Notícias em 03/07/2023

HDS | Hospitalização domiciliária

03/07/2023

Hospital Distrital de Santarém assina protocolos com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas do distrito

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinou no dia 30 de junho, protocolos de colaboração no âmbito da hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) do distrito, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José, a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, o Centro de Repouso e de Lazer Fonte Serrã, e o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Rio Maior. O ato, que teve lugar durante a 2.ª Conferência da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do HDS, tem como objetivo oficializar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre estas instituições e alargá-lo a mais organizações.

Na sessão de abertura do evento que assinalou o 4.° aniversário da UHD, Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, afirmou que “a assinatura destes protocolos é mais um passo que se pretende que seja profícuo para que, ao serem referenciados para a UHD, os utentes destas instituições não tenham necessidade de ser hospitalizados e, ao mesmo tempo, prevenir vindas à urgência”.

A Presidente do CA frisou ainda a vontade que este modelo de funcionamento seja alargado a outras áreas, em particular à pediatria, sobretudo porque permite “dar cuidados diferenciados e de proximidade”.

Yahia Abuowda, coordenador da UHD, salientou que “com a assinatura destes protocolos, pretendemos chamar a atenção de outras instituições para se juntarem a este projeto e, assim, possibilitar a cobertura de mais utentes”.

O coordenador da UHD acrescentou que desde que entrou em funcionamento, em 28 junho de 2019, a UHD do HDS tem permitido que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. Destacou, ainda, alguns momentos importantes como o aumento da lotação de 3 camas (2019) para 8 camas (2021).

A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, atualmente, a UHD assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

De acordo com o HDS, ao longo dos quatro anos de atividade, foram percorridos quase 137 mil quilómetros, tendo sido realizadas 7 858 visitas e admitidos 659 doentes.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Nomeado Diretor Clínico para os Cuidados Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

03/07/2023

Luís Coentro assume funções no Conselho de Administração da ULSBA

Luís Coentro é o novo Diretor Clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). O médico foi nomeado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos, assumindo funções no Conselho de Administração da ULSBA a partir desta segunda-feira, 3 de julho.

O Diretor Clínico foi proposto pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, integrando o Conselho de Administração da unidade, nomeado a 6 de abril e presidido por José Carlos Queimado. Vera Guerreiro é Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares. Vanessa Faria Almodôvar é Vogal Executiva com o pelouro financeiro e António Páscoa exerce o cargo de Enfermeiro Diretor.

Luís Coentro, natural de Alverca do Ribatejo, concluiu a especialidade em Medicina Geral e Familiar em 2004 e fez todo o seu percurso profissional como médico de família nos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo, onde coordena a Unidade de Saúde Familiar (USF) Alfa Beja.

O distrito de Beja é a próxima paragem da iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde, que regressa à estrada esta segunda-feira. O Ministro da Saúde, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde e o Secretário de Estado da Saúde vão percorrer os 13 concelhos do Baixo Alentejo e visitar os diferentes polos da ULSBA, numa iniciativa que visa proporcionar o contacto com utentes, profissionais e autarcas das diferentes regiões do país.

Nota Curricular

Luís Castro Paixão Coentro é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa. Possui um Mestrado em Cuidados Primários de Saúde pela Universidade Autónoma de Barcelona. Fez o internato em Serpa e concluiu a especialidade de Medicina Geral e Familiar em 2004, tendo exercido como médico de família no Centro de Saúde de Castro Verde (2004 e 2005) e no Centro de Saúde de Beja (2006-2011). A partir de 2011, integrou a Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja, a primeira USF do Baixo Alentejo. Coordenou a unidade entre 2012 e 2019, tendo voltado a assumir a liderança da USF este ano. É Assistente Convidado da Faculdade de Ciências Médicas e orientador do Internato de Medicina Geral e Familiar desde 2009. Desde 2022 era já representante dos Cuidados de Saúde Primários na Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA.


Nomeado Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

03/07/2023

Ivo Oliveira é o novo Presidente do Conselho de Administração

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que integra as unidades de Chaves, Lamego e Vila Real, tem um novo Conselho de Administração.

O Conselho de Administração do CHTMAD será presidido por Ivo Oliveira, sendo Diretor Clínico o médico Francisco Esteves. Júlio Azevedo será o novo Enfermeiro Diretor. Sara Mota e Telma Correia serão Vogais Executivos, a primeira com o pelouro financeiro.

O novo Conselho de Administração foi proposto pelo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde e designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.

O Ministério da Saúde reconhece e agradece o trabalho da equipa que agora cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde em 2023 e o caminho de defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população.

NOTAS CURRICULARES

Ivo Dinis de Oliveira é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Possui um Mestrado em Economia das Organizações e um Doutoramento em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Era, desde 2019, adjunto no gabinete do Primeiro-Ministro. Foi Vogal Executivo no Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (2018-2019) e adjunto no gabinete do Ministro de Saúde no XXI Governo Constitucional (2015-2018).
Foi Deputado à Assembleia da República na XII Legislatura (2014-2015). Exerce atividade docente em diversas instituições de Ensino Superior e desenvolveu investigação nas áreas da demografia, economia, sociedade, políticas públicas e desenvolvimento sustentável inclusivo.

