Notícias de 28 a 30/08/2023

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 29-08-2023

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 29-08-2023 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 29-08-2023

29-08-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 48.120 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem recombinante XBB (e suas descendentes) tem registado um marcado aumento de circulação desde o início de 2023, tendo-se tornado dominante em Portugal na semana 10 (6 a 12 de março). Na última amostragem, registou uma frequência relativa de 96,15% entre as semanas 31 e 33 (31 julho-20 agosto), maioritariamente devido às suas sublinhagens XBB.1.5, XBB.1.9 e XBB.1.16 (e suas descendentes). Destaca-se que a sublinhagem XBB.1.9 (em particular a sua descendente EG.5.1) tem revelado um considerável aumento de frequência em Portugal, representando cerca de 50,3% das sequências analisadas nas últimas três semanas (semanas 31 a 33).

Em 2022, a linhagem BA.2 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) foi dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tendo registado um aumento de frequência entre as semanas 51 de 2022 e 3 de 2023, sobretudo devido à circulação da linhagem CH.1.1 (e suas sublinhagens). Desde esse período, a frequência relativa da linhagem BA.2 tem vindo a diminuir, registando 1,36% entre as semanas 31 e 33 de 2023.

Destaca-se ainda a identificação de 2 sequências da linhagem BA.2.86 em Portugal, na semana 33 (14 a 20 de agosto). Esta sublinhagem já foi detetada em alguns países e tem suscitado interesse internacional devido ao seu perfil mutacional, que representa um “salto evolutivo” em relação à sua ancestral BA.2, sendo também divergente em termos de perfil antigénico da atual variante dominante (XBB). O impacto destas mutações na transmissibilidade e/ou severidade da doença está ainda por esclarecer.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Circular Informativa Conjunta n.º 10/2023/ACSS/APDH
41º Programa de Intercâmbio para Profissionais de Saúde HOPE 2024.


Abertas as candidaturas para o HOPE 2024 – ACSS

imagem do post do Abertas as candidaturas para o HOPE 2024

O período de inscrições para participar no 41º Programa de Intercâmbio HOPE 2024 está a decorrer até 31 de outubro.

Promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o próximo programa HOPE, que decorrerá entre 13 de maio e 9 de junho de 2024, será dedicado aos “Desafios na retenção dos Profissionais de Saúde”.

Este programa de intercâmbio permite conhecer os processos de gestão das instituições onde os participantes realizam os estágios, assim como a realidade do sistema de saúde do país, em conjunto com profissionais de saúde de outros países intervenientes. O programa termina com a realização de uma reunião final, que decorrerá de 7 a 9 de junho de 2024, em Bruxelas (Bélgica).

A iniciativa visa incentivar a troca de conhecimentos e experiências dentro da Europa e, neste contexto, promover a formação e a aplicação prática de conhecimentos a todos os profissionais da área da saúde.

Para mais informações consulte a Circular Conjunta nº 10/2023/ACSS/APDH.

Publicado em 30/8/2023


vacinação mpox

O formulário esclarece sobre os critérios de elegibilidade e permite autoproposta de agendamento num ponto de vacinação

De acordo com o surto ativo de Mpox em Portugal e a recomendação da Direção-Geral da Saúde para a vacinação de pessoas com risco acrescido de mpox, o Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) desenvolveu um formulário que permite o autoagendamento dos utentes para a vacinação contra a Mpox – também conhecida por Monkeypox.

Saiba mais no Portal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)


Ministro da Saúde mantém presidente e vogal por mais um mandato de 5 anos

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, nomeou o Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), reconduzindo Luís Meira como presidente do Conselho Diretivo deste instituto que tem como principal missão garantir o funcionamento eficaz e o desenvolvimento sustentável do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Pedro Lavinha mantém-se também como vogal do Conselho Diretivo. O novo mandato de Luís Meira, com a duração de cinco anos, começa esta quarta-feira, dia 30 de agosto.

O Ministério da Saúde reconhece o empenho do INEM na prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar de qualidade e em proximidade aos cidadãos e agradece a disponibilidade do Conselho Diretivo para renovar o compromisso de trabalho e defesa de um serviço que contribui para os resultados em saúde que Portugal alcançou nas últimas décadas.

Consulte o Comunicado de Imprensa


ecógrafo

Hospital de Guimarães reforça aposta tecnológica na resposta às grávidas

O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães continua a apostar na modernização tecnológica, com a aquisição de dois ecógrafos de última geração, destinados a inovar a abordagem ao diagnóstico pré-natal.

Os novos ecógrafos oferecem imagens de alta definição que vão muito além das gerações anteriores. Equipados com novas ferramentas de imagem volumétrica 3D e 4D, permitem uma melhor visualização e estudo do feto. Esta capacidade de visualização melhorada permite aos especialistas uma análise mais minuciosa e precisa do desenvolvimento fetal, apoiando os médicos na identificação de possíveis problemas de uma forma mais precoce e precisa.


EMA dá parecer positivo a vacina adaptada para COVID-19 – Infarmed

Notícias 6

30 ago 2023

As vacinas para COVID-19 adaptadas à variante Ómicron XBB.1.5, a usar na campanha de vacinação sazonal contra gripe e COVID-19 2023/2024 obtiveram parecer favorável do Comité dos Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sendo aguardada a publicação de Autorização de Introdução no Mercado por parte da Comissão Europeia.

Como suporte, foram apresentados dados que asseguram a sua qualidade, segurança e eficácia, nomeadamente em relação à capacidade da vacina adaptada a Omicron XBB.1.5 provocar uma resposta imune para vacinação primária e em reforço, sendo demonstrada uma resposta superior destas vacinas à exposição a esta estirpe. O perfil de segurança destas vacinas é idêntico às vacinas já aprovadas.

As vacinas serão disponibilizadas em embalagens comuns a toda a Europa, inscritas em língua inglesa, podendo ser consultado o Folheto informativo em língua Portuguesa de forma a facilitar a informação aos cidadãos.

Após a Autorização pela Comissão Europeia, a informação das vacinas, nomeadamente o Resumo das Características do Medicamento e Folheto informativo, serão acedidos através da página eletrónica do INFARMED: https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/

Mais informações no website da EMA.