Nomeação do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arrábida – ARSLVT

«Deliberação (extrato) n.º 21/2022

Sumário: Designação dos profissionais que integram o Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida.

Os membros do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, renunciaram às funções, ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 30.º, conjugado com os n.os 5 e 6 do artigo 25.º, do Decreto-Lei n.º 28/2008, na redação atual, pelo que, o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., por deliberação n.º 246/2021, de 19/11/2021, deliberou aceitar os pedidos de renúncia dos Licenciados Isabel da Purificação Falcão Pinto, Sara Cristina Gomes, José Ramon Ruano Vicente, Cármen Laurinda Branco Marmelo e Sónia Isabel Sabino da Silva, dos cargos de Presidente e Vogais, respetivamente.

Para os mesmos cargos, ao abrigo do disposto nos n.os 1, 3, 4, 5 e 6 do artigo 25.º, conjugado com o n.º 1 do artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, na redação atual, foram designados pelo período de três anos, com efeitos a 19/11/2021, os seguintes Licenciados:

Ana Filipa Ventura Pereira, Assistente da Carreira Especial Médica, área de Medicina Geral e Familiar, para o cargo de Presidente;

Gianfranco Ricchiuti, Assistente da Carreira Especial Médica, área de Medicina Geral e Familiar, para o cargo de Vogal;

Cláudia Lizeth Ballesteros Quintero, Assistente da Carreira Especial Médica, área de Saúde Pública para o cargo de Vogal;

Vânia Raquel Gabriel Luís Carvalho, Enfermeira da Carreira Especial de Enfermagem, Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública para o cargo de Vogal;

Ana Sofia Hansen de Pádua Marcelino, Técnica Superior da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, Especialista da área de Psicologia Clínica e da Saúde para o cargo de Vogal.

Notas curriculares em anexo.

6 de dezembro de 2021. – O Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., Nuno Venade.

Nota curricular

Nome: Ana Filipa Ventura Pereira

Data de nascimento: 26 de setembro de 1988, natural da cidade de Setúbal;

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2007-2013, com a classificação final de 16 valores;

Especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), em 2019, com a classificação final de 18,7 valores, Unidade de Saúde Familiar São Filipe.

Síntese do percurso profissional:

2014 – 2021

2014: Médica Interna do Ano Comum do Internato Médico no Centro Hospitalar de Setúbal, ACES Arrábida, USF São Filipe;

2015-2018: Médica Interna de Formação Específica em MGF, 46.º Curso, ACES Arrábida, USF São Filipe;

2016-2017: Prestação de Serviços Médicos no Serviço de Urgência Geral do Hospital de São Bernardo;

2017-2018: Prestação de Serviços Médicos no Serviço de Atendimento Permanente do Hospital CUF Descobertas;

2017 – Presente: Membro da equipa médica na Unidade de Cuidados Continuados Integrados Almada Saúde;

2019: Médica Assistente em MGF na UCSP Pinhal Novo – Praça do Ultramar – 6;

2019 – Presente: Médica Assistente em MGF na USF Pinhal Saúde.

Outras atividades relevantes

Pós-Graduação em Medicina Estética pela Universidade de Alcalá, 2020-2021, com a classificação final de 18,92 valores;

Formação em Cessação Tabágica pela ARS Lisboa e Vale do Tejo em 2017, membro atual da equipa da consulta de Apoio Intensivo de Cessação Tabágica da URAP Polo de Palmela;

Membro da “Task force ACES Arrábida para vacinação contra a Covid-19”, desde novembro de 2021;

Vencedora de comunicação oral de caso clínico intitulado “Qualidade de Vida? Sim, por favor!” na Reunião Final do Projeto Nacional de Casos Clínicos em HBP. Publicação – Pereira, A. 2017. Qualidade de Vida? Sim, por favor!. Patient Care, Volume 22: 69-70;

Autora e coautora de várias comunicações e posters em congressos e jornadas bem como participação em várias reuniões e formações de natureza técnico-científica.

