Instituto Ricardo Jorge promove exposição “Ambientes de Trabalho Saudáveis – Importância da Prevenção”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove exposição “Ambientes de Trabalho Saudáveis – Importância da Prevenção”

11-05-2017

O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do seu Departamento de Saúde Ambiental, assinalou o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho com uma exposição documental intitulada “Ambientes de Trabalho Saudáveis – Importância da Prevenção”. A mostra está patente até 26 de maio, no edifício sede do Instituto, em Lisboa.

A iniciativa visa divulgar a atividade da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional no âmbito da saúde ocupacional, a qual numa perspetiva preventiva, avalia fatores de risco (físicos, químicos ou biológicos) para a saúde humana relacionados com o ar ambiente (interior e exterior), com o objetivo de criar locais de trabalho saudáveis e seguros, promovendo a saúde e o bem-estar.

Nesta exposição é dado destaque aos dois tipos de monitorização aplicáveis: monitorização biológica, com apresentação dos tipos de indicadores biológicos de exposição e monitorização ambiental, salientando-se a avaliação da exposição profissional ao ruído, a agentes biológicos e a agentes químicos, como é o caso do amianto e dos solventes orgânicos e, ainda, a avaliação do ambiente térmico.

A presente mostra teve por base uma outra exposição realizada no Instituto Ricardo Jorge, em outubro de 1995, no âmbito do Projeto Viva a Ciência, tendo sido agora atualizada com o propósito do assinalar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

O dia 28 de abril é comemorado em todo o mundo, desde 2003, como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e tem como objetivo homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Em Portugal, o dia 28 de Abril foi instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001.