Gratuito: DIA C | Conversas Sobre Ética nas Ciências da Vida, a 28 de Abril, em Lisboa – CNECV

DIA C | Conversas sobre Ética nas Ciências da Vida
Vacinação

Pavilhão do Conhecimento | 19.30

O Dia C é um ciclo de conversas sobre ética nas ciências da vida, organizado pela Ciência Viva e pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às 21.00. Em cada sessão um painel de especialistas apresenta um tema actual e controverso. Segue-se um debate entre os especialistas e o público, com o apoio de um moderador.

Entrada livre, com inscrição prévia, aqui.


Dia 28 de Abril | Bioética e vacinação infantil

Que razões culturais, religiosas ou filosóficas poderão estar por trás da recusa de alguns pais em vacinar os filhos? Deverá esta situação ser encarada como um direito individual? E quais as consequências para a sociedade?

A disseminação de muitas doenças graves pode ser substancialmente limitada se parte considerável da população estiver vacinada. Esta protecção beneficia mesmo os poucos indivíduos não vacinados ou aqueles para quem a vacinação não é eficaz. Esta imunidade de grupo poderá ficar seriamente comprometida se um número elevado de pessoas não for vacinado.

Portugal dispõe desde há 50 anos de um Programa Nacional de Vacinação. Poderá a sua eficácia estar em risco devido a decisões individuais e controvérsias sobre a vacinação?

Esta iniciativa integra as Conversas Ciência Conhecimento (Dia C) organizadas em parceria com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, que decorre no Pavilhão do Conhecimento até Novembro na última quinta-feira do mês.

Oradores: Filipe Almeida (Universidade do Porto e CNECV), Graça Freitas (DGS) e Virgínia Calado (Universidade do Minho)

Os oradores:

Filipe Almeida

Filipe Almeida

Médico pediatra do Centro Hospitalar de São João, com a subespecialidade em Cuidados Intensivos Pediátricos, Filipe Almeida é Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP. Presidente da Comissão de Ética para a Saúde do CHSJ e da FMUP, é também membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica. Filipe Almeida é director do Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de São João, director do Centro de Estudos de Bioética, membro da Academia Pontifícia para a Vida e director do Departamento de Educação e Simulação Médica da FMUP.

Graça Freitas

Graça Freitas

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde foi assistente convidada. Graça Freitas é Subdirectora Geral de Saúde. Coordena o Programa Nacional de Vacinação, preside à Comissão Técnica de Vacinação e coordena outros programas de controlo de doenças transmissíveis. Integra os Comités de Doenças Transmissíveis e de Vacinação da Organização Mundial da Saúde e a Rede de Vigilância de Doenças Transmissíveis da União Europeia e diversas redes de vigilância europeia, representando a Direcção-Geral da Saúde e Portugal no sistema de alerta e resposta europeu (Early Warning and Response System).

 Virgínia Calado

Virgínia Calado

Doutorada em Ciências Sociais – especialidade de Antropologia Social e Cultural pelo ICS-UL, mestre em Sociologia pelo ISCTE e licenciada em Antropologia Social pela mesma instituição. Virgínia Calado é investigadora e professora na área das ciências sociais (Universidade do Minho). Tem feito investigação sobre questões ligadas ao corpo, saúde, alimentação e adopção de terapêuticas não-convencionais, desenvolvendo actualmente investigação sobre alimentação, políticas alimentares e políticas de saúde. Virgínia Calado integrou a equipa do projecto “A vacinação – sociedade e administração do corpo: abordagens antropológicas”.

Saiba mais:

Sobre o Programa Nacional de Vacinação.

Sobre a história da vacinação (em inglês).

Semana Europeia da Vacinação decorre no Pavilhão do Conhecimento entre 21 e 24 de Abril.

E não deixe de visitar a nossa exposição Viral.

 [Inscrições]


Não perca as próximas sessões:

Dia 26 de Maio | DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

Dia 30 de Junho | ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA

Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA

Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO

Sessões anteriores:

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA

Veja todas as Relacionadas em:

Tag Conversas Sobre Ética nas Ciências da Vida

Tag CNECV