Fórum de discussão sobre aplicação da sequenciação total do genoma na vigilância laboratorial de doenças infeciosas: continuam abertas as inscrições – INSA

imagem do post do Fórum de discussão sobre aplicação da sequenciação total do genoma na vigilância laboratorial de doenças infeciosas: continuam abertas as inscrições

22-09-2017

Continuam abertas as inscrições para o “Fórum de Discussão: Virar de página na vigilância laboratorial de doenças infeciosas – Aplicação da sequenciação total do genoma (WGS)”, que decorre, dia 28 de setembro, em Lisboa, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada à capacidade da sala.

Este fórum pretende dar uma visão global sobre a temática e apresentar o funcionamento de uma plataforma bioinformática, desenvolvida no âmbito do projeto INNUENDO. O encontro visa ainda suscitar a discussão em torno da necessidade premente de concretizar esta transição tecnológica para a vigilância epidemiológica das doenças infeciosas em Portugal, potenciando uma coordenação ativa de esforços no contexto de “Uma só Saúde” entre todas as entidades-chave na promoção da saúde humana, saúde animal e da segurança alimentar.

Os interessados em participar no “Fórum de Discussão: Virar de página na vigilância laboratorial de doenças infeciosas – Aplicação da sequenciação total do genoma (WGS)”, que será transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto), devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do evento, que é organizado pelo Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge.

Cofinanciado pela European Food Safety Authority, o projeto INNUENDO (a cross-sectorial platform for the integration of genomics in surveillance of food-borne pathogens) visa criar um quadro intersectorial de integração da tecnologia de WGS na vigilância e investigação epidemiológica dos patogénicos bacterianos alimentares. Este objetivo está alinhado com a missão da EFSA de promover o desenvolvimento e validação de novas abordagens na caracterização microbiana, através de uma coordenação ativa de esforços entre todas as partes interessadas de saúde pública e de segurança alimentar, no contexto de “Uma só Saúde”.