Nomeação de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital de Santarém

«Despacho n.º 8278/2022

Sumário: Designa Ana Vanda de Fátima Alambre de Almeida Nunes de Matos para o cargo de vogal executiva do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, E. P. E.

Nos termos do disposto nos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos dos Hospitais, Centros Hospitalares e Institutos Portugueses de Oncologia, E. P. E., constantes do anexo ii ao Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, no artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro, na sua redação atual, no n.º 3 do artigo 72.º do Decreto-Lei n.º 32/2022, de 9 de maio, e nos n.os 1 e 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 1 de junho, os membros do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, E. P. E., são designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, para um mandato de três anos, renovável uma única vez.

Atendendo a que se encontra vago um cargo de vogal do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, E. P. E., torna-se necessário proceder à designação de uma nova titular, para completar o mandato em curso do atual conselho de administração, que termina em 31 de dezembro de 2023.

A remuneração dos membros do conselho de administração obedece ao disposto no n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2012, de 21 de fevereiro, e à classificação atribuída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 36/2012, de 26 de março, na sua redação atual.

Foi ouvida, nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre a designação constante do presente despacho.

Assim:

Nos termos dos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos dos Hospitais, Centros Hospitalares e Institutos Portugueses de Oncologia, E. P. E., constantes do anexo ii ao Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, do n.º 3 do artigo 72.º do Decreto-Lei n.º 32/2022, de 9 de maio, e dos n.os 1 e 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 1 de junho, determina-se:

1 – Designar Ana Vanda de Fátima Alambre de Almeida Nunes de Matos para o cargo de vogal executiva do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, E. P. E., cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva nota curricular, que consta do anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 – Estabelecer que a presente designação é feita pelo período restante do mandato em curso dos membros do mesmo conselho de administração.

3 – Estabelecer que ao estatuto remuneratório dos membros do conselho de administração se aplicam as disposições legalmente vigentes que o tomem por objeto.

4 – Determinar que o presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

1 de julho de 2022. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões. – O Secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Marques de Carvalho Mendes.

ANEXO

Nota curricular

Ana Vanda de Fátima Alambre de Almeida Nunes de Matos, nascida a 2 de julho de 1963.

Mestre em Gestão de Empresas e MBA em Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

FORGEP, INA e Seminário de Alta Direção, INA.

Curso de Formação de Formadores e Certificação pelo IEFP da aptidão como formadora.

Experiência profissional: consultora da direção do Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança (de novembro de 2017 até presente data); assessora do secretário-geral-adjunto do Ministério da Defesa Nacional – coordenação dos Sistemas de Informação do MDN; diretora de serviços de Gestão de Recursos Internos da Inspeção-Geral das Atividades Culturais; chefe de divisão de Gestão de Recursos da Inspeção-Geral das Atividades Culturais; chefe de divisão de Gestão de Recursos Humanos, da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional; chefe de divisão de Organização e Recursos Humanos, do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil; inspetora-adjunta do Gabinete de Inspeção, do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil; chefe de divisão do Núcleo de Apoio Técnico, do Serviço Nacional de Proteção Civil; assessora do conselho administração do Hospital Santa Marta; Divisão de Estudos e Planeamento Hospital Garcia de Orta – técnico superior – coordenação da área de recursos humanos e vencimentos; Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde; Instituto Nacional de Emergência Médica – gestão de recursos humanos.

Autora de comunicação pública: 6.º Congresso da Administração Pública: Os Grandes Passos da Reforma – SIADAP1: Validação dos QUAR e Avaliação Comparada do Desempenho.

Artigos publicados: Liderança e Humildade (Revista Pessoas jul./ago., 2021), A Influência da Liderança de Nível 5 na performance organizacional – Revista Pessoal e RH Online, Acidentes de Trabalho no SNS, Departamento de Recursos Humanos da Saúde, Indicadores de Gestão de RH do SNS, Departamento de Recursos Humanos da Saúde.

Participação em grupos de trabalho por nomeação oficial: trabalho colaborativo na Administração Pública – Roteiro para a Liderança dos Dirigentes Superiores da Administração Pública; trabalho colaborativo na Administração Pública – Guia para a Liderança em Ambientes de Crise; representante técnica da SGMDN no GPTIC – Plano Ação Setorial; representante da Secretaria-Geral do MDN na Comissão para a Igualdade do Género; representante do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil na IGAI – Inspeção-Geral da Administração Interna no SIAFE – Sistema de Informação da Administração Financeira do Estado; representante do Ministério da Saúde, no Instituto Português da Qualidade IPQ, no grupo de trabalho para construção de normativos relativos a certificação na área de recursos humanos – Comissão Técnica 152; representante do Ministério da Saúde, no IDICT, no grupo de trabalho sobre acidentes de trabalho; representante do IGIF no grupo de trabalho relativo ao Sistema de Informação Económico Financeira – Serviço de Resposta Urgente do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde.

Formação profissional: Liderança, Gestão Estratégica, Tecnologias de Informação, Curso Avançado de Gestão de Projetos, Cibersegurança, Protocolo Oficial, Gestão por Competências, Planos de Ação Setorial, Gestão da Mudança, Planeamento Civil de Emergência, Gestão de Crises, International HR Conference, Riscos Psicossociais, Curso Geral de Cibersegurança e de Segurança da informação classificada, Planeamento Estratégico: BSC e QUAR.»