INEM reforça meios no Algarve

17/07/2017

Protocolos de cooperação assinados dia 17, em Faro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que vai reforçar meios de emergência no Algarve e operacionalizar uma ambulância para o concelho de Alcoutim, no âmbito de um conjunto de protocolos de colaboração que vão ser assinados no dia 17 de julho, pelas 15 horas, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

O objetivo do INEM e dos seus parceiros, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), é reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita numa região que vê a sua população crescer de forma considerável  no verão.

Alguns dos meios que integram o dispositivo de reforço sazonal estão já em atividade desde o passado dia 1 de junho e vão continuar até ao dia 30 de setembro.

Assim, ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais 7 ambulâncias e 2 motociclos, assim distribuídos:

  • 1 ambulância de socorro na CVP de Portimão, sediada em Portimão
  • 1 ambulância de socorro na CVP de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim)
  • 1 ambulância de socorro na CVP Faro-Loulé, sediada em Almancil
  • 2 ambulâncias de socorro na CVP Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pera
  • 1 ambulância de socorro nos Bombeiros de Portimão
  • 1 ambulância de socorro nos Bombeiros de Albufeira
  • 1 motociclo de emergência médica do INEM em Portimão
  • 1 motociclo de socorro nos Bombeiros de Albufeira

A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região. Ainda assim, como demonstram os dados disponíveis, o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional no número de solicitações ao INEM, mas  justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta.

Por este motivo, e por ocasião da 36.ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento, nos dias 21, 22 e 23 de julho, na cidade de Faro, mais uma ambulância de suporte imediato de vida e mais um motociclo de emergência médica.

Na mesma cerimónia de assinatura dos protocolos para reforço da região algarvia no verão, o INEM vai também assinar um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim. Assim, e à exceção do concelho de Castro Marim, que não dispõe de bombeiros ou CVP, o INEM capacita os concelhos do Algarve com uma ambulância. A partir desta data, este corpo de bombeiros inicia o processo conducente à operacionalização de uma ambulância de socorro subsidiada pelo INEM e que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.

O INEM recorda, ainda, que reforçou recentemente a presença na região algarvia, com a reativação funcional da sua delegação regional, a qual havia sido desativada em 2012.

Visite:

INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica – www.inem.pt/