Plano de Verão 2015: ARS Algarve Disponibiliza 32 Postos de Saúde de Praia Entre 29 de Junho e 13 de Setembro

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, disponibiliza, entre 29 de junho a 13 de setembro, 32 postos de saúde de praia distribuídos ao longo da costa algarvia. Estes vão funcionar entre as 10h30 e as 19h30, até 30 de agosto, sendo que 7 destes postos se manterão em funcionamento até 13 de setembro.

Veja o Plano de Verão 2015

Este projeto tem como objetivo assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

De acordo com o comunicado da ARS Algarve, a acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efetuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos postos de saúde de praia, sendo os parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

Para além desta iniciativa, o Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve desenvolve também, no âmbito da prevenção, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2015, entre 15 de maio e 30 de setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

Este plano tem como finalidade a promoção da proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de calor extremo, através de uma eficaz avaliação do risco e do desenvolvimento de respostas apropriadas pelas entidades competentes da saúde, em articulação com entidades externas de proteção civil, da segurança social, entre outras.

Veja o Plano de Verão 2015