Notícias em 10/07/2023

DGS lança 4.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas

DGS lança 4.ª edição do Concurso Nacional – Diabetes e as Escolas

DGS lança 4.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes, lança a 4.ª edição do Concurso Nacional – Diabetes e as Escolas.

Este concurso visa estimular e desafiar a criatividade dos jovens estudantes das escolas públicas e privadas de Portugal Continental, com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre a diabetes através da realização de um vídeo.

O concurso de 2023/2024 é subordinado ao tema “Diabetes: Educação para Proteger o Amanhã”

A inscrição para participação no concurso deve ser realizada através do preenchimento do formulário respetivo, até 16 de fevereiro de 2024.

Os vídeos devem ser enviados até 28 de fevereiro de 2024 para diabetes@dgs.min-saude.pt.

Mais informação:

Formulário de Inscrição

Regulamento

Grelha de Avaliação


Dispositivos médicos falsificados Refresh Tears® e Optive® do fabricante Allergan – Infarmed

InfarmedImg

(Circular Informativa N.º 063/CD/550.20.001 de 07/07/2023)

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

10 jul 2023

O INFARMED, I.P., na qualidade de autoridade competente de fiscalização para o setor dos dispositivos médicos, teve conhecimento de que foi identificada no México a falsificação dos dispositivos médicos Refresh Tears® e Optive® do fabricante Allergan.

De acordo com a informação disponibilizada, as embalagens dos produtos falsificados:

  • Apresentavam o texto do selo de segurança em preto;
  • Não apresentavam o número de lote nas cartonagens (acondicionamento secundário);
  • Os rótulos dos frascos conta-gotas não apresentavam o lote nem a data de validade.

Em Portugal, o nfarmed alertou todos os distribuidores que notificaram a comercialização destes dispositivos médicos para a existência destes produtos falsificados e recomenda a todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso os produtos falsificados sejam eventualmente detetados, os mesmos não sejam adquiridos nem utilizados, devendo a situação ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.

O Infarmed recomenda que os dispositivos médicos sejam sempre adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja sempre evitada a compra dos mesmos em domínios on-line.

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


Mais de 53 milhões de resultados de Exames de Saúde em formato digital

10/07/2023
medico analisa radiografia

Medidas do Simplex aumentam acompanhamento clínico com mais conforto para os utentes

Desde maio de 2022, foram disponibilizados em formato digital os resultados de mais de 53,3 milhões de exames de saúde realizados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Foram igualmente emitidas de forma desmaterializada, desde abril de 2022, mais de 26,1 milhões de requisições para Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), tendo-se atingido uma taxa de desmaterialização de 90,8% em pouco mais de um ano.

Estes são alguns resultados da medida “Exames de Saúde Digitalizados”, integrada no “Simplex 2022”, que consiste na desmaterialização integral das requisições de MCDT feitas no SNS, abrangendo todas as áreas clínicas. Os resultados são também enviados por via eletrónica ao utente, ficando disponíveis no Portal SNS e na app SNS24, contribuindo para a celeridade e segurança de todo o processo e simplificando a vida dos cidadãos e profissionais de saúde.

No caso dos exames, 40,4 milhões de resultados foram codificados de acordo com o Catálogo Português de Análises de Laboratório, lista que uniformiza as designações dos pedidos e resultados laboratoriais, o que facilita a consulta e interpretação dos profissionais de saúde das diferentes unidades que precisem de aceder a esta informação.

No âmbito do “Simplex 2022”, está também concluída a implementação do “Telemonit SNS24”, medida que possibilita a telemonitorização do estado de saúde dos utentes do SNS em condição de hospitalização domiciliária e com patologias como insuficiência cardíaca, diabetes e doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outras.

Este sistema permite fazer o acompanhamento clínico no domicílio do doente durante a sua recuperação, evitando o internamento hospitalar desnecessário e aumentando o conforto das pessoas, sem abdicar da segurança. Encontra-se atualmente em fase de alargamento a todas as unidades de hospitalização domiciliária.

