CHLC Com Recorde de Colheita de Órgãos Para Transplante

Foram obtidos 284 órgãos e 236 tecidos de origem humana

O Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) do Hospital São José, integrado no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), realizou em 2016 mais cinco colheitas (112) que o total realizado em 2015 (107), alcançando, uma vez mais, um número superior a 100 colheitas/ano.

Num comunicado, emitido no final de dezembro de 2016, o CHLC informa que os hospitais onde se realizaram mais colheitas na área de referência do GCCT foram o Hospital de S. José (46) e o Hospital Garcia de Orta (17).

Até à presente data, dos 21 hospitais da rede apenas 3 não tiveram dadores efetivos.

Destas colheitas foi possível obter 284 órgãos e 236 tecidos de origem humana, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos doentes que aguardam em lista de espera.

Recorde-se que a rede de referenciação do GCCT do Hospital de São José é composta por 21 hospitais, incluindo todas as unidades a Sul do Tejo até ao Algarve e a Região Autónoma da Madeira.

Nos hospitais que integram o CHLC (Hospitais de São José, de Santa Marta, de Santo António dos Capuchos, de D. Estefânia e de Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa), foram realizadas 48 colheitas (42,9%) e as restantes 64 nos outros hospitais da rede (57,1%).

Relativamente à atividade de transplantação, o GCCT do Hospital de São José é o único, no país, que integra unidades de transplantação para todos os órgãos sólidos (fígado, pâncreas, rim, coração, pulmão). O sucesso do transplante depende da criteriosa avaliação dos órgãos ainda no dador, pelo que a qualidade é um critério sempre a ter em conta.

O transplante pancreático encontra-se, também, em fase de crescimento. Todavia, não podemos deixar de assinalar que a única unidade de transplante pulmonar, a nível nacional, pertence ao CHLC – Hospital de Santa Marta. Em 2016 realizou 26 transplantes pulmonares, tendo realizado 15 no ano de 2015 – um aumento de 73%. Para que este aumento se tornasse realidade há que referir que todos os restantes GCCT do país (4) também contribuíram ativamente, referenciando todos os possíveis dadores com critérios de inclusão para a doação de pulmão.

Visite:

Centro Hospitalar Lisboa Central  – http://www.chlc.min-saude.pt/