Notícias a 07/11/2023

Relatório N.º 5 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Relatório N.º 5 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Relatório N.º 5 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Entre 29 de setembro e 5 de novembro de 2023 foram vacinadas 1.183.698 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 1.496.555 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório N.º 5 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 7 de novembro de 2023 está disponível aqui:


2.º Encontro a Caminhar pela Diabetes – DGS

2.º Encontro a Caminhar pela Diabetes

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes (PND), em conjunto com o Centro Hospitalar de Setúbal e o Município de Setúbal, promovem o 2º Encontro a Caminhar pela Diabetes.

A caminhada realiza-se a 12 de novembro de 2023, em Setúbal, com partida pelas 9h30 junto à entrada do Hospital de São Bernardo e fim na Praça do Bocage. Este evento tem como objetivo sensibilizar para a importância de levar um estilo de vida ativo como medida preventiva contra a Diabetes.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.


Portugal representado pela primeira vez no Encontro Anual da WHO-FIC – DGS

Portugal representado pela primeira vez no Encontro Anual da WHO-FIC

Portugal, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), esteve representado pela primeira vez no Encontro Anual da Rede WHO-FIC (Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde), realizado em Bona, Alemanha, entre 16 e 20 de outubro de 2023.

A WHO-FIC é uma rede global que desempenha um papel fundamental na padronização e classificação de informações de saúde a nível internacional. Esta rede permite que os países e organizações de saúde em todo o mundo compartilhem conhecimentos e melhores práticas relacionadas com a classificação de doenças e condições de saúde, facilitando, assim, uma compreensão mais precisa e uma comunicação eficaz no campo da saúde.

No mesmo Encontro, a representação portuguesa, composta por Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS, e Afonso Moreira, Médico Especialista em Saúde Pública e colaborador da Direção de Serviços de Informação e Análise da DGS, conquistou o 1º prémio com o trabalho “Cooperação Intercontinental: Estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para a Tradução e Implementação da CID-11.” Este trabalho, elaborado em colaboração com o Ministério da Saúde do Brasil, descreveu a metodologia utilizada no Encontro Lusófono sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em Lisboa nos dias 13 e 14 de abril de 2023. Desde então, a DGS tem trabalhado em estreita colaboração com os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de rever e implementar a tradução da CID-11 para a língua portuguesa.

Esta conquista destaca a importância do trabalho de cooperação com os países lusófonos, demonstrando a dedicação de Portugal em contribuir para a melhoria da qualidade da informação e dados em saúde.


XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública – INSA

imagem do post do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública

07-11-2023

A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), da qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é membro fundador, promove nos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, o seu XXVII Encontro Nacional, este ano subordinado ao tema “Uma Só Saúde, em Todas as Políticas”. No primeiro dia, o evento decorrerá em formato online e presencial na Escola Nacional de Saúde Pública, enquanto que no segundo dia a iniciativa terá lugar apenas presencialmente no Anfiteatro do Infarmed.

O Encontro tem como objetivo criar um momento de partilha e debate em torno desta temática, destacar alguns projetos em desenvolvimento relevantes, assim como evidenciar os novos desafios que se colocam à sociedade neste domínio. Entre os conferencistas contam-se peritos no âmbito universitário, especialistas do INSA, da Direção-Geral da Saúde, de instituições nacionais de saúde, associações profissionais e responsáveis por projetos inovadores nesta matéria.

No dia 21 de novembro, a apresentação e debate das comunicações orais selecionadas por um júri científico externo terão lugar na Escola Nacional de Saúde Pública e serão transmitidas através do Canal Youtube da APPSP. No dia 22 de novembro, o Encontro decorrerá apenas presencialmente e contará com três conferências proferidas por figuras distintas na área da Saúde Pública com experiência nesta matéria. De acordo com o programa do evento, dois painéis de especialistas abordarão, de manhã, o percurso até ao presente (Painel 1) e, de tarde, as estratégias futuras (Painel 2).

O XXVII Encontro Nacional APPSP é de entrada livre, mas carece de inscrição prévia através do seguinte link. Os interessados em apresentar comunicações em poster, quer online ou presencialmente na ENSP, deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos, até ao dia 10 de novembro, através do email  appsp@ensp.unl.pt. Durante o Encontro será também atribuído o Prémio Arnaldo Sampaio ao melhor trabalho cientifico apresentado a concurso.

O INSA esteve desde a sua fundação (1984) ligado à APPSP, através da participação no processo da sua constituição, do acolhimento da sua primeira sede no Instituto e da participação de diversos profissionais do Instituto nos seus órgãos sociais. Atualmente esta ligação mantém-se íntegra, já que da Direção da Associação faz parte um elemento designado pelo INSA, o Instituto é membro associado da APPSP e apoia as suas iniciativas.

Criada pelo professor Arnaldo Sampaio, a APPSP tem como objetivo a promoção da Saúde Pública, estimulando e apoiando a articulação das atividades do setor da Saúde com as de outros setores, coadjuvando os serviços públicos competentes e as instituições particulares, num espírito de entreajuda, solidariedade e colaboração. Tem também apoiado a investigação e a disseminação de conhecimentos na área da Saúde Pública.