Francisco José Esteves é licenciado em Medicina e Cirurgia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Interna e em Medicina Intensiva pela Ordem dos Médicos. Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna. No CHTMAD, é Diretor do Serviço de Medicina Intensiva desde 2016, Coordenador do Serviço de Emergência Intra-Hospitalar desde 2021 e Chefe de Equipa do Serviço de Urgência desde 2022. Possui uma ampla experiência de trabalho em contexto hospitalar. Entre outros cargos, dirigiu serviços de Emergência, Gestão Clínica de Urgência, Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios. Integrou o Grupo de trabalho para o estudo da rede de referenciação em Medicina Intensiva em Portugal (2017). Docente Convidado em diversos Mestrados e Pós-graduações, é autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Sara Alexandra Clemente Caetano da Costa Mota é licenciada em Economia pela UTAD e possui um curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2016, vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Medicina do CHTMAD, onde foi diretora do Serviço de Aprovisionamento e responsável pelas aquisições dos Serviços Farmacêuticos, de 2005 a 2016. Em 2005 foi diretora do Serviço de Gestão de Clientes, em acumulação com a Coordenação do Serviço de Aprovisionamento. Frequentou diversas formações na área da gestão de unidades de saúde, entre as quais o Programa de Leadership in Healthcare Delivery. É Docente Assistente Convidada em diversas instituições de Ensino Superior.

Telma Maria da Costa Coelho Correia é licenciada em Gestão e em Gestão Agrária pela UTAD. É vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Cirurgia do CHTMAD desde 2018. No CHTMAD, foi vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Oncologia, entre 2016 e 2018, e diretora do Serviço de Formação, de 2009 a 2016. Entre 2002 e 2008 foi responsável pelo Gabinete de Formação e Gabinete de Saídas Profissionais na UTAD. Frequentou o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) no Instituto Nacional de Administração e a Formação Avançada em Análise e Controlo de Processos (FACOP) no Instituto Nacional de Administração. Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde julho de 2020 que integra o grupo de trabalho para os Cuidados Prestados ao Doente no CHTMAD, onde coordenou também o Grupo de Trabalho que realizou o Plano para a Igualdade de Género.

Júlio Manuel Pires de Azevedo, é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, com o Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pela Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes, Porto. É Enfermeiro Diretor do CHTMAD, desde 2016. Entre 2013 e 2016 desempenhou o cargo de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real. De 2009 a 2013 foi enfermeiro responsável de Serviço da Unidade de Vila Real do CHTMAD. Integrou as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes dos Agrupamentos dos centros de saúde da área de influência do CHTMAD. Foi enfermeiro no Hospital de S. Pedro de Vila Real e no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar. É pós-graduado em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School e em Gestão Pública e Autárquica pela UTAD. Frequentou o PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE – Escola de Direção e Negócios, Porto.


Instituto Ricardo Jorge no Porto organiza reunião da OCDE focada na avaliação do risco da exposição a misturas químicas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge no Porto organiza reunião da OCDE focada na avaliação do risco da exposição a misturas químicas

03-07-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) no Porto organizou, nos dias 19 e 20 de junho, uma reunião do grupo de peritos internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) focado na avaliação de riscos para a saúde humana da exposição a misturas químicas. Promovida pelo Departamento de Saúde Ambiental do INSA, a iniciativa teve como objetivo a caracterização e discussão de diferentes biomarcadores de efeito e a sua aplicabilidade no âmbito da avaliação da exposição humana a misturas químicas.

Genotoxicidade e neurotoxicidade foram alguns dos biomarcadores de efeito caracterizados e discutidos nesta reunião que juntou, nas instalações do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, 21 peritos de diferentes instituições europeias, bem como outros elementos do grupo de trabalho que participaram remotamente. Além da discussão da aplicabilidade destes biomarcadores no âmbito da avaliação da exposição humana a misturas químicas, foram ainda apresentados estudos de caso em que estes biomarcadores foram utilizados com sucesso no mesmo contexto.

A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Saúde Ambiental do INSA, através do investigador João Paulo Teixeira, membro do grupo de peritos da OCDE. Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, João Paulo Teixeira coordena desde 2005 a Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do INSA. Da sua atividade científica, destaca-se a investigação na área dos biomarcadores de diagnóstico e/ou identificação de risco de doença, principalmente nas áreas ambientais e ocupacionais, onde tem participado de forma ativa na avaliação do papel do dano genético nas fases preliminares da carcinogénese e outras doenças crónicas.

Enquanto membro integrado da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP, João Paulo Teixeira coordena também o Laboratório “Poluição do Ar e Saúde”. Em paralelo, assume diferentes cargos na Direção Executiva da Associação de Toxicologistas Europeus e Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX – Federation of European Toxicologists and European Societies of Toxicology).

Em 2021, o investigador do INSA integrou a “World’s Top 2% Scientists list”, um ranking desenvolvido pela Universidade de Stanford que reúne os investigadores com maior número de citações das suas publicações científicas pelos seus pares, surgindo entre os autores mais referenciados na área da Toxicologia, numa base de dados que reúne mais de 100 mil cientistas de topo num total de 22 áreas científicas e de 176 especialidades.