Enfermeira Nomeada Chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS

«Despacho n.º 2743/2022

Sumário: Provimento, no cargo de chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, da Dr.ª Maria João Roque de Albuquerque Carvalho.

Findo o procedimento concursal de seleção para provimento do cargo de chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, aberto pelo Aviso n.º 20195/2021 no Diário da República, 2.ª série, n.º 207 de 25 de outubro de 2021, e na BEP com o n.º OE202110/0601, e após ter sido dado o cumprimento ao disposto no n.º 6 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, de acordo com a redação atual, a escolha recaiu na candidata Maria João Roque de Albuquerque Carvalho, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, porquanto, demostrou que detém experiência profissional no âmbito das funções que competem ao cargo, e é detentora de competência técnica e aptidão pretendidas para melhor prosseguir os objetivos da Divisão de Epidemiologia e Estatística, como decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho.

Assim, nos termos dos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da legislação supracitadas, procedo ao provimento da Maria João Roque de Albuquerque Carvalho no cargo de Chefe de Divisão Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, em comissão de serviços, com efeitos a 07 de janeiro de 2022, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo.

07-01-2022. – A Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas.

Súmula Curricular

Maria João Roque de Albuquerque Carvalho

Formação Académica e Profissional:

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, inscrita na Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Sul, com cédula profissional n.º 2-E-19761.

Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (2006-2007).

Curso de Complemento de Formação em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Doutor Ângelo da Fonseca (2004-2005).

Curso Superior de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto (1994-1997).

Experiência Profissional:

Ponto focal na Divisão de Epidemiologia e Estatística (DEE)|Direção de Serviços de Informação e Análise (DSIA)|Direção-Geral da Saúde (DGS) da vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis para a Organização Mundial da Saúde (2021 – presente).

Ponto de contacto operacional na DEE|DSIA|DGS da vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis para o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (2021 – presente).

Ponto focal na DEE|DSIA|DGS da equipa responsável pela vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis (2020 – presente).

Ponto focal na DEE|DSIA|DGS para o acompanhamento da plataforma informática de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), junto dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (2020 – presente).

Membro da equipa responsável pela coordenação da plataforma informática de suporte

ao SINAVE, a nível nacional (2015 – presente).

Membro da equipa responsável pela coordenação do Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), a nível nacional (2015 – 2017).

Enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária (carreira especial de enfermagem/categoria enfermeira) na DEE|DSIA|DGS (2015 – presente).

Membro das equipas locais do Programa de Saúde Escolar, do Plano de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/SIDA, do Programa Diz Não a Seringas em Segunda Mão, do Programa para a Promoção da Saúde Oral, do Plano de Contingência a Temperaturas Extremas adversas, do Programa de Vacinação, do Programa de Águas de Consumo Humano e do Programa de Gestão de Resíduos Hospitalares no ACSBV – Polo de Águeda (2011 – 2014).

Membro das equipas coordenadoras do Programa de Prevenção e Luta contra a Tuberculose, do Programa de Saúde Ocupacional – serviço de segurança, higiene e saúde no trabalho, do Programa de Vigilância Sanitária de Oficinas de Engarrafamento e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistências aos Antimicrobianos do ACESBV (2010 – 2014).

Enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária (carreira especial de enfermagem/categoria enfermeira) na Unidade de Saúde Pública do ACSBV (2010 – 2014).

Enfermeira (carreira especial de enfermagem/categoria enfermeira) na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Águeda II do ACSBV (2009 – 2012).

Enfermeira (carreira especial de enfermagem/categoria enfermeira e enfermeira graduada) no CSA (2002 – 2008).

Enfermeira (carreira especial de enfermagem/categoria enfermeira) na Clínica São Geraldo (1997 a 2002).»