localmente, pelos respetivos pontos de vacinação, para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

Encontra-se igualmente disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 65 ou mais anos, em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.


Covid-19 | ARS Centro

22/11/2021

Centro de Vacinação de Coimbra reabre dia 23 de novembro

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou esta segunda-feira, através de comunicado, que o Centro de Vacinação de Covid-19 de Coimbra reabre na terça-feira, dia 23 de novembro, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, devido à necessidade da terceira dose de reforço contra a Covid-19.

Recorde-se que o Centro de Vacinação de Coimbra (CVC) tinha sido desativado após o alcance da meta dos 85% da população vacinada contra a Covid-19. Desde então, a vacinação estava a ser feita em vários Centros de Saúde do concelho de Coimbra.

“Devido à necessidade da terceira dose de reforço, a Administração Regional de Saúde do Centro reabre agora o CVC, um dia antes da data prevista”, refere o comunicado.

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, está preparado para receber os utentes com mais de 65 anos, com marcação para a terceira dose de Covid-19 ou em regime de casa aberta e sem necessidade de agendamento prévio.

De acordo com a ARS Centro, o CVC está ainda preparado para receber os grupos de profissionais de risco, nomeadamente bombeiros envolvidos no transporte de doentes profissionais de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e instituições similares, envolvidos na prestação direta de cuidados, desde que devidamente credenciados pela instituição onde trabalham.

Visite:

ARS Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt


Plano de vacinação será reforçado

22/11/2021

Governo vai reforçar os meios da estrutura de vacinação ainda esta semana

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, avançou esta segunda-feira, dia 22 de novembro, que ainda esta semana deverá haver um reforço dos meios da estrutura de vacinação, nomeadamente de recursos humanos e logística, para vacinar “o maior número de pessoas possível no menor tempo possível” contra a Covid-19.

“Temos que reprogramar e replanear o mais brevemente possível”, afirmou António Lacerda Sales, numa altura em que novos critérios fazem com que mais pessoas sejam abrangidas pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Com a nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a campanha de vacinação passam a ser elegíveis para a terceira dose da vacina mais 1,8 milhões de pessoas, nomeadamente os recuperados da Covid-19, os utentes com mais de 18 anos que foram vacinados com a vacina da Janssen e foi ainda encurtado o prazo de intervalo entre a segunda e a terceira dose de reforço de 180 para 150 dias para a população com 65 ou mais anos, os profissionais de saúde e do sector social e os bombeiros que transportam doentes.

À margem da cerimónia do Lançamento da Semana Internacional e Europeia do Testes VIH-Hepatites, que está a decorrer em Lisboa, o governante garantiu que o trabalho de reforço de recursos para dar resposta ao aumento de pessoas para vacinação está já a ser feito, sublinhando que o objetivo inicial de vacinar cerca de 1,6 milhões de pessoas idosas até ao Natal não será posto em causa, apesar do aumento da população para vacinar.

“Ainda esta semana garantidamente, com certeza, que vamos ter esse reforço, quer de recursos humanos quer de logística”, afirmou António Lacerda Sales, explicando que se trata de uma reprogramação que está a ser feita por todo o núcleo de coordenação da vacinação em curso, coordenado pelo Coronel Carlos Penha Gonçalves, em conjunto com o Ministério da Defesa e também com as autarquias.


Dose de reforço da vacina Covid-19

22/11/2021

Bombeiros e profissionais do setor social começam a ser vacinados

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 começou esta segunda-feira a ser administrada aos bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais do setor social.

Depois dos profissionais da saúde terem começado a ser vacinados na semana passada, cerca de 28 mil bombeiros que desempenham a função operacional do transporte pré-hospitalar vão receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Além dos bombeiros e dos profissionais de saúde e do setor social, estão atualmente a ser vacinados em Portugal com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 as pessoas com 65 anos ou mais anos, estando disponível o autoagendamento para esta faixa etária, em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.


Plano de Vacinação

22/11/2021

Mais de 1,5 milhões e pessoas vacinadas contra a gripe em Portugal

Portugal já administrou cerca de 1.561.000 doses de vacina contra a gripe (incluindo cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19. Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim-de-semana, através da modalidade “Casa Aberta”.

De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), ao longo dos últimos dois dias, e até às 18 horas de domingo, dia 21 de novembro, foram administradas mais de 66 mil doses de vacina contra a gripe e cerca de 80 mil doses contra a Covid-19, das quais cerca de 73 mil foram doses de reforço.

Segundo a DGS, a modalidade “casa aberta” para pessoas com 75 ou mais anos mantém-se durante a semana. Antes de se dirigirem ao Centro de Vacinação da sua área de residência, as pessoas devem consultar o respetivo horário de funcionamento em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/.

Os utentes continuam a ser convocados preferencialmente por SMS, através de agendamento centralizado e, localmente, pelos respetivos pontos de vacinação, para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19).

A DGS mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19, lembrando que se encontra igualmente disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 65 ou mais anos, em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


Cirurgia pioneira no CHUC

22/11/2021

Hospital realiza intervenção percutânea na válvula tricúspide

Decorreu pela primeira vez no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Serviço de Cardiologia, uma intervenção percutânea na válvula tricúspide, com o dispositivo Pascal, pioneira a nível nacional.

O Diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, Lino Gonçalves, refere que “o tratamento consistiu numa intervenção minimamente invasiva, não cirúrgica, para a reparação da insuficiência tricúspide grave e sintomática e compreendeu a colocação de dois clips nos folhetos da válvula tricúspide permitindo uma redução importante da insuficiência valvular, o que permitirá a melhoria das queixas de insuficiência cardíaca do doente. Não se registaram complicações ou intercorrências e o doente teve alta no dia seguinte”.

