Alerta Infarmed: Venda de medicamentos ilegais através da internet – Reductil, Clenbuterol, Liotironina e Efedrina

24 jan 2018

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

 

O Infarmed identificou a existência de um website e de páginas nas redes sociais que anunciam a venda dos seguintes medicamentos:

Reductil (sibutramina) 15 mg;

Reductil (sibutramina) 20 mg;

T3 Uni-Pharma (Liotironina sódica) 25 µg;

Clenbuterol SoPharma (Clenbuterol), 0,02 mg;

Efedrina HCL, 50mg.

Este website e as páginas de redes sociais identificadas não se encontram autorizado para a venda de medicamentos.

Estes medicamentos são ilegais, pelo que a sua utilização constitui um elevado risco para saúde.

Salienta-se que a comercialização de medicamentos contendo sibutramina, como é o caso do Reductil, foi suspensa em toda a União Europeia, em 2010, por se verificar que os riscos da utilização destes medicamentos são muito superiores aos seus benefícios.

Face ao exposto, o Infarmed alerta:

  • Não adquira medicamentos através da Internet em websites não autorizados1;
  • Caso tenha adquirido estes produtos, não os utilize uma vez que estes constituem um risco para a saúde, e contacte o Infarmed.

 

O INFARMED, I.P. desencadeou já, em articulação com as autoridades nacionais e internacionais com intervenção nestas áreas, ações com o objetivo de impedir a venda destes produtos em território nacional pelos referidos websites.

O INFARMED, I.P. continuará a monitorizar a situação.

 

1 A lista dos sites de farmácias e locais de venda autorizados em Portugal encontra-se disponível em http://www.infarmed.pt/web/infarmed/entidades/licenciamentos/reg.-dispensa-domicilio.

Comunicado – Venda ilegal de medicamentos para emagrecer

25 jan 2018

O Infarmed detetou a promoção da venda ilegal de medicamentos destinados ao emagrecimento, através de um site destinado ao público português e das redes sociais e plataformas de mensagens, nomeadamente Facebook e Whatsapp.

Entre os medicamentos à venda estão o Reductil, que contém sibutramina, substância que foi suspensa em toda a União Europeia em 2010 por se verificar que os riscos da sua utilização eram muito superiores aos seus benefícios, no âmbito de um programa de perda de peso. A Agência Reguladora de Medicamentos (EMA) recomendou a sua suspensão depois de uma revisão de segurança destes medicamentos, associados ao aumento do risco de eventos cardiovasculares.

Outras substâncias identificadas nestas plataformas foram o clenbuterol, liotironina e efedrina. Perante estes dados, o Infarmed alerta o cidadão para que não compre este e outros medicamentos, nomeadamente através da Internet. Caso já os tenha adquirido, não os deve utilizar, já que a sua qualidade, segurança e eficácia não estão verificadas e há riscos para a saúde.

Leia mais no comunicado em anexo.


Venda ilegal de medicamentos para emagrecimento na Internet

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde detetou a promoção da venda ilegal de medicamentos destinados ao emagrecimento, através de um site destinado ao público português e das redes sociais e plataformas de mensagens, nomeadamente Facebook e Whatsapp.

Entre os medicamentos à venda estão o Reductil, que contém sibutramina, substância que foi suspensa em toda a União Europeia em 2010 por se verificar que os riscos da sua utilização eram muito superiores aos seus benefícios, no âmbito de um programa de perda de peso. A Agência Reguladora de Medicamentos (EMA) recomendou a sua suspensão depois de uma revisão de segurança destes medicamentos, associados ao aumento do risco de eventos cardiovasculares.

Outras substâncias identificadas nestas plataformas foram o clenbuterol, liotironina e efedrina. Perante estes dados, a Autoridade alerta o cidadão para que não compre este e outros medicamentos, nomeadamente através da Internet. Caso já os tenha adquirido, não os deve utilizar, já que a sua qualidade, segurança e eficácia não estão verificadas e há riscos para a saúde.

O INFARMED já notificou a entidade promotora do site, sediado no Canadá, e da venda online destes medicamentos, tendo dado instruções para que retirasse de imediato todas as referências, sob pena de instauração das sanções previstas na legislação. O Infarmed continuará a monitorizar a situação e já tomou medidas para impedir a venda destes produtos em território nacional pelos referidos sites. Solicitou ainda o apoio de autoridades internacionais, nomeadamente da Interpol.

A Autoridade do Medicamento continua atenta a estas e outras situações de incumprimento e desenvolve campanhas de informação e alerta para os perigos da venda online e da compra de medicamentos ilegais.

Recorda-se que a venda de medicamentos sem autorização é ilegal, tal como a comercialização através da Internet sem a autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde. Em Portugal só é permitida a venda de medicamentos não sujeitos a receita médica em farmácias e locais de venda autorizados.


Pode obter esclarecimento de dúvidas relacionadas com medicamentos e produtos de saúde (dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal e produtos farmacêuticos homeopáticos) no Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI), através de:

  • Telefone: 217987373
  • Fax: 211117552
  • Email: cimi@infarmed.pt
  • Linha do Medicamento: 800 222 444 (gratuita)
  • facebook –

 Para saber mais, consulte: