2 Bolsas de Investigação: Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”

 ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “NATIONAL SEROLOGICAL SURVEY IN PORTUGAL 2015-2016” – REFA ISN2015_BFGCT

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA, I.P.), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de Bolsa para Formação em Gestão de Ciência e Tecnologia (com a referência ISN2015_BFGCT) – 1 vaga– para candidatos (M/F), no âmbito do Projeto intitulado “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado de “ISN 2015-16”, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu 2009-2014 (Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA Grants 2009-2014).

« Atribuição de uma Bolsa de Investigação
no âmbito do Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”
Ref.  ISN2015_BFGCT

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA, I.P.), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de Bolsa para Formação em Gestão de Ciência e Tecnologia (com a referência ISN2015_BFGCT) – 1 vaga– para candidatos (M/F), no âmbito do Projeto intitulado “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado de “ISN 2015-16”, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu 2009-2014 (Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA Grants 2009-2014).
Fase de Candidatura: de 18-06-2015 a 01-07-2015.

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica Geral: gestão, contabilidade, ciências biológicas, ciências da saúde, ou outras áreas afins.

Requisitos de Admissão:

  • Licenciatura em gestão ou outra licenciatura da área científica geral com formação académica ou profissional em gestão.

Requisitos Preferenciais:

  1. Mestrado (ou Pós-graduação) em área de gestão (preferencialmente com formação específica em gestão de projetos científicos);
  2. Experiência profissional anterior em gestão de projetos de investigação científica com financiamento nacional ou internacional (preferencialmente financiados pela UE);
  3. Conhecimento do enquadramento legal e procedimentos da administração pública para aquisição de bens e serviços;
  4. Bons conhecimentos de inglês (preferencialmente na escrita);
  5. Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Word e Excel) assim como em software de gestão de projetos;
  6. Elevado sentido de responsabilidade, organização e planeamento;
  7. Facilidade de relacionamento, comunicação e trabalho em equipa;
  8. Disponibilidade imediata;

Plano de trabalhos: Participar num projeto de âmbito nacional que visa realizar um inquérito serológico à população portuguesa, com recurso à análise de produtos biológicos colhidos a uma amostra aleatória e representativa da população residente no país, estratificada por região e grupo etário, de forma a conhecer a prevalência de anticorpos específicos para as doenças evitáveis por vacinação que integram o Plano Nacional de Vacinação, bem como também para alguns agentes infeciosos, virais e bacterianos, com reconhecido impacto em Saúde Pública.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, na redação dada pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro. O Regulamento de Bolsas Ricardo Jorge, publicado no Diário da República – II Série, aviso n.º 7344/2005 (2ª série), de 17 de agosto de 2005. E ainda, subsidiariamente, o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012, de 25 de junho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 12, devidamente atualizado), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf, sem prejuizo de outra legislação em vigor e das regras de funcionamento interno da Instituição. A DGRH-Bolsas assume as competências do Núcleo do Bolseiro, cujas regras básicas de funcionamento, são entre outras: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas funciona, nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado, nesta Instituição. Os Bolseiros devem ainda respeitar e sem prejuízo de outra legislação em vigor, as regras de funcionamento interno da Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em vários Laboratórios do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, I.P.

Orientação Cientifica: O trabalho será realizado sob a orientação da Doutora Elizabeth Pádua, investigadora auxiliar na Unidade de Referência de Infeções Sexualmente Transmissiveis e co-orientado pela Mestre Paula Palminha, técnica superior de saúde na Unidade de Referência de Doenças Evitáveis pela Vacinação.

Duração da bolsa: A bolsa a concurso será atribuida pelo prazo de 9 meses, com inicio previsto a 1 de Agosto de 2015 até à data de término do projeto, previsto ser a 30 de Abril de 2016. A bolsa poderá ser eventualmente renovada, caso se verifique a prorrogação do projeto, não podendo em caso algum, ultrapassar a data de término do mesmo.

Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores para bolsas nacionais atribuídas pela FCT constante no regulamento de bolsas de investigação, disponível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. Excecionalmente poderá ser atribuida majoração. O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Critérios de selecção: O processo de avaliação inclui duas fases: a avaliação curricular (de caráter eliminatório, pontuada numa escala de 0 a 20 valores) e uma entrevista. Apenas serão chamados a entrevista, os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 10 valores na fase de avaliação curricular, sendo essa comunicação efetuada por correio eletrónico. A ponderação para a avaliação final é de 40% e 60%, respetivamente, para a avaliação curricular e para a entrevista.

Composição do Júri de Selecção: O Júri é constituído pela Doutora Elizabeth Pádua (presidente do Júri), pela Doutora Maria José Borrego e pela Doutora Paula Lavado (vogais efetivas), investigadoras auxiliares do INSA, I.P. A Mestre Paula Palminha e a Mestre Helena Cortes Martins, técnicas superiores de saúde do INSA, I.P, serão vogais suplentes.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, pelo envio do Curriculum Vitae detalhado (preferencialmente seguindo o modelo Europass) e certificado comprovativo de habilitações. O candidato poderá juntar à sua candidatura outros documentos que considere relevantes para o processo de selecção.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ou por correio (até à data limite de 01-07-2015) para o seguinte endereço:

Elizabeth Pádua
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Departamento de Doenças Infecciosas (Projeto ISN 2015-16)
Avenida Padre Cruz
1649-016 LISBOA

Email: elizabeth.padua@insa.min-saude.pt

Os candidatos que enviem as candidaturas por correio eletrónico devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura como comprovativo de receção.

Forma de divulgação dos resultados: Comunicação dos resultados do concurso aos candidatos será efetuada através de correio eletrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado do concurso, o candidato considerar-se-á automaticamente notificado para uma eventual consulta do processo, se assim o desejar, e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis.

O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa.

Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção de escolha reverterá para o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata. A lista final de classificação será afixada num local visível, junto à Direção de Gestão de Recursos Humanos, no piso 2, deste Instituto. »


 

 ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “NATIONAL SEROLOGICAL SURVEY IN PORTUGAL 2015-2016” – REFA ISN2015_BI.2 E ISN2015_BI.3
Data Limite : 01-07-2015

Atribuição de uma Bolsa de Investigação
no âmbito do Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”
Ref.  ISN2015_BI.2 e ISN2015_BI.3

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA, I.P.), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação (com a referência ISN2015_BI.2 e ISN2015_BI.3) – 2 vagas– para candidatos (M/F), no âmbito do Projeto intitulado “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado de “ISN 2015-16”, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu 2009-2014 (Programa Iniciativas de Saúde Pública, EAA Grants 2009-2014).

Fase de Candidatura: de 18-06-2015 a 01-07-2015.

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica Geral: ciências biológicas, ciências da saúde, ou outras áreas afins.

Requisitos de Admissão:

  • Licenciatura na área das ciências biológicas, ou ciências da saúde, ou outras áreas afins.

Requisitos Preferenciais:

  1. Formação na área do diagnóstico laboratorial (área clinica);
  2. Experiência profissional anterior na execução de ensaios laboratoriais;
  3. Bons conhecimentos da língua inglesa (preferencialmente na escrita);
  4. Muito bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Microsoft office);
  5. Elevado sentido de responsabilidade, organização e planeamento;
  6. Facilidade de relacionamento, comunicação e trabalho em equipa;
  7. Disponibilidade imediata;

Plano de trabalhos: Participar num projeto de âmbito nacional que visa realizar um inquérito serológico à população portuguesa, com recurso à análise de produtos biológicos colhidos a uma amostra aleatória e representativa da população residente no país, estratificada por região e grupo etário, de forma a conhecer a prevalência de anticorpos específicos para as doenças evitáveis por vacinação que integram o Plano Nacional de Vacinação, bem como também para alguns agentes infeciosos, virais e bacterianos, com reconhecido impacto em Saúde Pública.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, na redação dada pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro. O Regulamento de Bolsas Ricardo Jorge, publicado no Diário da República – II Série, aviso n.º 7344/2005 (2ª série), de 17 de agosto de 2005. E ainda, subsidiariamente, o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012, de 25 de junho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 12, devidamente atualizado), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf, sem prejuizo de outra legislação em vigor e das regras de funcionamento interno da Instituição.

A DGRH-Bolsas assume as competências do Núcleo do Bolseiro, cujas regras básicas de funcionamento, são entre outras: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas funciona, nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado, nesta Instituição. Os Bolseiros devem ainda respeitar e sem prejuízo de outra legislação em vigor, as regras de funcionamento interno da Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em vários Laboratórios do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, I.P.

Orientação Cientifica: O trabalho será realizado sob a orientação da Doutora Elizabeth Pádua, investigadora auxiliar na Unidade de Referência de Infeções Sexualmente Transmissiveis e co-orientado pela Mestre Paula Palminha, técnica superior de saúde na Unidade de Referência de Doenças Evitáveis pela Vacinação.

Duração da bolsa: A bolsa a concurso será atribuida pelo prazo de 9 meses, com inicio previsto a 1 de Agosto de 2015 até à data de término do projeto, previsto ser a 30 de Abril de 2016. A bolsa poderá ser eventualmente renovada, caso se verifique a prorrogação do projeto, não podendo em caso algum, ultrapassar a data de término do mesmo.

Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores para bolsas nacionais atribuídas pela FCT constante no regulamento de bolsas de investigação, disponível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. Excecionalmente poderá ser atribuida majoração. O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Critérios de selecção: O processo de avaliação inclui duas fases: a avaliação curricular (de caráter eliminatório, pontuada numa escala de 0 a 20 valores) e uma entrevista. Apenas serão chamados a entrevista, os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 12 valores na fase de avaliação curricular, sendo essa comunicação efetuada por correio eletrónico. A ponderação para a avaliação final é de 40% e 60%, respetivamente, para a avaliação curricular e para a entrevista.

Composição do Júri de Selecção: O Júri é constituído pela Doutora Elizabeth Pádua (presidente do Júri), pela Doutora Maria José Borrego e pela Doutora Paula Lavado (vogais efetivas), investigadoras auxiliares do INSA, I.P. A Mestre Paula Palminha e a Mestre Helena Cortes Martins, técnicas superiores de saúde do INSA, I.P, serão vogais suplentes.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, pelo envio do Curriculum Vitae detalhado (preferencialmente seguindo o modelo Europass) e certificado comprovativo de habilitações. O candidato poderá juntar à sua candidatura outros documentos que considere relevantes para o processo de selecção.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ou por correio (até à data limite de 01-07-2015) para o seguinte endereço:

Elizabeth Pádua
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Departamento de Doenças Infecciosas (Projeto ISN 2015-16)
Avenida Padre Cruz
1649-016 LISBOA

Email: elizabeth.padua@insa.min-saude.pt

Os candidatos que enviem as candidaturas por correio eletrónico devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura como comprovativo de receção.

Forma de divulgação dos resultados: Comunicação dos resultados do concurso aos candidatos será efetuada através de correio eletrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado do concurso, o candidato considerar-se-á automaticamente notificado para uma eventual consulta do processo, se assim o desejar, e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis.

O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa.

Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção de escolha reverterá para o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata. A lista final de classificação será afixada num local visível, junto à Direção de Gestão de Recursos Humanos, no piso 2, deste Instituto.