O Diretor do Serviço de Cardiologia prossegue dando nota de que “a regurgitação desta válvula cardíaca provoca o refluxo de sangue do ventrículo direito para a aurícula direita com consequências nefastas para o doente. Tradicionalmente, as opções de correção da insuficiência tricúspide estavam limitadas à cirurgia cardíaca, pelo que esta opção terapêutica, menos invasiva, vai possibilitar o tratamento de mais doentes com esta patologia, sobretudo naqueles mais idosos, frágeis e com elevado risco cirúrgico e que frequentemente não tinham acesso a qualquer tratamento valvular para ajudar à sua estabilização clínica.”

A equipa de cardiologia da Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do CHUC foi constituída pelos médicos Marco Costa (Coordenador da UNIC), Luís Paiva, Ana Botelho e contaram com o apoio de uma equipa experiente de médicos e técnicos do Hospital Clínic de Barcelona, Espanha.

Para saber mais, consulte:


Sistema de Gestão da Qualidade

22/11/2021

Re-Certificação do Serviço de Imunohemoterapia do IPO de Coimbra

O Serviço de Imunohemoterapia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) recebeu, no dia 18 de novembro, a re-certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

De acordo com o IPO de Coimbra, este feito torna evidente a prática de uma cultura de segurança e de boas práticas a nível da Medicina Transfusional e Irradiação de Componentes Sanguíneos, esta última que efetua para as Instituições Hospitalares da Região Centro.

A presente renovação da Certificação da Qualidade, segundo a NP EN ISO 9001:2015, que mantém desde 2007, constitui uma mais valia para o Serviço e Instituição.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


Semana do Teste VIH | Hepatites

22/11/2021

Semana Europeia de 22 a 29 de novembro com testes gratuitos, rápidos e anónimos

“Testar, Tratar, Prevenir”, este é o lema da 9.ª edição da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que entre os dias 22 e 29 de novembro chama a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais.

O lançamento da Semana Internacional e Europeia do Teste decorre este ano em Lisboa, num evento público organizado pela Coalition PLUS e o EuroTEST, com a colaboração do Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT). Terá lugar esta segunda-feira, dia 22 de novembro, no Pequeno Auditório da Culturgest e conta com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que divulgará o relatório sobre o impacto da pandemia da Covid-19 nos serviços de rastreio do VIH, do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), da ONUSIDA, do Ministério da Saúde e da Sociedade Civil.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa e participa na Semana Europeia do Teste 2021, alertando a população e sensibilizando os serviços e os profissionais para a importância de se manterem atentos a estas infeções, mesmo em tempo de pandemia.

Prevenir, Testar e Tratar a infeção por VIH e hepatites virais são estratégias essenciais e devem ser mantidas em tempos de pandemia. Faça o teste!

Para saber mais, consulte:


#PortugalContraAViolência

22/11/2021

Governo lança nova campanha de combate à violência contra as mulheres

O Governo apresenta esta segunda-feira, através da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, uma nova campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica.

Através do mote #PortugalContraAViolência, a campanha tem como objetivo apelar à intervenção, de cada um e uma de nós, e divulgar de forma clara as respostas e mecanismos de apoio às vítimas.

Com início no dia 22 de novembro, a campanha será divulgada em vários órgãos de comunicação social de âmbito nacional, regional e local, salas de cinema, meios de transporte, postos de combustíveis, hipermercados e rede de multibanco.

Esta iniciativa conta com a colaboração da AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Coolabora, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060.

Vídeo da campanha disponível para consulta.

Para saber mais, consulte:

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género > Notícias


Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência & Tecnologia 2021

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa na Semana da Ciência & Tecnologia 2021

22-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Genética Humana (DGH), participa na edição 2021 da Semana da Ciência & Tecnologia, que decorre entre 22 e 28 de novembro. As atividades a desenvolver consistem num conjunto de ações online destinadas à interação com a população em geral, denominadas Cafés de Ciência, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo DGH em áreas como a genética humana, as doenças raras e as implicações da pegada humana no nosso ADN.

A primeira iniciativa, terá lugar dia 24 de novembro (14:00), visa promover uma reflexão sobre os efeitos que fatores do ambiente ou substâncias presentes em produtos de consumo ou nos alimentos podem ter no nosso organismo. Essas substâncias, às quais estamos expostos ao longo da vida, induzem a alterações do genoma humano e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças hereditárias, infertilidade ou cancro. A um curto vídeo animado sobre o tema seguir-se-á uma conversa com as investigadoras do Laboratório de Toxicologia do DGH Dora Rolo, Fátima Pinto e Célia Ventura.

Também no mesmo dia (15:00), o INSA dará a conhecer uma série de animação criada para ajudar a compreender o que é a Genética Humana. Intitulada “GenAnimatEd”, pretende explicar o que são genes, como funcionam, como são estudados e sobretudo de que formas afetam a saúde humana. As tecnologias, os testes, a investigação e tudo o que é estudado na área da Genética Humana são também abordados nesta série, cujos primeiros episódios estão disponíveis no canal de YouTube do INSA.

O último Café de Ciência promovido pelo DGH, no âmbito da Semana da Ciência & Tecnologia 2021, acontece dia 26 de novembro (15:00), no qual um painel de especialistas responderá a dúvidas do público sobre doenças raras. Apesar de afetarem uma minoria da população, existem cerca de 6 mil as doenças raras já identificadas, pelo que importa compreender a investigação atualmente em desenvolvimento e os testes e a informação disponíveis para o acompanhamento e apoio dos doentes e dos seus cuidadores.

Semana da Ciência e da Tecnologia 2021 tem como objetivo proporcionar ao público oportunidades de observação científica e de contato pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.