Nota curricular

Nome: Gianfranco Ricchiuti

Data de nascimento: 11 de fevereiro de 1979, natural de «Mola di Bari», Itália.

Mestrado Integrado em Medicina e Cirurgia, pela Facultade de Medicina “Aldo Moro” de Bari, Itália, em 2010, coma classificação final de 19/20 valores, conversão realizada pelo Instituto Superior da Educação.

Mestrado em Cirurgia Torácica. Titulo da tese (clínico sperimental) de Mestrado: “Trattamento chirurgico dei tumori neuroendocrini del polmone: nuove acquisizioni e resultati.”

Desde de setembro de 2010 até junho de 2011: Interno de Formação Específica em Cirurgia Torácica (Itália) no Hospital Universitário “Policlinico di Bari”.

De janeiro a dezembro de 2012: Interno do Internado Médico – Ano Comum – ARS Lisboa e Vale do Tejo, IP, Centro Hospitalar de Lisboa Central EPE – Hospital São José.

De janeiro de 2013 até outubro de 2017: Interno de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar (MGF) na Unidade de Saúde Familiar (USF) São Filipe modelo B, Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida.

Outubro de 2017: Especialista de Medicina Geral e Familiar com a classificação final de 17,5 valores (Coordenação do Internato de MGF da Zona Sul).

Desde março 2018 – até ao presente: Médico Assistente em MGF na USF São Filipe modelo B, Setúbal.

Desde março 2018 – até ao presente: Membro do Núcleo de Formação do ACES Arrábida.

Desde novembro de 2019 até ao presente: Coordenador da Consulta de Cessação Tabágica do ACES Arrábida.

Desde outubro de 2014 até ao presente: responsável da Consulta de Cessação Tabágica na URAP de Sesimbra, ACES Arrábida.

Desde janeiro de 2019 até ao presente: médico voluntário do Atendimento Complementar do ACES Arrábida.

Desde março até maio de 2020: médico voluntário na Área de Atendimento de COVID-19 (ADC – Comunidade), ACES Arrábida.

Desde junho de 2020 até ao presente: médico no Atendimento Doentes Respiratórios (ADR) do ACES Arrábida.

Desde junho até setembro de 2021: médico do Centro de Vacinação do ACES Arrábida.

Outras atividades relevantes

Desde janeiro de 2018 até ao presente: Responsável do manual de Hipertensão na USF São Filipe.

Desde janeiro de 2019 até ao presente: Responsável do Plano de Acompanhamento Interno DPOC na USF São Filipe.

Desde fevereiro de 2017 até ao presente: Orientador de Formação da Consulta de Cessação Tabágica.

Desde junho de 2019 até ao presente: Orientador de formação de alunos de medicina e médicos do Ano Comum do Internato Médico.

Desde janeiro de 2021 até ao presente: Orientador de formação específica do internato complementar de MGF.

Autor do projeto da Pequena Cirurgia no ACES Arrábida, 27 de dezembro de 2018, Setúbal.

Autor do protocolo de atuação da Pequena Cirurgia Dermatológica com o Hospital São Bernardo, serviço de Dermatologia, dezembro de 2017.

Autor do Protocolo de atuação da Consulta de Cessação Tabágica e nova ficha de referenciação interna no ACES Arrábida, janeiro de 2020.

Autor do Protocolo de Investigação (dezembro de 2020) com parecer favorável da Comissão de Ética da ARSLVT: Avaliação da qualidade de referenciação à consulta intensiva de cessação tabágica: um estudo descritivo na unidade de recursos assistenciais partilhados de Sesimbra.

Frequentou várias formações sobre temas de saúde, bem como iniciativas de natureza técnica científica, como formando, formador, preletor e moderador (jornadas, workshops, encontros, cursos, conferências, simpósios, painéis, seminários, congressos, reuniões e posters).

Nota curricular

Nome: Claudia Lizeth Ballesteros Quintero

Data de nascimento: 27 de julho de 1980, natural de Bogotá, Colômbia; nacional Portuguesa/Colombiana.

