Bolsa de Investigação Cientifica: Projeto “Novel approach to “understand” syphilis”

ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA (BIC) – 1 VAGA – A CANDIDATOS (M/F), NO ÂMBITO DO PROJETO “NOVEL APPROACH TO “UNDERSTAND” SYPHILIS” (REF. INSA/2013DDI879), FINANCIADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE – REFª: INSA/2013D

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Cientifica (BIC) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Novel approach to “understand” syphilis” (Ref. INSA/2013DDI879), financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

« Data Limite : 01-07-2015

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação Cientifica
Refª: INSA/2013DDI879

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Cientifica (BIC) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Novel approach to “understand” syphilis” (Ref. INSA/2013DDI879), financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Fase de Candidatura: de 18-06-2015 a 01-07-2015.

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica Genérica: Ciências Biológicas

Área Cientifica Especifica: Microbiologia

Requisitos de Admissão:

Serão consideradas as candidaturas que reúnam os seguintes requisitos:

  • Licenciatura em Genética, Bioquímica, Biologia ou área afim (obrigatório);

Requisitos Preferênciais:

  • Mestrado na mesma área com nota mínima de 18 valores;
  • No caso de se tratar de Mestrado Integrado, a nota final deverá ser igual ou superior a 17 valores;
  • Será critério preferencial a experiência prévia em Treponema pallidum, agente causador da sífilis;
  • Experiência comprovada em biologia molecular e na utilização de software de bioinformática e essencialmente na análise de dados de Next-generation-sequencing;
  • Um mínimo de 3 publicações em revistas ciêntificas internationais com peer-review;
  • Excelentes conhecimentos da língua Inglesa (escritos e orais);
  • Boa capacidade de trabalho, organização e de interação com outros investigadores;
  • Experiência em investigação, pelo menos 4 anos.

Plano de trabalhos: Treponema pallidum é uma bactéria em forma de espiroqueta que causa a sífilis, sendo transmitida por contacto sexual, transfusão de sangue ou por via congénita. Apesar de T. pallidum poder affectar múltiplos locais anatómicos e originar manifestações clínicas diversas, desconhece-se a base molecular de tais diferenças de tropismo e patogénese. O estudo de T. pallidum tem-se revelado muito complicado dado que não é possível propagar esta bactéria in vitro, nem tão pouco modificá-la geneticamente. Assim, o conhecimento da diversidade de T. pallidum é muito enviesado dado que não tem sido possível a recolha consistente de dados genómicos de estirpes circulantes. O objectivo do presente projecto consiste na aplicação da metodologia “SureSelect target enrichment” associada a next-generation sequencing (NGS) para obter a sequência completa do genoma de estirpes presentes em amostras clínicas sem recurso à sua propagação para enriquecimento. As estirpes a analisar, provenientes de locais anatómicos diversos e associadas a diferentes patologias, fazem parte da colecção existente no Instituto Ricardo Jorge.  Este estudo permitirá conhecer melhor a diversidade genómica das estirpes circulantes de T. pallidum, para melhor compreender as diferenças de tropismo desta bactéria e de manifestações clínicas de sífilis.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto e alterações seguintes. O Regulamento de Bolsas Ricardo Jorge, aprovado através do aviso n.º 7344/2005 (2ª série), de 17 de agosto de 2005, supletivamente aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Bem como e sem prejuizo de outra legislação em vigor, as regras de funcionamento interno da Instituição. A DGRH-Bolsas assume as competências do Núcleo do Bolseiro, cujas regras básicas de funcionamento, entre outras são: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas funciona, nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado, nesta Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Nacional de Referência de Infecções Bacterianas Sexualmente Transmissíveis e Núcleo de Bioinformática, Departamento de Doenças Infecciosas, INSA, Av. Padre Cruz, 1649-016, Lisboa.

Orientação Científica: O trabalho será efectuado sob a orientação cientifica do Doutor João Paulo Gomes do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 5 meses (eventualmente renovável, mas nunca indo para além do limite temporal do projeto no âmbito do qual a Bolsa é aberta), com início previsto para 28 de Julho de 2015.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas, em consonância com as bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto e Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Métodos de selecção: O método de seleção a utilizar será o da avaliação curricular com valoração de 0 a 20.

Composição do Júri de Selecção: O Júri é constituído pelo Doutor João Paulo Gomes, investigador auxiliar do INSA (Presidente do Júri), pela Doutora Maria José Borrego, investigadora auxiliar e pela Doutora Mónica Oleastro, investigadora auxiliar do mesmo departamento (vogais efetivos). Doutor Jorge Cândido Machado, investigador auxiliar do INSA (vogal suplente).

Prazo e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas obrigatoriamente com indicação da referência do anúncio e ser acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação, e nome e contacto de pelo menos uma pessoa que possa servir de referência.

As candidaturas devem ser enviadas entre 18-06-2015 e 01-07-2015, e preferencialmente por correio electrónico, para o seguinte endereço:

e-mail: j.paulo.gomes@insa.min-saude.pt
João Paulo Gomes
Investigador Auxiliar,
Departamento de Doenças Infecciosas, 4ºPiso
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Av. Padre Cruz, 1649-016 – Lisboa

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de selecção será divulgado, através do website:http://www.insa.pt/, sendo o candidato(a) selecionado(a) notificado através de e-mail.

Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos através de correio electrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis. O candidato seleccionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efectivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato seleccionado, a opção será o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Acta. A Ata e a lista final de classificação serão afixadas em local visível, na Ala da Direcção de Recursos Humanos, piso 2, deste Instituto. »