O programa “Simplex 2022” engloba 48 medidas de simplificação, modernização e inovação, consagrando o digital como regra de atuação enquanto forma de melhorar a qualidade dos serviços públicos, centradas em eventos de vida relevantes para as pessoas e das empresas.


Resposta a emergências

10/07/2023
Margarida Tavares no Workshop Public Health Emergencies Detection and Surveillance

Secretária de Estado da Promoção da Saúde destaca importância de colaboração entre os vários países

“A Europa precisa de trabalhar unida nas campanhas de comunicação, unida na prevenção, unida na partilha de dados, unida na conceção de modelos que garantam o acesso a tratamentos adequados”, defendeu a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, na sexta-feira, dia 7 de julho, na sessão de encerramento do Workshop Public Health Emergencies Detection and Surveillance, que decorreu em Lisboa e que contou com a organização da Direção-Geral da Saúde.

Margarida Tavares no Workshop Public Health Emergencies Detection and Surveillance

“Os sistemas de vigilância eficazes funcionam como um alerta precoce para surtos que podem vir a presentar emergências de saúde pública e são essenciais para implementar respostas atempadas e eficazes”, começou por dizer a Secretária de Estado.

“A comunicação e a colaboração entre todos os países e parceiros foram cruciais para vencer a pandemia da COVID-19. A capacidade de partilhar informações, conhecimentos, boas práticas e recursos permitiu que governos, instituições de saúde pública e especialistas de todo o mundo trabalhassem juntos no desenvolvimento e implementação de estratégias eficazes de controle e prevenção da propagação do vírus, diagnosticando e tratando casos , e mitigando o impacto social e em termos de saúde da pandemia”, reforçou a governante.

Para Margarida Tavares “a pandemia que vivemos acelerou a perceção de que precisamos na Europa e no mundo” de uma abordagem global: One Health and Better Health for All in a Changing (and challenging) World. “Os desafios globais exigem ações coordenadas e alinhadas, especialmente em áreas-chave, como vigilância, monitorização, análise de dados e reporte, bem como partilha de recursos de diagnóstico e tratamento”, acrescentou.

A governante afirmou também, na sua intervenção, que a pandemia trouxe a todos uma noção mais clara da importância da saúde pública e dos desafios que enfrenta. “Também tornou visível a necessidade de se ter uma visão mais ampla da saúde, dando mais importância aos determinantes sociais da saúde e à participação e envolvimento das comunidades”, frisou. Para a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, as parcerias entre todos são fundamentais, tendo sempre como fim último o bem-estar da população.

Margarida Tavares elencou vários desafios, das alterações climáticas à guerra, passando pelas respostas às minorias e pelos novos movimentos migratórios, para reafirmar o compromisso do Ministério da Saúde com estas matérias.


CMR Sul certificado internacionalmente

10/07/2023
Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul Algarve

Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul com certificação internacional na área da reabilitação

A equipa assistencial e trinta profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR Sul) receberam certificação internacional, individualmente e em equipa assistencial, no âmbito da prestação de cuidados e na avaliação das medidas de Independência funcional (FIM – Functional Indepedence Measure) dos doentes em processo de Reabilitação Intensiva.

A Certificação FIM® mastery examination process foi atribuída pela Uniform Data System for Medical Rehabilitation e University at Buffallo, a Médicos, Enfermeiros de Reabilitação, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Terapeutas da Fala, que trabalham no CMR Sul.

Saiba mais no Portal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve


USF-B | Mais de 11 mil pessoas ganham médico de família

08/07/2023

Sobe para 34 o número de USF-B criadas este ano. Generalização do modelo está a ser ultimada

O Governo aprovou a passagem de mais oito Unidades de Saúde Familiar (USF) para o modelo B, que permite proporcionar melhores cuidados de saúde à população e remunerar as equipas com incentivos associados aos serviços a que as pessoas têm acesso. O alargamento das listas de utentes vai permitir que mais 11.218 utentes tenham médico de família, sendo a capacidade total destas oito USF de 95.084 utentes. Com este novo contingente, sobe para 34 o número de USF-B criadas este ano, numa altura em que se encontra a ser ultimado o processo de generalização deste modelo de organização dos cuidados de saúde primários.