Licenciatura em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundación Universitaria Juan N. Corpas, Bogotá, Colômbia, em 2004; Equivalência da licenciatura concedida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com o Grau de Mestre em Medicina, em 2011.

Especialista em Saúde Pública, em 2019 Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, polo de Sesimbra.

Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida:

Desde julho de 2019 – Até a data atual: Médica Assistente da Carreira Especial Médica na área da Saúde Pública, Unidade de Saúde Pública do ACES Arrábida, Setúbal.

Desde julho de 2019: Médica da Carreira Especial Médica de Saúde Pública em comissão de serviço, como Delegada de Saúde, Setúbal.

Desde outubro de 2019 – Até a data atual: Membro do Conselho Municipal de Educação de Setúbal.

Desde janeiro de 2020 – Até a data atual: Auditora Qualificada no Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde (Modelo ACSA), Departamento da Qualidade na Saúde, Direção Geral da Saúde, Lisboa.

Desde outubro de 2018 – Até a data atual: Membro do Grupo regional de Acreditação, Departamento de Saúde Pública ARSLVT, Lisboa.

Síntese do Percurso Profissional:

2004-2019:

2004 a 2005: Médica de clínica geral – Servicio Social Obligatorio em zona de conflito armado na Empresa Social del Estado Manuel Arturo Higuera – Sativasur, Colômbia.

2005 a 2007: Médica de clínica geral em urgências de adultos, urgências pré-hospitalares e no serviço de internamento, urgências e sala de partos da unidade de gineco-obstetricia, do Hospital San Blas – Bogotá, Colômbia.

2006: Médica de clínica geral; participação em programas de promoção da saúde e prevenção da doença na I. P.S Medisur – Bogotá, Colômbia.

2006-2007, 2009-2010: Médica de clínica geral; Coordenadora do serviço de terapia respiratória no Instituto Llorente – Bogotá, Colômbia.

2007-2008: Médica de clínica geral; participação em programas de promoção da saúde e prevenção da doença na E. P.S Saludcoop – Bogotá, Colômbia.

2010: Médica de clínica geral em programas de promoção da saúde e prevenção da doença, saúde da mulher, saúde materna, saúde infantil e juvenil em âmbito escolar, e consultoria VIH na E. P.S. Cafam e no Colégio Cafam – Bogotá.

2011-2012: Médica de clínica geral na UCSP Corroios do ACeS Seixal – Sesimbra.

2013: Médica de clínica geral na UCSP Amora do ACeS Seixal – Sesimbra.

2014: Internato de formação Geral na ULS da Guarda.

2015-2019: Internato Complementar de saúde Pública ARSLVT – Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, polo de Sesimbra.

Outras atividades relevantes:

Curso PROCEV – Cualificacion de Evaluadores, certificado pela ISQUA Accreditation para auditorias externas no Modelo de Certificação do Ministério da Saúde, 2019.

Curso de especialização em Saúde Pública no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, 2016.

Curso de especialização conducente ao grado de mestre em saúde do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2012.

13.º Curso de Cessação Tabágica para Médicos da ARSLVT, 2017.

3.º Curso de Saúde Escolar promovido pelo Departamento de Saúde Pública (DSP) e a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD), 2015.

Pós-graduação em medicina biológica com enfasis en homotoxicologia Facultade de Medicina da Universidade El Bosque (Bogotá, Colômbia), 2009.

Participação como palestrante em diversos encontros (nacional e internacional), e em comissão científica e organizadora entre 2017 e 2021, assim como formanda e formadora em iniciativas de natureza técnica científica; autora e coautora de trabalhos de investigação, trabalhos de intervenção, sessões de educação para a saúde, folhetos de educação para a saúde, entre outros.

Nota curricular

Nome: Vânia Raquel Gabriel Luís Carvalho

Data de nascimento: 16/07/1978

Naturalidade: Palmela

CiênciaVITAE ID: D114-538D-3036

Habilitações Académicas:

Mestrado Profissional em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, Universidade de Évora, 2016.

Pós-Graduação em Saúde Escolar, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal, 2011.

Pós-Graduação em Pedagogia da Saúde, Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra, 2003.

Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde S. João de Deus, Évora, 2000.

Bacharelato em Enfermagem, Escola Superior de Saúde S. João de Deus, Évora, 1999.

Experiência Profissional:

Centro de Saúde Palmela/Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida (2003 até à data):

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela (UCCP), responsável pelas atividades no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar e pelos projetos de âmbito comunitário (2010 até à data).

Colabora na Equipa de Cuidados Continuados Integrados da UCCP.

Integra Conselho Técnico da UCCP.

Integra equipa gestora do Programa Nacional de Saúde Escolar, Unidade de Saúde Pública (2007 até à data).

Responsável pela Consulta de Enfermagem na consulta de adolescentes “GerAÇõES-A” (2016-2020).

Responsável pelos Gabinetes de Atendimento de Jovens nas 5 escolas sede do concelho de Palmela (2007-2020).

Representa o ACeS da Arrábida (membro cooptado da comunidade) no Conselho Geral da Escola Secundária do Pinhal Novo (mandatos 2016/2019, 2020/2023) e representou nos Conselhos Gerais da Escola Secundária de Palmela e nos Agrupamentos de Escolas de Palmela, José Maria dos Santos/Pinhal Novo e José Saramago/Poceirão (2013/2016).

Participou como 1.º Vogal Efetivo e também como 2.º Vogal efetivo no júri do período experimental do procedimento concursal de 257 postos de trabalho da carreira especial de enfermagem do mapa de pessoal da ARS Lisboa e Vale do Tejo, I. P. – 20 lugares para o ACeS Arrábida (2016).

Autora do logotipo do ACeS da Arrábida em utilização (2015).

Integrou a equipa dinamizadora do Programa Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (2010-2016).

Integrou a constituição e implementação da Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela (2010).

Corresponsável pelo curso de Preparação para o Parto do Centro de Saúde de Palmela (2006).

Corresponsável pela consulta de adolescentes do Centro de Saúde de Palmela (2004-2006).

Responsável pela formação em serviço dos enfermeiros do Centro de Saúde de Palmela (2003-2006).

Integrou a equipa de enfermagem da UCSP de Palmela (antiga Extensão de Saúde, 2003-2010).

Hospital São Bernardo (1999-2003):

Integrou a equipa da Unidade de Cuidados Intermédios do serviço de Medicina II (2002-2003).

Integrou o grupo de enfermeiros na Formação em Serviço.

Iniciou funções como enfermeira no Serviço de Medicina II (1999).

Outras informações relevantes:

Docente Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Setúbal/Escola Superior de Saúde, em regime de acumulação de funções a tempo parcial (2018-2020).

Colabora na orientação, supervisão e avaliação de estudantes de enfermagem do Curso de Licenciatura (desde 2003), e do Curso de Pós-Licenciatura (desde 2016).

Integrou o grupo de peritos na conceptualização, atualização e consolidação da Orientação Técnica da Direção Geral da Saúde sobre “Crianças e Jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 na Escola”(2016).

Participou em projetos de investigação-ação relacionados com a área profissional em colaboração com a ESS/IPS, na área da saúde escolar.

Autora e coautora de diversas comunicações e posters em diversos eventos científicos, três delas premiadas pelo júri.

Coautora em projetos no âmbito da Saúde Escolar e de intervenção comunitária, considerados como boas práticas e premiados por entidades competentes.

Participou em comissões organizadoras de eventos científicos como encontros, jornadas, seminários e afins.

Formadora em diferentes contextos (académico e de serviço).

Bolsa de Estudo por Mérito atribuída pela Direção Geral do Ensino Superior, ano letivo 2014/2015, Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.

Nota curricular

Nome: Ana Sofia Hansen de Pádua Marcelino

Data de nascimento: 02 de julho de 1971, natural de Setúbal.

Formação académica e profissional:

Licenciatura em Psicologia Clínica e Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 1998.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o n.º 168.

Título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, grau atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em 2016.

Psicóloga Clínica registada no EuroPsy n.º PT-053034-201907 desde 2019

2020 – Pós-Graduada em Terapias comportamental, cognitiva e Integrativa pela APTCCI – Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

2020 – Curso de Formação Profissional “Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação a Comunicação – 2.ª Edição”, promovido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de Formação Profissional “O profissional no Âmbito dos Cuidados Paliativos”, promovido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de Formação Profissional “Implementação de Serviços de Psicologia em Unidades de Saúde do SNS – 28.ª Edição”, Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de Formação Profissional “Comunicação Interprofissional e Partilha de Informação – 28.ª edição”, Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de Formação Profissional “Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool – 25.ª Edição”, Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de Formação Profissional “Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo – 14.ª Edição”, Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2020 – Curso de formação Profissional “Linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica” Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2019 – Curso de Formação Profissional – “Intervenção com Crianças e Jovens em Risco, 7.ª Edição”. Ordem dos Psicólogos Portugueses.

2017 – Pós-Graduada em Saúde Sexual e Reprodutiva – Mutilação Genital Feminina, Realizado em Associação entre a Comissão de Igualdade de Género, a Direção Geral de Saúde, Associação para o Planeamento da Família e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal em 2017.

2017 – Pós-Graduada em Neuroeducação. INSPSIC – Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências em 2017.

2013 – Curso de Cuidados Continuados Integrados. Promovido pelo Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E.

Experiência profissional:

2007 – até à atualidade a exercer as funções de Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida (ACES Arrábida), na Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP):

Consulta Psicológica a crianças, jovens, adultos e idosos utentes do agrupamento.

Colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade do ACESA, ao nível da avaliação psicológica, intervenção psicológica e aconselhamento a utentes/ familiares em todo o ciclo de vida, integrados no Programa de Cuidados Continuados Integrados.

Consultora técnica para temas do foro psicológico por solicitação de outros profissionais do ACESA para estudo, planeamento da intervenção, programação, avaliação e aplicação de métodos/processos de natureza técnica e cientifica para decisão da intervenção junto dos utentes.

Colaboração nos processos formativos do Internato Médico da Medicina Geral e Familiar do ACES Arrábida. (observação das consultas de Psicologia Clínica e de Cessação Tabágica).

De outubro de 2020 a outubro de 2021, responsável pelo Núcleo de Psicologia do ACES Arrábida.

2020 – Psicóloga designada para prestar apoio a profissionais de saúde vítimas de violência no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS).

De outubro de 2020 até outubro de 2021, elemento do Núcleo de Competências Disciplinares (NCD) da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Desde outubro de 2020 a outubro de 2021, elemento do Conselho Técnico Multidisciplinar da URAP.

De 2020 até à atualidade, colaboração com a Unidade de Saúde Pública no Trace Covid-19.

De 2019 até à atualidade, elemento da Psicologia na Equipa para Prevenção da Violência no Adulto (EPVA) do ACESA. no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida (ASGVCV) do Ministério da Saúde.

Desde 2019 até à atualidade – Corresponsável pela consulta de Cessação Tabágica dos três polos do ACESA (Setúbal, Palmela e Sesimbra).

Outras atividades relevantes:

Participação em diversas sessões de promoção de comportamentos para a saúde, no âmbito da Saúde Escolar. Frequência de várias formações sobre temas da saúde e iniciativas de natureza técnica cientifica, como formanda e formadora. Participação em reuniões científicas. Membro na organização de eventos científicos, comunicações e apresentação de posters científicos. Corredatora de artigo científico. Participação em Projetos de intervenção. Participação na organização de ações de formação na área da Psicologia. Representação externa do ACESA»

One comment on “Nomeação do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arrábida – ARSLVT”

Comments are closed.