Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe 22 a 28 de Fevereiro – INSA

Atividade gripal baixa com tendência estável
Imagem ilustrativa
Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe revela atividade gripal baixa, com tendência estável, de 22 a 28 de fevereiro.

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Instituto Ricardo Jorge, refere que atividade gripal manteve-se baixa, com tendência estável, pela terceira semana consecutiva, referente à última semana de fevereiro.

De acordo com o relatório, entre 22 e 28 de fevereiro, a taxa de incidência da gripe foi de 42,6 por 100.000 habitantes. Na semana anterior tinha sido de 40,1.

O vírus da gripe foi detetado em 36% dos casos analisados em laboratório (quatro de 11), tendo sido encontrados dois vírus de tipo A e dois de tipo B.

Os vírus da gripe circulantes são na sua maioria semelhantes aos contemplados na vacina da gripe usada neste inverno.

Ainda segundo o Instituto Ricardo Jorge, na semana passada foram admitidos 10 novos casos de gripe em 13 unidades de cuidados intensivos (UCI), que reportaram informação, o que representa 6,2% da taxa de admissão. Este valor é quase o dobro do que fora estimado na semana anterior.

A mortalidade observada por todas as causas com valores de acordo com o esperado, e no resto da Europa houve um decréscimo de casos de gripe, embora em sete países tivesse havido uma atividade gripal elevada.

No mês de fevereiro, o valor da temperatura mínima do ar (5,95 graus) foi ligeiramente superior ao valor médio.

A época gripal começou em outubro e termina em maio.

Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe – Semana 08| 22-28 fevereiro 2016

Veja todas as relacionadas:

Tag Gripe