Em conjunto, os Ministérios das Finanças e da Saúde tinham determinado, no início de 2023, que passariam este ano 28 USF para o modelo B. Em despacho conjunto dos dois Ministérios, assinado sexta-feira, esse número é alargado para 34, o que corresponde ao total das USF em condições de fazer já esta transição. Este é um número recorde desde 2010 e o mais elevado depois dos primeiros dois anos de funcionamento deste modelo de cuidados primários.

Esta decisão visa não atrasar o processo das USF que já tinham as suas candidaturas aprovadas enquanto decorre a preparação da generalização das USF-B. Até ao final deste ano, serão criadas condições para que todas as USF modelo A (260) passem a ser USF modelo B, isto é, com remuneração associada ao desempenho dos profissionais de saúde.

Das oito novas USF, duas são no concelho de Lisboa, uma em Borba, uma na Marinha Grande, uma em Porto de Mós, uma no Cartaxo, uma em Vila do Conde e uma em Matosinhos.

No contexto de valorização dos Cuidados de Saúde Primários, a criação de USF tem um papel essencial. Trata-se de pequenas equipas multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a assistência a uma determinada população, garantindo cobertura total de médico e enfermeiro de família aos seus utentes.

O acréscimo destas 34 unidades consolida a valorização dos cuidados de saúde primários como base do SNS, um caminho indissociável o compromisso de garantir cada vez mais e melhor resposta às necessidades em saúde dos portugueses e dar um novo impulso à promoção de saúde e prevenção.


Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de workshop de epidemiologia de campo para eventos de massas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de workshop de epidemiologia de campo para eventos de massas

10-07-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dias 17 e 18 de julho, nas suas instalações em Lisboa, um workshop de epidemiologia de campo vocacionado para eventos de massas. Esta é a segunda edição especial desta iniciativa, que procura responder à necessidade adicional de formação dos profissionais de saúde, em virtude da realização da Jornada Mundial da Juventude.

Tendo como pano de fundo a realização da Jornada Mundial da Juventude na cidade de Lisboa, bem como a recente publicação da Norma dos Eventos de Massas, que prevê a quantificação do risco sanitário neste género de iniciativas, este workshop tem como objetivo permitir aos formandos desenvolver competências ao nível de gestão da vigilância epidemiológica em eventos de massas, com base na experiência prévia dos profissionais do INSA em diferentes tipologias de eventos, como por exemplo festivais de música e iniciativas semelhantes que envolvam grandes concentrações de pessoas.

Destinada a profissionais de saúde, designadamente médicos, enfermeiros, técnicos de Saúde Ambiental e outros das Administrações Regionais de Saúde/Unidades de Saúde Pública, a formação tem inscrições abertas até dia 14 de julho, devendo os interessados efetuar a sua inscrição através do seguinte formulário. Para mais informações sobre o programa, consultar a plataforma de e-Learning do INSA.

Eventos de massas ou multidões (mass gatherings) reúnem mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma dada finalidade e por um período definido de tempo. Nestes contextos, os riscos para a saúde são potenciados pela concentração elevada de participantes oriundos de diferentes regiões ou países e pelo aumento do número de contactos interpessoais.

Estas situações podem implicar ainda estruturas temporárias, nomeadamente de restauração, sanitários e/ou alojamentos, que podem contribuir para um maior risco de doenças transmissíveis e, quando associadas a consumos de álcool ou outras substâncias psicoativas, propiciarem comportamentos de risco. Portugal é, nesse sentido, um país particularmente vocacionado para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura.