Doar leite é doar vida: CHLC assinala Dia Mundial da Doação de Leite Materno

No dia 19 de maio comemora-se o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. O Banco de Leite Humano (BLH) do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Maternidade Dr. Alfredo da Costa (CHLC-MAC) associa-se aos bancos de leite humano espalhados pelos vários continentes na promoção e divulgação desta causa.

O leite humano é extremamente importante para os recém-nascidos de termo, mas particularmente para os prematuros, contribuindo para a sua saúde a médio e longo prazo. Como as mães dos prematuros têm ocasionalmente quantidade insuficiente de leite para os seus filhos, a doação de leite de dadoras saudáveis é fundamental para suprir estas carências.

O Banco de Leite Humano (BLH) funciona no CHLC-MAC desde o ano de 2009, coincidindo com a acreditação como Hospital Amigo dos Bebés, com a inerente política de promoção do aleitamento materno. Este leite humano é fundamental na prevenção das complicações da grande prematuridade, nomeadamente a enterocolite necrotisante  e a infeção nosocomial.

Doar leite para estes bebés prematuros é mais do que doar um alimento, é contribuir para a sua sobrevivência com qualidade. Ser dadora é um ato de generosidade para com o seu próprio filho, mas também para com os bebés prematuros e seus pais.

Visite:

Centro Hospitalar Lisboa Central  – Banco de Leite Humano